COAÇÃO MORAL - O RETORNO Pergunte ao Doutor - 18

Dr. Marcio,

Há alguns anos atrás, o assunto Relações Humanas nas Empresas começou a ser debatido mas conheço muitas empresas que ignoram muitos desses princípios. Tem lugares, onde o pessoal de help desk, por exemplo, não pode relaxar um minuto e se cor pego trocando algum tipo de brincadeira com seu colega mais próximo, é repreendido de forma truculenta e fria. Depois os clientes reclamam de serem mal atendidos. Infelizmente, o atingido é na maioria das vezes o funcionário que é barganhado como mercadoria exposta. Não sei bem o que formam nossas faculdades em relação a líderes. Um fracasso total. Pode comentar? - LC

Sou psiquiatra e há 32 anos fui obrigado a ouvir os problemas da direção de empresa em suas consultas e apartir daí, usando o Método Científico (que uso para fazer diagnósticos) mais o "Brainstormig" (Pensamento Criativo, que nos desvia da rigidez do medo de errar) acabei sendo com felicidade um Consultor de Relações Humanas, onde procuro mostrar que o ser humano nunca foi RECURSO. Esta pecha serve para os SENHORES DO ENGENHO empresarial, imporem-se, uma vez que precisam fingir ter poder.

Isto tem ensejado Sabotagens, Vandalismo e falta ao trabalho (absenteísmo).

Como tudo tem o seu lado aproveitável, fiz um trabalho, que está no Recanto, sobre Sabotagem - Identificação e Controle, que já mudou o conceito dos léxicos e é considerado modelo no mundo inteiro.

Isto me ajuda a não temer tarefas e a enfrentar os "Touros Sentados", que fingem calma ao fumar o seu pretenso cachimbo da paz.

Estamos vendo nos consultórios de todas as especialidades o crescimento de doenças que só se explicam com um entendimento sobre a depressão, muitas vezes causada pela forma como são tratados os funcionários no trabalho, onde vivem um terço de sua vida.

Muitos fazem o papel de ouvidos moucos, provando que sabem bem pouco e agem como loucos, neste mundo de roucos.

__________________________

drmarcio@drmarcioconsigo.com