Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Entrevista - Psicopedagoga Grace Lane Fontes

Nossa entrevistada é a Psicopedagoga e Orientadora Pedagógica e Educacional da Fundação São José de Itaperuna.

PSICOEDUCAÇÃO (PE)
Psicopedagoga Grace Lane Fontes - Grace

PE – Especialização
Grace: Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Formada em política Pública da Educação Brasileira, como aluna especial no curso de Mestrado em Políticas Sociais, pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

PE - Contato profissional
Grace: E-mail: gracelcosta@yahoo.com.br

PE - Dica de Livro
Grace: Pais brilhantes, professores fascinantes (Augusto Cury), Supere! A arte de lidar com as adversidades (Eduardo Carmello), A Psicologia pode ajudar você (Luis Kirchner), O saber em jogo – a Psicopedagogia propiciando autorias de pensamento (Alicia Fernandez) e Arrancar máscaras! Abandonar papéis! (John powell, S.J. Loretta Brady, M. S. W)

PE - Dica de vídeo
Grace: Óleo de Lorenzo, O amor é contagioso, a bela e a fera, Música do coração, A vida é bela, A corrente do bem, Tomates verdes fritos, A cura, O espelho tem duas faces, Filhos do paraíso, Sociedade dos poetas mortos, Central do Brasil.

PE - Uma filosofia
Grace: É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado.

PE – Grace Lane por Grace Lane?
Grace: A Grace é grata a Deus por ser feliz, por saber e querer amar sem impor condições e por ter a compreensão e alegria de ser uma eterna aprendiz.

PE - Bem, psicopedagoga. Primeiramente gostaria de agradecer a atenção dispensada para com o nosso site PsicoEducação e dizer que sou grande admirador do seu trabalho e da sua pessoa.
PE - Há quanto tempo, você desenvolve trabalhos relacionados à Psicopedagogia?
Grace: Fiquei feliz com seu convite e gostaria, antes de responder, dizer que também admiro você e sua luta pelo resgate do valor da educação. Desenvolvo trabalhos relacionados com a Psicopedagogia há cinco anos. 

PE - Como surgiu essa paixão, se é que posso chamar assim, pela Psicopedagogia?
Grace: Quando iniciei o curso de Psicopedagogia e descobri que o “ser psicopedagoga” já existia em mim, nas minhas crenças e na minha prática. Sempre acreditei que o sujeito do conhecimento não é uma folha em branco e que é preciso “um olhar” além das aparências.
É realmente apaixonante poder detectar as causas do insucesso do individuo no processo ensino-aprendizagem, poder tirar de dentro e fazer a diferença na vida de alguém.

PE – Você enquanto psicopedagoga, diria que o melhor presidente para o nosso país, já que estamos em ano eleitoral, será aquele que...?
Grace: Demonstra sabedoria e verdadeiro interesse pela educação do país, pois a mesma, não é o melhor, mas o único caminho para um Brasil impoluto.

PE - Para você, o que é preciso mudar no ensino a fim de que tenhamos uma educação verdadeiramente comprometida com a aprendizagem?
Grace: É preciso mudar o perfil de quem ensina, é preciso valorizar e qualificar o profissional, para que o mesmo possa compreender que as sementes de um educador que ama jamais serão destruídas.
O maior desafio da educação em nosso país é saber lidar com as diferenças.


PE – Você tem algum teórico que lhe referencia na sua prática?
Grace: Sim, alguns. Paulo Freire, Rubem Alves, Anísio Teixeira, Celso Antunes, Augusto Cury.

PE - Para você quais os principais valores que devem ser trabalhados na escola?
Grace: Todos os valores são importantes. Eles precisam ser trabalhados o tempo todo, de acordo com a necessidade, com o momento, com a situação.
Como nos diz Paulo freire: ‘Não é de palavras, nem de vãs teorias que se faz o processo educativo, mas de amor, dedicação, CONTATO e TROCA.’


PE – O que você acha dos cursos à distância de Psicopedagogia?
Grace: Penso que são uma ótima oportunidade para aqueles que não podem fazê-lo de outra forma.


Obrigado pela entrevista,
Alexsandro Soares
Diretor
www.psicoeducacao.net
Alex Soares
Enviado por Alex Soares em 19/10/2006
Reeditado em 19/10/2006
Código do texto: T268090
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alex Soares
Itaperuna - Rio de Janeiro - Brasil
82 textos (84236 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:35)
Alex Soares