QUE PAÍS É ESTE?

*Que país é este?

É um país sul americano, localizado no hemisfério sul do globo terrestre. É o mais lindo país do mundo e possui vastas florestas e uma abundante fauna; é o maior berçário das mais variadas espécies de vida animal e vegetal. Seu subsolo é rico em minerais preciosos que vão desde o manganês ao ouro e de cristais semipreciosos a diamantes. É habitado por um povo pacato cujas origens se dão pela miscigenação das mais diferentes raças, por isso, não possui uma característica específica e o que une essa diversidade é a língua brasileira, a mais bela língua do mundo, herdada dos primeiros colonizadores. Esse país é rico em cultura; é rico em generosidade; é rico por natureza; este país é a terra da hospitalidade e berço da paz. Este país é o meu Brasil! O Brasil dos meus sonhos! E o Brasil dos meus sonhos é uma nação que acolhe seus filhos com justiça. Nele, todos sorriem de satisfação. Nascer nesta terra nos dá a certeza de que venceremos. O sol brilha mais que em outros lugares e seus mares são mais azuis que o azul de outros mares. Não há natureza mais exuberante que a nossa. O Brasil dos meus sonhos está ao meu alcance. Está diante do meu olhar. Minha alma vislumbra sempre, e sem cessar, a imagem do Brasil dos meus sonhos, no qual tenho orgulho de ter nascido.

O orgulho de ser brasileiro

Assim escreve um grande escritor de nossa terra: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá” (Gonçalves Dias). Esse escritor brasileiro, nascido no Maranhão, como eu, me dá motivos para ter orgulho de ser brasileiro. Nascer brasileiro é privilégio de Deus. Não existe melhor lugar no mundo e nada se compara ao nosso país. Não há beleza que se compare às belezas de nossa terra e nem mares que se comparem aos nossos mares. Até as montanhas são mais majestosas e os rios se curvam diante desse magnífico país. Ter orgulho de ser brasileiro não é um dever, mas, porém, um direito de cada brasileiro que ama sua terra e nasce patriota. Ter orgulho de ser brasileiro é contribuir para o engrandecimento do Brasil. Ser brasileiro suscita a alegria de viver na simplicidade e o sorriso habita na face de quem nasce na Amazônia, Norte, Nordeste, Centro Oeste, Pantanal ou no Sul. Seja Índio, Negro, Branco ou Miscigenado, todos têm em comum o traço da brasilidade. Ser brasileiro é lutar no presente e acreditar no futuro do Brasil.

O que eu faria se fosse Presidente?

Ah!... Se eu fosse presidente, faria todos os esforços imagináveis e inimagináveis a fim de diminuir o abismo social existente entre a parcela dos mais ricos e a parcela dos mais pobres. A política seria, de fato, uma ferramenta para a promoção do ser humano. Investiria na Educação do povo e faria um esforço com objetivo de conscientização política de cada pessoa. É na consciência política que se encontram os meios para superar todas as desigualdades sociais. Quando a sociedade compreender que política não é algo sujo, mas algo necessário e importante na vida da pessoa humana, então, não dependerá do presidente para fazer as transformações que a sociedade deseja. Se eu fosse Presidente, a minha melhor ação seria investir na consciência política do povo através de um Sistema de Educação de qualidade voltada para o ser humano. Mas como não pretendo ser presidente, continuarei lutando, de modo incansável, com a finalidade de contribuir na construção de um Brasil diferente, no qual a justiça e paz se abraçarão, o Brasil da gente brasileira.

O que espero para o futuro?

Em minha opinião, o futuro é formatado por ações do presente. Não há futuro promissor se não criarmos as condições efetivas agora. Nesse sentido, o futuro depende muito mais do presente que do acaso ou do destino. Sendo assim, espero sinceramente que cada cidadão brasileiro e cada cidadã brasileira assumam o seu papel na sociedade e façam sua parte de maneira consciente e comprometida; se isso ocorrer, não tenho a menor dúvida, de que o Brasil deixará de ser o país do futuro e tomará posse, de fato, da sua vocação à qual foi predestinado: ser um ícone mundial. As condições naturais já existem. Só falta acreditarmos em nosso potencial e assumirmos a política como uma das diversas ações da cidadania. Com essas condições, teremos um futuro brilhante para nós e para as futuras gerações. É o que espero para o futuro.

*Respostas dadas a uma entrevista feita por minha esposa para um trabalho escolar no ensino Médio em 2002.

(¨) (¨) (¨) (¨) (¨) (¨) (¨)

Silvanio o tempo passou

Desde a sua entrevistou

Mas nada de ruim mudou

Nem o seu ponto de vista

São poucas coisas melhores

Enquanto que das piores

Ainda estão nessa lista

Bravíssimo companheiro. Bênçãos!

Heliodoro Morais

Obrigado, Princesa dos acrósticos, por tua bela participação em meu cantinho, o que me deixa cheio de orgulho!!!

Fernanda Xerez

B.rasil de muitas raças

R.einventa o futuro encantado

A.ssim existe quem faça

S.onhos serem realizados

I.nvste um mundo promissor

L.eal o brasileiro, no seu labor

°°°°°°°°°° Adorei e obrigada por me enviar o link. Parabéns pra ti e tua esposa. °°°°°°°°° A Paz do Senhor!!