Ecocinema Film Festival - (IV)

A preservação do meio-ambiente colocada no campo da Sétima Arte. A ecologia, o reino animal e a ligação do homem com a natureza, inseridos no contexto cinematográfico.

Desta maneira, podemos definir o "Eco-Cinema Film Festival", que ocorre neste mês de maio aqui em Israel.

As três grandes cinematecas do país - Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, e também as cidades de Sderot e Rosh Pina - apresentam películas voltadas especialmente a temas ambientais, das mais variadas formas. Filmes muito bem elaborados, documentários e reportagens ligadas à denúncia de crimes ecológicos dão o tom dentro deste festival, cuja receptividade está sendo muito boa perante o público israelense.

Filmes de todas as partes do planeta chegaram a Israel neste festival exatamente com esta finalidade: enfatizar a importância do cuidado com a natureza e, claro, mostrar o que está acontecendo, tanto de bom quanto de ruim, nesta área. Logicamente, o homem, dentro do nicho urbano, também é centro desta análise.

"Mardi Grass: Made in China" (2006) é um documentário que fala sobre o famoso carnaval da cidade norte-americana de New Orleans, sob o ponto de vista de quem trabalha na confecção dos artefatos utilizados na festa, no caso os operários das fábricas, que estão na pequena cidade de Fuzhou, China. Aqui se verifica a exploração pela qual passam os seus respectivos funcionários, com excessiva carga horária de trabalho - muitas vezes ultrapassando14 horas por dia - baixíssimos salários, e penalidades devido a "infrações", tais como conversar com os colegas durante o expediente e ir ao banheiro.

Produzido pelo diretor norte-americano David Redmon, "Mardi Grass: Made in China" vai mais além, abordando importantes aspectos como a relação entre os empregados, o êxodo de vários trabalhadores da escola, que se viram obrigados a interromper seus estudos para ajudar financeiramente em suas casas, e sobre o próprio trabalho em si, uma atividade totalmente mecânica (colocar fileiras de colares nas máquinas o tempo todo) e com vários riscos, pois as máquinas são ultrapassadas e não oferecem nenhuma segurança para quem está em contato com elas. Além disso, o documentário prova que é utilizado estireno para a confecção de tais artefatos. Esta substância é tóxica e prejudica a saúde de quem está em contato com ela, no caso os funcionário da fábrica que produz a "alegria" para os foliões norte-americanos.

Por fim, "Mardi Grass: Made in China" retorna ao país para o qual os colares e bugigangas são confeccionados e mergulha na festa dentro da "Capital do Jazz", mostrando o desperdício e a forma bizarra com a qual os mesmos colares são utilizados - mulheres que mostram os seios nas ruas e carros alegóricos ganham muitos colares - e pega alguns participantes da festa de surpresa, quando se mostram cenas de como o trabalho de confecção das alegorias é feito lá na China. Neste momentos, alguns foliões se desfazem de seus colares e são pegos por um nítido arrependimento.

"Animals in Love" (2007), da renomada diretora francesa Lorraine Charbonnier, é uma jornada à vida amorosa dos animais, como leões, macacos e flamingos, mostrando com exuberância todas as fases da vida animal em close. Com excelente fotografia, este filme passa pela África, América Central e Europa Setentrional com incrível maestria, com fortes variações climáticas, de vegetação e formas de vida animal. Nascimento, crescimento, "puberdade", atração sexual, reprodução, amor e proteção das crias. Tudo isso é encontrado em "Animals in Love", que faz com que relembremos que existe uma fantástica fauna e mistérios acerca dela, provando a importância e a nossa dependência de toda a natureza.

O Brasil também aparece - de forma negativa - em cartaz nesse festival. "The Cat's Cut" (2006) narra a história de Sebastião Soares, um dos inúmeros trabalhadores que saem de suas cidades para trabalhar no corte ilegal de cana-de-açúcar que produz etanol, no interior de Goiás. Este documentário, ao mesmo tempo em que exibe imagens das "queimadas" noturnas nos campos, o que é totalmente proibido pelo IBAMA, mostra mais uma vez a excessiva jornada de trabalho dos empregados, além do pequeno salário pago pelos patrões. Baseando-se nas cartas que Sebastião enviava para sua família, "The Cat's Cut", com direção do belga Jeremy Hamers, vai progredindo nos relatos de Sebastião, quando então começam a surgir problemas de saúde, decorrentes do trabalho semi-escravo no corte de cana. Seu empregador simplesmente ignora este fato, dizendo que isso "não é de sua alçada", e em seguida Sebastião morre, e sua família sequer foi indenizada.

"Slum Survivors" (2007) viaja até o Quênia, e revela a dimensão da miséria na qual vivem os habitantes urbanos daquele país. Mergulhando na capital Nairóbi, o documentário apresenta um "slum", que lembra bastante as favelas mais pobres do Brasil. Filmado na localidade de Kibera, "Slum Survivors" apresenta a "vida" das pessoas nesse lugar, e sua respectiva luta pela sobrevivência, mesmo num quadro de extrema pobreza. A coragem e a dignidade de alguns de seus moradores são explicitados, mesmo que na volta para casa após mais um árduo dia de trabalho não se consiga trazer um pão sequer para nenhum de seus filhos.

Esgotos a céu aberto, trens super-lotados, alto índice de desemprego e forte presença do vírus HIV são algumas das muitas dificuldades que este povo enfrenta. O diretor inglês David Gough pôde sentir na pele o que os quenianos passam todos os dias. A protagonista deste documentário é uma jovem mulher, que inicia o filme dando à luz a mais um bebê (parto gravado ao vivo), que foi abandonada por um marido infiel e alcóolatra, que trabalha como lavadeira todos os dias, que muitas vezes não consegue trazer comida para casa devido ao baixíssimo "salário" que recebe, e que, se não bastasse tudo isso, também é soro-positiva, como muitos africanos portadores de HIV. Diariamente ela sente fortes dores pelo corpo inteiro, e seu único sonho - se é que isso é possível - é ver seus filhos terem uma vida pelo menos um pouco melhor que ela. E mesmo assim ela não perde a fé nem o otimismo. Um sorriso é visto em seu rosto, apesar de tudo.

Corte ilegal de árvores e gangues de assaltantes do "slum" também são colocados neste documentário. Pelo lado positivo, projetos educacionais são realizados em Kibera, revelando o desejo de vários jovens em estudar e ter uma vida melhor. Mesmo que várias vezes o salário não possa ser pago aos professores destes projetos, o sonho e a vontade de viver melhor também fazem parte da árdua e triste deste lugar, assim como o de muitas favelas espalhadas mundo afora.

Moldar o meio-ambiente às necessidades dos seres humanos, aliando consciência ecológica e livre acesso de qualidade de vida a todas as pessoas. Isso é um sonho que deveria ser realidade. Quem sabe um dia, condições dignas de trabalho a todos, sem distinção, e verdadeiro respeito à natureza possam coexistir.