Antologia Momento Lítero Cultural _ Entrevistada por Selmo Vasconcellos

Antologia Momento Lítero Cultural

http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

Entrevistador Selmo Vasconcellos

ENTREVISTA

SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas outras atividades, além de escrever ?

ELIANE ACCIOLY - Além de escrever sou terapeuta, clinicando há mais de trinta anos. Nos últimos dez anos aprendo a desenhar e a pintar. Minhas atividades são ofícios, vocações. Diferentes entre si se complementam. A clínica e arte possuem uma materialidade semelhante à da voz humana. Não são meramente abstratas. A palavra na clínica e na poesia é sensorial, possui impacto.

Sou também pesquisadora, e em minhas pesquisas procuro os intervalos onde arte e clínica se encontram ou se diferenciam. Em A palavra in-sensata poesia e psicanálise, procurei construir para mim e para quem quisesse aproveitar, uma maneira de pensar a clínica e a arte. Em Corpo-de-sonho _ arte e psicanálise fui além de pensar, busquei a construção de uma maneira de viver essas questões. Descobrindo que a vida permeia tudo o que o homem faz, encontrei um jeito de viver que ainda persigo: sem as garantias do suposto saber estamos em estado de risco.

Viver em estado de risco é para mim uma segunda natureza, sempre em construção, nunca pronta. Continuo pesquisando, descobrindo que não temos garantias, mas encontramos referências, naquilo que percebemos e sentimos. Mas continuamos sem garantias... (Risos)

SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário ?

ELIANE ACCIOLY - Antes de saber ler era fascinada por histórias que me contavam ou liam para mim.

E pelas cantigas, desde as de ninar, as de roda e canções folclóricas, como as do Congado. Na infância brincava na rua com um bando de crianças, cantávamos e dançávamos brincando.

Desde essa época fui capturada pela voz humana, o que Paul Zunthor chama de vocalidade, as tradições orais. Mais tarde pude ler, vivia grudada em livros sem deixar de brincar. Li Monteiro Lobato com paixão,e adorava as histórias de fadas. Penso que Brincar, foi o que me salvou. Transmiti para minhas filhas e netos as cantigas infantis de nossa tradição oral. Talvez seja coincidência, mas todos têm paixão por livros.

Brincar com letra maiúscula é o antecessor da Arte, territórios que ninguém pode contestar ou julgar. Os territórios livres (da moralidade) são os espaços para o artista criar e fazer sua arte.

Quando comecei a ler meu avô materno me perguntava o que eu queria ser. Respondia que sonhava ser médica ou escritora. De certa forma realizei aqueles desejos, trabalho com saúde e escrevo.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País ?

ELIANE ACCIOLY :

Livros Publicados:

Histórias de Ventania. São Paulo, Massao Ohno, São Paulo, 1990.

Trapeiro de sonho. Coleção Almanaque de Minas, Mulheres Emergentes

Ed.Alternativas, MCMXCVII, Belo Horizonte, 1997.

Poemas na Arena. Mulheres Emergentes Ed.Alternativas, Belo Horizonte, 2001

A palavra in-sensata, poesia e psicanálise. São Paulo, Escuta, 1993. (Ensaio, dissertação do mestrado)

Corpo-de-sonho, arte e psicanálise. Annablume. São Paulo, 1999. (Ensaio, tese do doutorado)

Participação em diversas Antologias:

Tenho contos e poemas divulgados no exterior _ países da América Latina, México, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, pelas editoras Mulheres Emergentes Ed.Alternativas, Belo Horizonte. Edición bilíngüe Bianchi Editores, Montevideo e Brasília. E a editora Selo Editorial Rebra, São Paulo.

SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz(es) de produzir literatura?

ELIANE ACCIOLY - Certa maneira de olhar pode tornar mágico o que passaria despercebido. Sensações, fragmentos de sonhos oferecidos pelo cotidiano. As histórias estão aí, em torno de nós, por toda parte, só precisamos ouvi-las e contá-las. Tornei-me uma contadora de histórias no consultório, na vida, e na literatura.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira ?

ELIANE ACCIOLY - Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Franz Kafka, autores de cabeceira.

Gostaria de citar autores brasileiros contemporâneos que admiro _ como Tânia Diniz, Joyce Cavalccante, Paschoal Motta, Dalva Agne Linch, Helena Armond, Maria de Jesus Fortuna, Marçal Aquino, Sergio Telles, Silvia Ansparch, Lucia Fabrine, Hamilton Faria.

SELMO VASCONCELLOS - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos escritores ?

ELIANE ACCIOLY :

A mensagem:

Brincar bastante! Ler poesia e literatura, viver o cotidiano, se espantar. Para Clarice Lispector, por exemplo, sobrenatural é a vida. Seus livros mostram aquilo que não se pode ensinar, e ainda assim, se aprende e se faz. Poesia não se ensina, ou qualquer forma de arte

. E ainda assim é possível viver a poesia e a arte, fazer poesia e outras formas de arte. É um paradoxo.

Nas oficinas de poesia que coordeno uso material sensível, como: papel, lápis, tintas, argila; música para ouvir ou cantar; expressão corporal; sabores diferentes _ açúcar, sal, outros. A palavra poética brota do material sensível.

O incentivo:

Vá em frente, você pode!