INCLUSÃO DIGITAL

Muito se fala sobre Inclusão Digital, mas será que todos nós temos alguma noção do que seja incluir alguém digitalmente e em quê?

A palavra incluir em sua significação restrita é trazer alguém que foi excluído por algum motivo a usufruir de algo e incluir alguém na Era na tecnologia e informação, é trazer os que são excluídos de alguma forma a usfruir da invenções, é torná-las acessíveis a um número maior de pessoas.

Quantos não lembram dos primeiros celulares? O tamanho, peso e cor tornou-se mais atraente, mas quem não lembra do antigo "tijolão" como era apelidado, ele deu lugar a um novo tipo de aparelho que extrapola o conceito de telefone, e se assemelha a um pequeno computador de bolso, e essa evolução veio com a concorrência de empresas, que tentavam a cada ano políticas para tornar o aparelho mais acessível, como as promoções.

O aparelho que inicialmente foi feito apenas para comunicação por voz, oferece serviços como: Envio de mensagens escritas, recepção de filmes e programas de TV, câmeras digitais, teleconferências, acesso à internet, noticiários, troca de arquivos de computador e a incorporação de sistemas de telelocalização, com a utilização de receptores GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), que permite dá a posição geográfica onde a pessoa está, com erro na margem de apenas 1 metro. E mesmo com todos esses acréscimos, o preço do celular mais sofistica, não chega ao valor dos primeiros celulares que custavam algo em torno de 4 mil dólares e ainda tinha fila de espera para comprá-lo.

E quem não lembra do lançamento do aparelho de DVD, há uns 11 anos atrás, que desbancou em qualidade o vídeo cassete? O DVD é o produto eletrônico que teve sua aceitação e crescimento mais rápido em todos os tempos, Em que pela primeira vez na história, um poderoso grupo de empresas – entre elas a Toshiba, Sony, Pioneer, Philips e Panasonic, em conjunto com os grandes estúdios de Hollywood, liderado pela Warner Bros. formaram um poderoso consórcio para garantir suporte financeiro no desenvolvimento da tecnologia do DVD.

O preço de um aparelho era o valor de um micro computador, e os dvd gravados com filmes e músicas eram o preço do quanto custa o próprio aparelho hoje em dia, isto porque empresas entraram na concorrência pela fatia do sucesso dessa nova tecnologia e fez com que ela se popularizasse, tornando cada vez mais acessível, com a inclusão de novidades, como o desbloqueio para vcd, o que também popularizou o aumento do dvd pirata.

Nisso, nos perguntamos se não houvesse concorrência, com suas políticas e estratégia de tornar seu produto mais acessível, a popularização dessas tecnologias estaria cerrada aos que pudessem pagar por elas, e sabemos que não é bom para as empresas, se levarmos como ponto de análise o Brasil, sabe-se que poucos ganham muito e muitos ganham pouco, e isso seria pedir falência antes de se lançar algo.

Mas, ainda temos um ponto a esclarecer, e a Inclusão dos micro computadores nos lares e o acesso a internet, quantos anos ainda teremos pela frente para que se criem estratégias que beneficiem o "muito", porque como os mais antigos diziam: "De grão em grão a galinha enche o papo", ficamos na torcida que as empresas detentoras dessas tecnologias possam se espelhar nos aparelhos de DVD e nos celulares, que fabricam tipos para todos os gostos e bolsos, popularizando os seus produtos e os tornando mais acessivel a todos, isso é claro sem perder o seu foco...que são os lucros.