Entrevista Com o Escritor Ansilgus

Perguntas

A mentira mais bem contada na história do Brasil?

No amor e na guerra valem todas as armas?

Seu “amiguinho” já te deixou na mão?

Imagens estimulam mais que palavras?

Lembranças que o tempo não apaga?

Gosto irresistível ao paladar?

Uma banana você daria para quem?

Sonho a ser realizado?

Respostas

Acho que a mentira mais bem contada na história do Brasil foi o próprio descobrimento, porquanto muito antes de Cabral chegar por aqui, e já li muito sobre isso, vários navegadores andaram por estas plagas, como Diego de Lepe, Vicente Pinzom e outros. Cabral sendo mais esperto mandou uma carta ao Rei de Portugal, feita pelo escrivão da Frota, Pero Vaz de Caminha, oficializando assim a descoberta de mentirinha.

No amor o que vale mesmo é o carinho, o afeto, o respeito, o companheirismo, a amizade, enfim e a dedicação à mulher e aos filhos. Na guerra, todavia, é o jeito aceitar que vale tudo para ganhá-la. Não essas fabricadas por potencias mundiais, que de repente resolvem atacar esse ou aquele país, matando e/ou desabrigando famílias inteiras, gente que nada tem a ver com a violência. Penso que cada nação deveria comandar seu próprio destino, e somente em caso de ameaça ao mundo, desde que requisitadas, seriam enviadas tropas de comunidade internacional.

Sabe, meu amiguinho, se é o que estou entendendo, até agora nunca me decepcionou, mas me deixou na mão, sim, foi o jeito, fazer o quê?

Imagens estimulam muito mais do que palavras sim senhor. As palavras passam, o vento leva, todavia uma imagem, que vale por mil vocábulos, fica definitivamente marcada em nossa consciência. E sendo de uma mulher bonita, gata maravilhosa, então nem se fala.

Lembro-me de vários episódios, por exemplo, a figura de o meu pai indo trabalhar a pés, dando-me o dinheiro da passagem para que eu pudesse fazer um lanche na escola pública; mas também me lembro de minha querida mãe, velhinha, magérrima, a dominar um ferro de engomar daqueles movidos a carvão, pesado demais, passando roupa de gente melhor aquinhoada na vida, a fim de ajudar na manutenção da casa.

Gosto demais de beijar uma fêmea linda e sapeca, mas daqueles beijos molhados, quando as línguas se entrelaçam e fazem toda sorte de traquinagem carinhosa. Em matéria de gastronomia sou demais apegado a macarrão com ovos, queijo ralado e sardinha, pois afinal sou filho de pobre. Ontem mesmo, depois do jogo Santa Cruz 1 x 0 São Paulo, cheguei a casa por volta das 01.30 horas; mandei o macarrão pro fogo e fiz a minha festa...que beleza...Mas o beijo é um grande alimento...

Uma banana não, mas uma penca delas eu daria com muito gosto aos governantes desde maldito país, que brinca com a saúde dos seus concidadãos, com a segurança e com a educação, ou seja, nada fazem de positivo nesses setores vitais, sem contar com a falta de esgotos sanitários, fazendo com que crianças morram em demasia. Sabe, não adiantam construir escolas, faculdades se temos professores competentes para a abençoada arte de ensinar. Professores incompetentes somente poderão formar alunos iguais ou piores do que eles. Deveria dar uma paradinha de uns três anos, capacitar o corpo docente das escolas e depois recomeçar o ciclo do aprendizado. Mestres feitos nas coxas, como se diz na gíria, e ainda mais ganhando pouco não resolverão os problemas brasileiros.

Sonho com um país melhor, com a retomada do poder por gente de gabarito e não por essa que paga dízimo a partido algum e depois recebem a recompensa com um emprego bom, um cargo comissionado e outras mordomias. Sonho com a paz mundial; sonho com a felicidade dos meus filhos, mas também torço para que todos os recantistas e famílias sejam felizes.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 01/04/2011
Reeditado em 01/04/2011
Código do texto: T2883064
Classificação de conteúdo: seguro