CAMPEÕES DO MEDO AO SEXO - Pergunte ao Doutor - 15

SUPER 15

O meu filho tem 15 anos e não consegue fazer sexo com a namorada.

Na primeira tentativa ele não conseguiu ter ereção. Eu o acalmei e passados alguns dias, ele também não conseguiu. Agora tentou com outra menina e aí o desespero foi geral. Segundo ele fazem vários dias, em que não consegue ereção. Solicito orientação, por favor!... - Pai Assustado.

Antes de responder, quero deixar claro que o e-mail original denotava tanta ansiedade, que resolvi usar o nome Pai assustado, para brincar com todos os pais, que como este, ficam em pânico, quando isto ocorre.

Quinze anos era, até pouco tempo atrás, a idade onde se jogava bafo com as figurinhas de mulheres peladas, ou com jogadores de futebol, conforme a inocência, e o máximo que se fazia era esbarrar nas meninas, vermelho como pimentão, olhar a empregada tomar banho pelo buraco na fechadura e "puxar uma".

Hoje, com quinze, "neguim", já falhou três, o pai já está com o revólver na cabeça, pensando nos amigos, o que vão dizer do "Maurição" (estão lembrados do Jorge Dória, no Zorra?)

A maior aflição se deve ao fato de que os pais temem ser o filho um errado, a educação ser incompleta e "esta porcaria de escola que não ensina o meu filho a ser homem e a minha filha a ser virgem!"

O pior são os pais que se esquecem que foram crianças, que viviam controlando para ver se não tinham cabelo crescendo na Maria Palma e que a sua primeira, foi morrendo de medo, suando frio e com ejaculação precoce, para tristeza da iniciante, que achava, iria se divertir por horas, com aquele menino parrudinho.

O mundo parece ter evoluído, mas as dúvidas existem. Quer ver? Para que serve o hímen (não fale errado que é para proteção)? Quais são as diferenças entre as curvas de respostas sexuais masculinas e femininas? O que são zonas erógenas? Homem sente excitação anal? Mulher ejacula? Existe ciúme entre homens? E entre mulheres? O que é o órgão vômero-nasal? O que são feromônios? Como eles determinam os relacionamentos interpessoais? Ejaculação precoce só acontece com inseguros? A mulher que tem múltiplos orgasmos é histérica? O homem tem que fazer várias relações seguidas, sem pausa? Quem consegue isto é macho ou inseguro? Qual a demora permitida às mulheres, para terem o orgasmo? Quem desempenha o papel mais importante no sexo, o homem ou a mulher? Quem é o sexo frágil no casamento? Como as mães criam os meninos? E as meninas? É careta a moça virgem? Tem que fazer sexo antes do casamento, para saber se vai dar certo? Aquelas verrugas na cabeça do pênis do meu companheiro me fazem sentir muito prazer. O que são elas? Os vírus da AIDS atravessam a camisinha? É certo, todo rapaz ter uma camisinha na carteira, ou no bolso, onde se guarda dinheiro e porcarias? É certo fazer sexo menstruada? O sangue menstrual faz dar doenças no pênis? Na menstruação se engravida? Como funciona o método da tabelinha na anti-concepção? Quem transmite o vírus da AIDS, o pernilongo ou o pênis longo?

De propósito, não gosto de ser severo, gosto de brincar com coisas sérias, para mostrar uma verdade: não sabemos tudo, mentimos muito, cobramos direitos, ficamos apavorados e fingimos ser donos da bola. Estamos enganando a quem?

Um pai deve ser preparado para dizer ao seu filho, sem medo: "Eu também tive medo na minha primeira vez e falhei outras. Isto é normal e você não tem que entrar em pânico. O pênis só cresce se estivermos calmos, com a parceira certa, no local certo, com a excitação certa. Ele não cresce quando queremos provar compulsivamente que somos machos, quando a fêmea é vista como: 'muita areia para o meu caminhãozinho!', ou quando quero fazer as coisas às pressas, ou com medo".

Sexo é algo a dois, precisa de ser ensinado, mas os adultos, frequentemente são medrosos, inseguros e embusteiros. Se negam a permitir que as escolas falem de sexo com os filhos, "para não estimulá-los" e choram lágrimas de sangue, quando as filhas são mães solteiras ou quando um dos filhos estão com o vírus da AIDS ou do Condiloma Acuminado, que ainda não tem cura.

Descobri, trabalhando com pessoas em recuperação ao uso de drogas, que 21% deles o fazem por insegurança sexual, sem direcionar a resposta a pergunta, em uma pesquisa por escrito. Venho elaborando cursos de formação de Orientadores Sexuais, para evitar que, professoras despreparadas venham a fazer orientação preconceituosa.

O mais divertido, e ao mesmo tempo trágico, é que sempre que proponho este curso, vejo na cara das pessoas um preconceito imenso, que só se dissipa, quando faço as perguntas acima e provo que sabemos pouco e somos metidos.

Isto não está sendo dito para menosprezar o pai que me fez esta pergunta, mas para mostrar minha tese. Ele foi honesto: não sabe e por isto pergunta. Não finge que sabe, ou faz considerações ridículas.

Finalizo dizendo: Não só em sexo, mas em toda a nossa vida, precisamos nos inquirir e buscar ajuda às nossas dúvidas. Sempre!

_________________________

pergunte@drmarcioconsigo.com