ESCOLAS DESPREPARADAS PARA LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS - Pergunte ao Doutor ! - 4

Esta seção tem a finalidade de responder perguntas de orientação médica aos que a visitarem.

Não pretendemos fornecer consultas via Internet, o que é inviável, pois não se pode examinar o visitante.

Escreva-nos colocando suas dúvidas:

pergunteaodoutor@drmarcioconsigo.com

__________________________

Doutor Márcio,

Moro em uma cidade do interior de São Paulo e tenho um filho de 15 anos que tem hiperatividade e déficit de atenção.A hiperatividade já diminuiu bastante em relação ao tempo em que ele era criança. Já o déficit de atenção só tem aumentado e se manifesta principalmente na escola. Esta, embora seja particular, não é preparada para atender crianças com esse distúrbio.

Ele já passou por vários PSI, neuros, escolas e não consegue apreender nada. Já repetiu de ano e continua tirando zero. Não sei o que fazer: continuar na escola, repetindo de ano? Mudar para uma escola estadual, passar de ano e não saber nada? Gostaria de saber se existe alguma escola que atenda crianças e adolescentes com esse problema. Agradeço qualquer ajuda ou orientação que possa facilitar a vida do meu filho. Paula.

_____________

Paula este problema que você esta vivendo é muito mais comum, do que imagina.

Faltam escolas preparadas e orientadores educacionais formados para a abordagem deste problema.

O pior é que sabemos, sem ver o seu filho, que a inteligência dele é, ou poderá vir a ser maior que a dos outros colegas, faltando para isto apenas um tratamento baseado na causa. Aconselho-a ver o nosso artigo sobre a Hiperatividade com Déficit de Atenção.

A convite de diversas escolas particulares temos visitado várias delas, ensinando a orientar as famílias e a auxiliar na recuperação dos alunos.

Tentei sensibilizar políticos para criarem dispositivos de ajuda, mas só recebi pedidos de votos, em troca. Por oito anos, visitei escolas onde resido e em cidades próximas, mas não consegui expandir muito na rede pública, apesar de ter publicado muitos artigos sobre o assunto.

Os pais acham que é deficiência, ao lidar com as crianças. Mães estão sendo massacradas pelos esposos e pelos sogros, por não saberem lidar com tais problemas.

Já dei várias entrevistas em TVs regionais, mas precisava que as grandes cadeias abordassem com clareza o problema.

Tenho sugerido o tema a certos programas de audiência com que mantenho contato, mas as produtoras acham que o benefício à população é pouco e o retorno em audiência não compensa.

Busque um psiquiatra para seu filho e consiga benefícios reais. É simples.

Felicidades.

_________________________________

pergunteaodoutor@drmarcioconsigo.com