Regina Lyra à Sane Society

PROJETO CHAIN OF REVIEWS – SÉRIE DE ENTREVISTAS

Entrevista a Regina Lyra

Prezada Regina Lyra,

Eu me chamo Sandra Sarti, e sou representante da Sane Society no idioma português. Antes de mais nada quero agradecê-la por ter se associado à Sane Society e parabenizá-la pela qualidade do seu trabalho.

O propósito deste email é avisar aos nossos sócios que estamos iniciando um novo projeto, o qual chamamos “Chain of Reviews” – (série de entrevistas) para promover e divulgar as obras expostas na Sane Society. Tal projeto, consiste em apresentar através da nossa homepage uma breve biografia de um dos nossos autores juntamente com uma pequena entrevista.

Eu gostaria de convidá-la a participar desta iniciativa, ou seja, ser “a nossa entrevistada”. Abaixo incluí algumas perguntas para serem preenchidas, se você decidir em participar, oferecendo-nos assim o prazer de tê-la na nossa homepage.

Agradeço desde já pela sua colaboração.

Cordialmente,

Sandra Sarti

Sane Society - representante do idioma português

www.sanesociety.org

************************************************************

1- BREVE BIOGRAFIA:

REGINA LYRA nasceu em João Pessoa, ponto mais oriental das Américas, capital do Estado da Paraíba – Brasil. É escritora, poeta e professora universitária. Sua poética lírica gira em torno dos sentimentos que movem o mundo. Transforma o particular em universal, evidencia o sentimento platônico imaginário. (Alfaya, 2003). Publicou quatro livros: O Livro das Emoções, 1998. Sonhos & Fantasias, 2000. Insensatas Palavras, 2003. Tempo de Encanto, 2004. Pela Editora Universitária - PB. Está no prelo seu 5º livro: Atos em Arte - Poesia & Prosa. (Lançamento para 2006). Participou de algumas Antologias: Talento Feminino em Prosa e Verso, vol. I. São Paulo: Ed. Scortecci, 2002. Coleção Prosa e Verso vol. 2. Blumenau: Ed. Nova Letra, 2003. Tempo de Poesia. São Paulo: Ed.Novas Letras, 2003. Talento Feminino em Prosa e Verso, vol.II. São Paulo: Ed. Scortecci, 2004. I Antologia Portal do CEN. Londrina: Ed. Modelo, 2004. Roda do Mundo, Roda Gigante. São Paulo: Ed. Ottoni:, 2004. Antologia Internacional VMD. São Paulo: Ed. Ottoni, 2004. Presente de Natal em Prosa & Verso. São Paulo: Ed. Scortecci, 2004. Roda Mundo, Roda Gigante 2005. São Paulo: Ed. Ottoni, 2005. Terra Latina. Curitiba: Ed. Zeni Brasil, 2005. O Amor que move o Sol e outras Estrelas. São Paulo: Ed. Scortecci, 2005. Fortalece sua carreira na área da poesia e da crônica. Sua poesia gira em torno de um lirismo que encanta seus leitores. Como também denuncia a situação social da sua gente, da sua terra.

2- ENTREVISTA:

A- COMO FOI O INÍCIO DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL ATÉ ALCANÇAR A SUA SITUAÇÃO ATUAL?

Desde criança demonstrei interesse pela leitura e desenvolvi o gosto de escrever poesias. Sempre tive facilidade de colocar no papel os meus sentimentos, fossem de dor, carinho, protesto ou amor. A percepção do sentir fazia com que escrevesse poeticamente o cotidiano. Portanto resolvi publicar minha primeira coletânea em 1998, O Livro das Emoções. Seguido por Sonhos & Fantasias, 2000. Posteriormente publiquei Insensatas Palavras, 2003. E Tempo de Encanto, 2004.

B- EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ULTIMAMENTE E QUAIS OS TEUS PLANOS PARA O FUTURO?

Concluí o meu 5º livro: Atos em Arte – Poesia & Prosa, com lançamento previsto para este ano de 2006. Estou com participação prevista em duas Antologias. Irei para a Bienal do Livro em São Paulo. Como também participarei dos lançamentos das Antologias.

C- QUAIS OS ESFORÇOS QUE UM ESCRITOR DEDICA PARA PROMOVER A SI MESMO NO BRASIL?

O escritor deve promover seu livro juntamente com sua imagem. O esforço é dedicação, disponibilidade financeira para fazer as viagens necessárias ao eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Escrever bem, procurar melhorar cada vez mais a arte da sua palavra. Investir em apresentações, lançamentos, etc. Conhecer personalidades do ramo literário, disponibilizar sua obra a comentários e críticas, entre tantas outras coisas.

D- QUAIS AS DIFICULDADES QUE UM ESCRITOR ENCONTRA ATUALMENTE NO SENTIDO MAIS ABRANGENTE POSSÍVEL – SOCIAL, POLÍTICO, FINANCEIRO,… ?

Creio que a principal dificuldade é a financeira. Como também todo mundo quer ser poeta entra no mercado vários livros sem valor literário. Por isto digo que o contato com personalidades do ramo literário, escritores e poetas consagrados, é deveras importante. Assim os novos escritores terão uma avaliação mais correta do seu trabalho, se vale à pena sair da gaveta.

E- VOCÊ POSSUI UM MÉTODO DE TRABALHO DEFINIDO?

Sim. Todo trabalho precisa de um método, escrever é um trabalho. Você pode ter uma inspiração, vinda do ambiente externo, ou do seu EU, mas deve trabalhar o contexto, reescrevê-lo, até que fique pronto. Basta dizer-lhe que, só considero meu trabalho pronto, quando o meu livro sai da editora. Até então eu trabalho meus textos. Ter um horário de trabalho é indispensável, o qual você define conforme suas possibilidades. Todo dia escrevo, leio e comento. Assim enriqueço minha própria autocrítica. Aconselho a quem desejar ser escritor, crio um método de trabalho e de leitura.

F- QUE QUALIDADES SE DEVEM DESTACAR EM UM ESCRITOR? QUAIS SÃO AS SUAS? GOSTARIA DE DESCREVÊ-LAS?

Bom… Esta é uma questão complicada... Quais as qualidades de um escritor? Procurar estar entre os melhores, nem que seja após a morte. Prefiro falar no geral, falar de mim mesmo não me agrada muito.

G- UMA MOTIVAÇÃO IMPORTANTE PARA CONTINUAR...

Eu nasci poeta. Fui professora universitária também. Desliguei-me de tudo, para me dedicar ao meu trabalho de escritora. É isto que me estimula. É essa a minha participação para com o meu tempo.

H- QUAL É, ATUALMENTE, O PAPEL DA INTERNET NO TRABALHO DE UM ESCRITOR, NO SETOR DE DIVULGAÇÃO, POR EXEMPLO?

A Internet é um meio de comunicação intenso. O que você escreve, ou coloca em um site, tem uma repercussão muito grande. Pois várias pessoas poderão ler seus trabalhos e opinarem. Logo há uma maior abrangência, como também seus trabalhos ficam sendo divulgados. Coisa que antigamente não se poderia pensar numa penetração tão grande.

************************************************************

Regina Lyra
Enviado por Regina Lyra em 20/01/2006
Código do texto: T101233