Entrevista Concedida ao Poeta Rykky

Rykky: Bom obrigado por aceitar fazer essa entrevista.

Começando, quando foi que você começou a gostar de poesias?

R: No colégio sempre me destacava e tirava boas notas em português por causa das redações. No primário fui presidente de um clube literário infantil com o nome do escritor Monteiro Lobato. A poesia surgiu lá pelos 25 anos de idade, depois de ter me convertido ao evangelho em 2000. Estava muito ansioso e com vontade falar com Deus, aí surgiu o primeiro poema, que está publicado na categoria “Orações” como o título de “Agradeço ao Senhor”.

Rykky: Um poeta pra você e uma poesia favorita?

R- Tem uma de Machado de Assis que se chama “Carolina”, gosto das poesias de Drummond, Cora Coralina, é difícil dizer apenas uma. Algumas músicas também considero poesia como “Faz parte do meu show” de Cazuza, “Valsinha” de Chico Buarque, “Detalhes” de Roberto Carlos, ”Monte Castelo” da Legião Urbana, ”Chão de Estrelas” de Silvio Caldas... Lembrei também do poeta dos escravos Castro Alves.

Rykky: Alguma vez você já fez serenata escreveu poesias pra alguma mulher que você estava afim?

R: Não fiz,porque vivo uma geração que transformou a beleza do romantismo em algo patético,mas se um dia encontrar uma que goste e mereça uma serenata,vou fazer com certeza...

Rykky: O que te faz ter inspiração? Que momento do dia?

R: Acredito que quando paro um pouco para pensar no cotidiano,nas pessoas, no amor de Deus,infância e coisas que acontecem pelo mundo a inspiração sempre vem.

Rykky: O que a poesia já te proporcionou de bom na vida? Em que área?

R: Acho que no momento ganhei prestígio no espaço literário em que participo, recebei uma homenagem no livro do poeta José Carlos Gueta, talvez um poema que fiz sobre Michael Jackson vá entrar em um livro do amigo do poeta Miranda de Moura do recanto das letras. Financeiramente não ganhei nada, mas acho que o prestígio já é um caminho para quem sabe um dia conseguir viver do que escrevo.

Rykky: Que tipo de textos você mais se identifica?

R: Depende do momento. Acredito ser o acróstico o estilo que mais me tornou conhecido, mas tem muita gente que gosta de meus poemas infantis também, estou começando a ganhar público com trovas e sonetos também, mas a poesia que realmente mais faz a diferença em minha vida são as que falam das coisas de Deus.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 15/03/2011
Reeditado em 15/03/2011
Código do texto: T2849367
Classificação de conteúdo: seguro