Boa Vontade TV faz homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos

Boa Vontade Cultura faz homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos

Rio de Janeiro/RJ — O programa Boa Vontade Entrevista, da Boa Vontade TV, foi ao Museu Villa-Lobos para gravar uma homenagem especial àquele que foi considerado o maior compositor das américas, um músico que conquistou o mundo com os sons do Brasil: o compositor, maestro, músico e educador Heitor Villa-Lobos.

Depois da morte do compositor, em 17 de novembro de 1959, imenso número de obras musicais passou a ser reguardado pelo Museu Villa-Lobos, criado por determinação do presidente da República Juscelino Kubisteschek, em 1960, e dirigido durante 25 anos por Arminda Villa-Lobos. Ao longo dos anos o Museu vem desenvolvendo atividades importantes para a divulgação da obra de seu patrono e da música brasileira em geral, no Brasil e no Exterior.

Falar de Villa-Lobos não é tarefa fácil, pois é o mesmo que tentar reunir numa só página toda a pluralidade cultural brasileira, resgatando o canto dos autóctones, a doce melodia do Uirapuru, os choros cariocas, as modinhas caipiras, as toadas de violas sertanejas e boa parte do folclore musical brasileiro, desbravando esse imenso País.

Para saber um pouco mais da vida e da obra do compositor, a equipe da Boa Vontade TV foi gentilmente recebida pelo violonista, concertista internacional e diretor do Museu, Turíbio Santos, que mostrou detalhadamente às dependências e todo o legado cultural de Villa-Lobos que podem ser consultados. Na exposição permanente encontram-se objetos pessoais, fotos da família, instrumentos musicais como o primeiro violão, o violoncelo, o piano de caldas, entre outros. Também estão expostos medalhas, condecorações e fotos representativas da trajetória artística de Villa-Lobos, ao lado de grandes estrelas como a internacionalmente conhecida cantora Bidu Saião, juntos no último concerto. Ao visitante é permitido fotografar a exposição, além da visita, os interessados podem ter acesso à fitas de áudio e vídeos.

Paralelamente à preservação e contínua conservação do legado de Villa-Lobos em partituras, documentos e objetos, o Museu também desenvolve uma vasta produção cultural e educativa, por meio da edição de discos e livros, da realização de concursos internacionais, festivais, recitais e concertos didáticos. O Festival Villa-Lobos é realizado anualmente no dia 17 de novembro, data de falecimento do compositor. De 17 a 30 de novembro aconteceu o 46º festival Villa-Lobos, que tem como ponto de partida uma obra raramente ouvida no Rio de Janeiro: A missa em forma de concerto Vidapura, de Heitor Villa-Lobos, regência de Roberto Duarte, executada na Sala Cecília Meirelles, na Lapa, dia 17. A partir daí a sede do festival passou a ser no próprio Museu Villa-Lobos, na Rua Sorocaba, 200 — Botafogo, com uma série de apresentações. A programação completa pode ser conferida no site: www.museuvillalobos.org.br .

Ao final da visita, o diretor Turíbio Santos concedeu uma entrevista exclusiva a respeito do grande artista que projetou o Brasil no cenário mundial, que deixou um imenso número de obras musicais para o patrimônio cultural da Humanidade. Destacou o compositor Villa-Lobos em família, na infância, a maioridade musical, as viagens pelo Brasil e pelo Exterior, a Semana de Arte Moderna, o papel de destaque na Educação Musical das crianças e jovens, além das atividades do Museu.

Turíbio Santos foi presenteado com o CD Oratório, o Mistério de Deus revelado, de autoria do compositor Paiva Netto, feito sob a inspiração do maestro Villa-Lobos.

Você confere a entrevista completa pela Boa Vontade TV, canal 23 da Sky. Para outras informações, ligue: 0800 77 07 940.