Entrevista ao jornal "O Globo"

     Douglas Carrara, que se dedica à poesia há seis anos, considera que a profissionalizaçào é o único caminho viável. Segundo ele, apesar do interesse do público, o mercado é muito difícil. Normalmente o que existe é um preconceito das editoras, que consideram a poesia um gênero que não vende.
     - Cria-se um círculo vicioso. As editoras não investem e o público não toma conhecimento porque não tem acesso - opina.
     Ele próprio viveu esta experiência ao tentar publicar seu primeiro livro "Incêndio Menor" -, em 1981. O fato o levou a criar sua própria editora, a Ribro Soft, que edita e comercializa livros produzidos por autores independentes de todo o Brasil. Através dela, Douglas organizou em 1986 o "Varal de Poesias ao Sabor do Vento". Montado nas estações do Metrô da Carioca, Cinelândia e Central do Brasil, durante 2 meses, o projeto mostrou 81 poemas de 56 autores independentes.
     - Foi o resultado de uma pesquisa de 5 anos. Queríamos mostrar ao público trabalhos de qualidade produzidos durante os anos 80, e não apenas poemas de amigos.
     O projeto, juntamente com os livros de Douglas e de mais oito escritores independentes, foram levados à IV Bienal do Livro, realizada no mês passado no Rio Centro. Na ocasião, a Ribro Soft lançou mais dois títulos: "Os Ciganos Continuam na Estrada" de Cristina da Costa e "Criança Criando" de Thaís Motta, que tem apenas 9 anos.
     - Apesar da má localizaçào da Feira, nosso stand ficou permanentemente cheio. E a receptividade do público foi muito boa - ele conta.
     Atualmente Douglas está trabalhando na pesquisa que resultará na segunda edição do "Varal" e na montagem teatral de poemas musicados de Fernando Pessoa, que serão interpretados por dois de seus heterônimos: Álvaro de Campos e Alberto Caieiro. Ele, inclusive, está treinando o sotaque lusitano, uma característica de Pessoa, para que possa incorporar o autor português com mais realismo.

--------------------------------------------

1) Publicado no jornal "O GLOBO' - 11/10/1989
2) Publicado em "Poesias ao Sabor do Vento" - http://www.bchicomendes.com/dcarrara/glob1110.htm