Entrevista com o escritor Leandro Reis
Autor de “Filhos de Galagah”


 
Leandro Reis, 29 anos, domiciliado na cidade de São José dos Campos/SP, lançou-se no cenário literário com sua primeira obra, “Filhos de Galagah”. Este jovem escritor, fala-nos como foi a experiência de criar mundos, personagens e dar corpo ao primeiro livro de uma trilogia. Confira a entrevista, gentilmente cedida:
 

Letra Doce: Leandro, como foi o seu início no mundo da literatura?
 
Leandro Reis: Sempre fui da área de exatas, formado em Análise de Sistemas. Não me imaginava escrevendo livros. Até 2003, eu lia e escrevia muito pouco, sem pretensão alguma, brincando com as palavras aqui e ali para criar lugares, personagens e culturas. Mas o gosto pela “arte” veio rápido e, em 2007, eu já estava em produção máxima com contos, materiais para meu mundo e o primeiro livro em avaliação pelas editoras. Algo que era um hobby e casual tornou-se sério e agora faz parte da minha vida.
 
 
Letra Doce: O que o motiva a escrever?
 
Leandro Reis: Meu principal combustível é a vontade de revelar Grinmelken aos outros. Mantive este mundo comigo durante muito tempo e ele me entreteve demais neste período. A ideia do primeiro livro era levar este entretenimento, essa paixão, ao público. O resultado apenas me motivou mais. O público também se afeiçoou por Grinmelken. Recebi muitos e-mails e mensagens no Orkut comentando o que haviam gostado deste meu mundo. Cada um ao seu jeito, mas com a mesma essência. Isto me motiva a continuar a escrever, a manter-me como portal entre Grinmelken e os leitores que o conheceram e o conhecem a cada dia.
 
 
Letra Doce: Por favor, fale, um pouco, sobre a sua obra "Filhos de Galagah"
 
Leandro Reis: Filhos de Galagah é a história do início de uma jornada. Apesar de haver uma grande aventura de "busca" como trama central, o objetivo da história é revelar a essência do povo de Galagah, seus costumes, seu carisma e seus medos. Além de narrar como surgiu uma amizade improvável entre Galatea, uma fervorosa guerreira santa, Iallanara, uma bruxa rancorosa, Sephiros, um sábio guerreiro e mago, e Gawyn um espadachim otimista e bem humorado.
 
A obra foi feita para trazer um pouco de cada um deles, assim, há trechos de suspense, de comédia, de reflexão e de perseverança, tornando a história um misto de emoções e acontecimentos.
 
Como eu disse, Filhos de Galagah é o início de uma jornada. Apesar de ser uma história com começo, meio e fim, ela prepara o leitor para outros dois livros, que se unirão para revelar segredos e intrigas, além de completar uma trama grandiosa.
 
  
Letra Doce: Como é a experiência de criar um personagem?
 
 Leandro Reis: Criar um personagem é dar vida. Ele passa a existir na mente daqueles que conhecem o livro. Criá-los e ver as diversas reações que causam em cada indivíduo é algo único e indescritível. Por isso, antes de colocar qualquer personagem no papel, gasto um pouco de tempo pensando nele. Seja o rei de um lugar distante, seja o taverneiro da esquina.
 
 
Letra Doce: Você possui um site, no qual deu forma a um mundo completo. Como nasceu Grinmelken?
 
Leandro Reis: Grinmelken nasceu quando comecei a narrar histórias em um jogo chamado RPG. Existem várias modalidades deste jogo, meu grupo era especializado em interpretação.Por isso, o mundo evoluiu rapidamente e ganhou muito material para suprir a brincadeira. Em algum momento deixei de escrever para o jogo e passei a escrever para Grinmelken, construindo cidades, reinos, bosques, desertos e personagens diversos. São vários anos de dedicação a isso. Inúmeros rascunhos e muitas histórias trancadas na minha cabeça. O mapa feito e disponibilizado no site é um ótimo exemplo disto. Cada região ali é pensada, tem sua história e personagens próprios.
 
O site cresce a cada dia, conforme restauro o material que tenho. Meu foco é colocar sempre itens que complementem os livros, dando ao público informações e histórias paralelas enquanto eles aguardam outros livros. E para quem não leu o livro, o site é uma fonte gratuita do conhecimento de Grinmelken. Basta escolher um conto e viajar para este mundo.
 
 
Letra Doce: Leandro, farei um "jogo" de perguntas rápidas:
 
Leandro Reis:
 
Um autor(a): J.R.R. Tolkien
 

 
Um livro: A História Sem Fim
 
 
Um filme: Gladiador
 
Um ideal: Viver compartilhando alegrias.

 
  
Letra Doce: Leandro, agradeço à entrevista e desejo muito sucesso a você!
 
 Leandro Reis: Muito obrigado! Agradeço a oportunidade de contar um pouco sobre meu trabalho. Como eu disse, sua resenha foi uma das que mais gostei de ler. Você capturou a essência que eu desejava transmitir. Deixo aqui um convite, para todos que ainda não conheceram meu mundo: Visitem meu site
www.grinmelken.com.br  e fiquem à vontade. Se quiserem entrar em contato para bater um papo, estarei disponível no Orkut e MSN: Grinmelken@hotmail.com - Basta me adicionar ou mandar um e-mail para conversarmos.
 
Juliana, um Grande Abraço e muito sucesso nos seus trabalhos!

Confira, também, a resenha do livro “Filhos de Galagah”, clicando no link a seguir :
Filhos de Galagah – Leandro Reis