" QUASE ME PERDI "

Eu tenho a honra de apresentar uma entrevista com dois escritores de uma só vez.

Autores do livro ” Quase me perdi “ Escrito a quatro mãos por:

ELDER PRATES e PAULO SIQUEIRA

Nome: Paulo Siqueira Souza:

Data: 25/ 10/ 62

Cidade natal: São Paulo

Residência: São Miguel Paulista (SP)

Profissão: Técnico em manutenção, escritor.

Nome: Elder Silva Prates

Data: 22/ 04/ 82

Cidade Natal: São Paulo

Residência: São Paulo (SP)

Profissão: Técnico em manutenção, artesão, pintor, escritor.

1-> Lee Nunes:

->Como surgiu o título do livro antes, ou depois da história?

Elder e Paulo:

_ Este título surgiu durante... Enquanto escrevíamos, pensávamos em

Vários títulos e capas possíveis, inclusive este nome foi o Elder quem

Bolou, gostou?

(Lee: muuuito, rs, rs... Mas sou suspeita pra falar rs.)

2-> Lee Nunes:

->Qual a sensação de publicar o primeiro livro?

Elder e Paulo:

_ Acho que se compara ao nascimento de minhas filhas e filho, aliás

Hoje eu sinto com o ultrassom nas mãos , babando por um filho

Prestes a nascer.

_ Penso que escrever pra mim seja um ato de amor. Saber que em

Breve “ nosso livro” estará nas mãos das pessoas, instigando seu

Intelecto, fazendo as pessoas pensarem é magnífico.

3-> Lee Nunes:

-> Em relação a esse livro o que significa para vocês, uma obra de

Auto-realização, ou uma obra para realização dos leitores?

Elder e Paulo:

_ Acho que as duas coisas por que é uma grande realização pessoal

Escrever. É claro que ficamos na expectativa de saber que outras

Pessoas vão ler, se emocionar, gostar ou não.

4-> Lee Nunes:

-> O que proporcionou vocês a escreverem esse livro?

Elder e Paulo:

_ A muito tempo eu sonho em escrever, contar história, enfim escrever livro. Mas nunca tive coragem. Eu começava e parava até que conheci o Elder, e começamos a conversar sobre o assunto, ele já escrevia alguma coisa e me incentivou. Certo dia me convidou para escrevermos juntos. Combinamos então que o primeiro livro seria aquele que eu começa e parava. Foi assim que demos inicio da nossa parceria.” Tenho uma dívida com o Elder que é impagável”.

Este livro me proporcionou a realizar um sonho muito almejado.

(Lee: Idem Paulo, rs)

5-> Lee Nunes:

-> Como foi trabalhar um com o outro, vocês encontraram alguma dificuldade?

Elder e Paulo:

_ No inicio tivemos muitas dificuldades para chegarmos a um ponto de equilíbrio, afinal era o nosso primeiro trabalho. Nos temos divergências direto, e espero que continuaremos a tê-las pois

Sem elas não valeria á pena a parceria

( Lee; Podemos dizer que esse é um casamento que deu certo.)

6-> Lee Nunes:

-> A mudança da língua portuguesa afetou essa obra?

Elder e Paulo:

_ Só deu um pouco mais de trabalho, mas a obra não foi afetada.

Como disse Fernando Pessoa” eu não escrevo em português escrevo eu mesmo.”

( Lee: Uau!!! Arrasou!)

7> Lee Nunes:

-> Tem algum acontecimento verídico no livro ou é tudo imaginação?

Elder e Paulo:

_ A história é baseada em fatos reais. Mas as personagens não são, por que há uma mistura de muitas pessoas em cada um.

A fatos que aconteceram, mas a maioria vem da nossa imaginação, são misturas de muitas pessoas que passaram na nossa vida ou não.

8-> Lee Nunes:

-> Fale um pouco dessa obra?

Elder e Paulo:

_ No nordeste no final dos anos 50 uma adolescente se apaixona por um homem mais velho e fica grávida, mas seu amor ao saber da gravidez some. Ela é expulsa de casa, e tem sua filha longe da família, vem para São Paulo para tentar uma vida mais digna.

O que não é nada fácil para uma mãe solteira com um bebe no colo. Já em São Paulo se casa e tem um filho. Com o tempo seu marido vira alcoólatra, e ela o pega em atos libidinosos com sua filha. Devido a isso ela foge para outro estado.

Assim começa nossa aventura tendo como protagonista o garoto José que depois de adulto narra a história de sua vida e suas aventuras, amores amizades, perdas e vitórias.

( Lee: Não vejo a hora de ter o meu...)

9-> Lee Nunes:

-> Quais suas influencias literárias?

Elder e Paulo:

_ Gosto muito de Jorge amado, Marcelo Rubens Paiva, Graciliano Ramos, Manoel Bandeira, Machado de Assis, Euclides da cunha, Zélia Gattai, Clarice Lispector.

“ Esses são alguns dos brasileiros a lista é grande.”

_ Dos estrangeiros são: Isabel Allend, Pablo Neruda, Zerzus Ksinski, Ferenc Mlnã, e os grandes clássicos: Agatha Christie, Cervantes, Isac Azinov, Julio Verne.

Mas a lista é muito grande fora os que ainda quero ler.

E sou fã do Elder Prates conhece?

( Lee: Acho que já ouvi falar, rs, rs...)

10-> Lee Nunes:

-> Vocês estão orgulhosos dessa obra?

Elder e Paulo:

_ Estou mais orgulhoso que ansioso, não vejo a hora de pegar esse menino com as mãos.

11-> Lee Nunes:

-> Como vocês lidam com a critica?

Elder E Paulo:

_ Todas as criticas são bem vinda. Falem mal de mim, mas falem.

Se for positiva ajuda a saber que estamos no caminho certo, se for negativa porém honesta, vemos que talvez precisamos dar uma mudada no rumo das coisas, e ser for só maldosa, só fará mal a quem escreveu.

12-> Lee Nunes:

-> Como vocês encaram uma página em branco?

Elder e Paulo:

_ Depende do momento uma página em branco parece uma esfinge a lhe perguntar” decifra-me ou morre”. Na maioria das vezes, pelo menos pra mim página em branco significa o começo de uma nova jornada.

( Lee: Concordo plenamente!)

13-> Lee Nunes:

-> Cite um trecho do livro:

Elder e Paulo:

_ “Sua primeira noite na cidade grande foi tranqüila, mas já na segunda ela teve que enfrentar uma enchente, e além da água

Que invadia a casa, havia o medo dos ratos morderem minha irmã

Que ainda era muito pequena e seria um prato cheio para os roedores. Então para evitar uma tragédia, D. Helena colocava minha irmã sobre o peito dela e juntas ficaram abraçadas e enquanto a Júlia dormia, minha mãe tinha esperanças e sonhava com dias melhores.”

( Lee: Maldade, só pra eu morrer de curiosidade né?)

14-> Lee Nunes:

-> Qual a sua nova perspectiva de trabalho?

Elder e Paulo:

_ Nós acabamos de escrever um pequeno livro de mensagens, e estamos começando um outro romance.

Eu ( Paulo) escrevi um livro infantil que espero que vire uma série, tenho muitos projetos solos e com o Elder que é meu grande amigo e parceiro.

( Lee: Bom isso, Paulo, não sobra nada pra mim? Rs, rs.)

15-> Lee Nunes:

-> Quais as dificuldades que vocês tiveram no decorrer da obra?

Elder e Paulo:

_ A maior dificuldade foi a falta de tempo e experiência.

16-> Lee Nunes:

-> Quanto tempo demorou desde o primeiro parágrafo?

Elder e Paulo:

_ Um ano e meio.

( Lee: Só?? Uau!!!)

17-> Lee Nunes:

-> Em questão da dedicatória para quem, e como chegaram ao bom senso de dedicá-lo?

Elder e Paulo:

_ A dedicatória é para minha mãe ( Paulo) considero isso como um dos maiores presente que alguém, ( Elder) me deu.

( Lee: Ah! Paulão! Que linda prova de amor! )

18-> Lee Nunes:

_> Deixem uma mensagem de incentivo para os novos escritores:

Elder e Paulo:

_ Que todos que escrevem e querem publicar suas obras, não deixem abater por pessoas negativas, e não parem no primeiro obstáculo, lutem até o fim por seus ideais, e lembre-se toda crítica é boa.

( Lee: Será?? Rs, rs...)

19-> Lee Nunes:

-> Deixe aqui Paulo, uma mensagem para o Elder.

_ Paulo: “ Trabalhar com o Elder foi e é gratificante, tenho o Elder como um amigo, e as vezes penso nele como se fosse um filho.”

( lee: Lindo pensar... Parabéns!)

20-> Lee Nunes:

-> Deixe aqui Elder, uma mensagem para o Paulo.

_ Elder: “ Um dia o Paulo e eu compartilhamos o mesmo sonho, e não só surgiu um trabalho desse sonho, mas também uma amizade.

Obrigado por ter cruzado meu caminho Paulo.

Abraaaaaaaaaaaço!!!

( Lee: "Obrigado por ter cruzado meu caminho..." Dizer mais o quê?? El ? )

Lee Nunes:

_ Vou escrever dois textos do “Paulo Siqueira” que acho lindos, apesar de gostar muito de vários, rs, rs..

ESCOLHA

Vivemos fazendo escolhas.

Direita ou esquerda.

Pra baixo ou pra cima.

Ficar ou ir.

Amar ou odiar.

No seu momento cada escolha é certa,

Só não é certo é deixar que os outros façam a nossa escolha.

***

( Lee: Escolhi esse que tocou o dedo na minha ferida.)

GENTE

Sou gente, ser humano.

Nem menina nem menino.

Nem mesmo veado, talvez lésbica.

Sou todas e nenhuma.

Sou gente, gente que ri e que chora.

Que ama e odeia.

Não ta bom ser só gente?

Eu não sou mais fêmea do que muita mulher.

Também não sou mais macho que muito homem.

Pra quê?

Sou gente.

Paulo Siqueira.

( Lee: Escolhi esse por que nada a ver o preconceito de raça, cor, sexo, classe social...Etc, etal. )

----//----

Lee Nunes:

_ Agora escrevo dois do Elder sendo uma frase, linda, "ele é fera em frases” e um acróstico, que é também a especialidade dele, foi assim em “acróstico” que o conheci, rs, rs..

“ Alguns têm medo, dos mortos, outros, dos vivos.

Quase todos têm medo da morte, e eu, do meu cérebro.”

( Lee: Escolhi esse por que é uma das mais verdadeiras frases que já li.

“ Nada mais perigoso que a mente humana!” )

***

TE AMO

T odos já disseram isso algum dia.

E mbora poucos realmente sentiram.

A lguns falam apenas da boca pra fora.

M as nem todos sabem o significado da palavra.

O dizer por dizer, o que é diferente de amar.

Elder Prates.

( Lee: Este não é o mais lindo acróstico do Elder,

Mas é o que mais identifica seu modo de pensar sobre o amor. )

-----//-----

Lee :

El e Paulão:

_ Agradeço por cederem parte do seu tempo com minhas perguntas, não só gostei de fazê-las como aprendi muito. E sinceramente; SUCESSO aos dois.

Muuuuuuuito obrigada!!

Lee Nunes.

ELDER PRATES:

A entrevista superou o que eu imaginava, Lee...

Superou muuuuuuuiiiiiiiito!!!! PARABÉNS!!!! Ela

ficou ótima! Muito obrigado você, por dispor do

seu tempo conosco, e pelo carinho que tem pela

gente! Graaaaaaaaaaaande abraço, e muito sucesso

pra você também.

***

PAULO SIQUEIRA:

Olá Lee. Ficou boa sua entrevista, parabéns.

Pra mim foi uma honra ter sido entrevistado

por ti! Abraços.

***

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 04/12/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1960657
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.