INTERDISCIPLINARIDADE

Dados do Professor

Nome: Márcio Alessandro de Melo

Formação: LETRAS

Pós Graduação em Programação do Ensino da Língua Portuguesa

Pesquisa – entrevista

1º) O que é a Interdisciplinaridade?

O Professor é o profissional da reconstrução do conhecimento, sendo aquele que faz o papel de mediador, tendo como prática educativa a pesquisa. O professor já não é mais aquele ser habilitado apenas em dar aulas, pois ministrar aulas não representa mais tática fundamental de aprendizagem. O educador atualizado é aquele que não só executa com competência sua profissão, mas que corre em busca de renovação. Nós educadores sabemos que os nossos conhecimentos são enriquecidos, partindo do que já conhecemos. A tarefa fundamental é, portanto socializar conhecimento, expondo informações e conhecimento, não só transmitindo, mas reconstruindo. A aprendizagem é sempre acontecimento de reconstrução social e política, e não é só reprodutivista, pois temos o compromisso de fazer o aluno aprender através do conhecimento e da prática, fazendo-o refletir sobre seu papel como cidadão crítico e interativo.

A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade, que deve ir além da simples união de disciplinas, ao interagimos em busca de objetivos comuns. Na interdisciplinaridade os alunos aprendem a visão do mesmo assunto sob visões distintas.

A prática da interdisciplinaridade possui uma linha de trabalho integradora que pode agregar um objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

2º) Qual é a importância do trabalho interdisciplinar no processo educativo?

Devemos nos conscientizar que o projeto é interdisciplinar em sua compreensão, cumprimento e avaliação, pois quando trabalhamos todas as disciplinas integradas estamos fazendo um trabalho em que o conhecimento se complementa a cada disciplina estudada. A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o conhecimento a ser aprendido, mostrando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade.

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 23/01/2011
Código do texto: T2747163