ESPIRITISMO FOI TEMA DE PALESTRA EM COROMANDEL “O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR”

Natural de Ituiutaba, Dr. Manoel Tibúrcio veio a Coromandel relatar as suas experiências sobre Espiritismo. A palestra promovida pelo Centro Espírita “Paulo de Tarso” aconteceu na Casa da Cultura, no dia 20 de Fevereiro. Dr. Manoel conta que é orador espiritual desde os 17 anos, afirma que “a Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec, mas a mensagem é dos espíritos, visando a libertação do homem com os erros, vem recapitular a Doutrina do Cristo, que é recheado de amor. O homem que vive dentro dos padrões morais do Cristo tem a consciência tranqüila. A consciência tranqüila é prelúdio para a felicidade. Assim afirmam os espíritos superiores que o Brasil será o coração do mundo, a Pátria do Evangelho. Seremos assim, um povo educado e livre de preconceitos”. O tema da palestra foi “Problema do Ser, do Destino e da Dor”, título de um livro escrito por Leon Denis, um cientista francês contemporâneo de Allan Kardec. A abordagem que Dr.Manuel fez foi no sentido filosófico e cientifico, demonstrando que os fatos falsamente qualificados de sobrenaturais estão submetidos a leis, provas científicas que o Espiritismo fornece da existência da alma e de vida futura e podem ser exemplificados de maneira verídica, tudo levado ao individuo pensar sobre o que está fazendo de sua existência aqui na Terra, já que tudo terá conseqüências felizes ou não. O saneamento do mal de face da Terra está em nossas mãos.

O que podemos entender sobre Espiritismo? Segundo Allan Kardec “o Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantástico e do maravilhoso. E a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e dai vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo é a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil”.

Allan Kardec nasceu em 1804, homem de grande saber e figura eminente à sua época, dedica-se aos 50 anos de idade a estudar os fatos espíritas. Céptico, a princípio, descobre ali as leis que regem o mundo dos espíritos. Por muitos considerado o pai do espiritismo, não o foi, mas sim, o codificador da doutrina espírita (ou espiritismo). Deixou obra feita e depois do seu desenlace ninguém pode conhecer bem o espiritismo sem conhecer essa figura inesquecível que foi Allan Kardec. Muitas pessoas confundem Allan Kardec, o codificador do espiritismo, com o pai religioso da doutrina espírita, como se esta fosse uma religião e tivesse um iniciador. Com o espiritismo, as coisas foram bem diferentes. Os fatos espíritas espalharam-se por todo o mundo e os ensinos que os espíritos davam por intermédio de numerosíssimos médiuns, eram conformes, sem que os médiuns se conhecessem ou se tivessem constatado. Nasce assim a doutrina espírita ou doutrina dos espíritos mais propriamente, pois foram estes que a trouxeram aos homens. Daí, o espiritismo não ter paternidade terrena. Ninguém é seu autor, mas sim a falange de espíritos superiores que vieram trazer à Terra, o Consolador prometido por Jesus, há dois mil anos.

Aos 50 anos de idade começou a investigar os fatos espíritas, utilizando os métodos experimentais e indutivos. Nascia assim a ciência espírita. É impossível, pois, falar de espiritismo sem se falar de Allan Kardec.

Sendo senhor de grande posição intelectual e de respeito social, adota o pseudônimo de Allan Kardec, nome que teria tido numa reencarnação anterior, para que a doutrina espírita não fosse aceite em função do seu verdadeiro nome e consequente respeito social, mas sim pela pureza e lógica das suas ideias.

Codificou a doutrina espírita, depois de investigar exaustivamente. Assim aparece a sua obra - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese -, obra essa proveniente da espiritualidade superior, ditada pelos espíritos através de médiuns, por ele investigada em cerca de 1000 grupos espíritas, e que passou pelo crivo da razão, pela lógica e pelo raciocínio frio e calculista do homem de ciência que foi Allan Kardec, a quem chamaram “o bom senso encarnado (no corpo de carne)".

Foi um lutador e um trabalhador até desencarnar (largar o corpo de carne, falecer), não tendo retirado nenhum provento pecuniário para si próprio, antes pelo contrário. Explica-nos que "o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências que dimanam dessas mesmas relações. Espiritismo é uma ciência que trata da origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".

Agora em março, contam-se mais de 140 anos da desencarnação de Kardec e a obra que ele codificou está perene, espalhada pelos quatro cantos, a ser alvo do interesse quer dos adeptos espíritas, quer dos cépticos e mesmo dos seus opositores, resistindo sem mácula à tentativa de banalização da sua figura, por parte daqueles que perseguem o espiritismo, mesmo ignorando o que estão a dizer e sem se saber bem por que.

Mas, que importa essas atitudes de pseudo-sábios? O que é, é , e não será a presunção deste ou daquele acérrimo perseguidor que alterará a verdade dos fatos. O tempo é sempre o melhor conselheiro e relembrando palavras sábias de Emmanuel, “não exijamos que os outros pensem como nós, na certeza de que como a árvore de fruto necessita de tempo para que o homem dela se possa servir, também os opositores de hoje serão os amigos de amanhã, iniludivelmente, quando a grande ponte da fraternidade destruir as barreiras do orgulho e da presunção humana, geradores de múltiplos conflitos”.

O Espiritismo nos revela novos conceitos e aprofunda os já existentes a respeito de Deus, do Universo, dos homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento. Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento das atividades, e do comportamento humano. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Dona Elza Nardi, do Centro Espírita “Paulo de Tarso” afirma a razão de desenvolver essa palestra em Coromandel “ para mostrar que Doutrina Espírita é estudo sério, é reforma íntima, é amor e caridade. Espíritos sempre existiram, desde que o homem é homem. O estudo sério e aprofundado sobre o mundo espiritual e a relação com o mundo material é que começaram com o Espiritismo. Espiritismo é a Doutrina do Cristo, do Amor e da Caridade”.E ainda comenta da interação da população com o palestrante Dr. Manuel “ todos os participantes que naturalmente gostam de cultura apreciaram a palestra. A receptividade foi boa, com grande participação da comunidade simpatizante”..

Quem quiser saber mais sobre a Doutrina Espírita tratada pelo palestrante Dr. Manuel, é só procurar o Centro Espírita “Paulo de Tarso” que se define como uma escola de formação espiritual e moral, baseada no Espiritismo, ou seja, nos ensinamentos de Jesus. É posto de atendimento fraternal a todos os que o procuram com o propósito de obter orientação, esclarecimento, ajuda ou consolação. É núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita. É casa onde as crianças, os jovens, os adultos e os idosos tenham oportunidade de conviver, estudar e trabalhar, dentro dos princípios espíritas. É oficina de trabalho que proporciona aos seus freqüentadores oportunidade de exercitar o aprimoramento íntimo, pela vivência do Evangelho em suas atividades. É recanto de paz construtiva, propiciando a união de seus freqüentadores na vivência da recomendação de Jesus: "Amai-vos uns aos outros".Caracteriza-se pela simplicidade própria das primeiras Casas do Cristianismo nascente na prática da caridade, na total ausência de imagens, paramentos, símbolos, rituais, sacramentos ou outras quaisquer manifestações exteriores. É a unidade fundamental do Movimento Espírita.

Fontes de apoio:

(1) - Kardec, Allan, "Obras Póstumas", FEB, 18ª edição, Biografia de Allan Kardec

(2) - Sausse, Henri, "Biografia de Allan Kardec"(citação retirada de separata da revista "Estudos Psíquicos" intitulada "Allan Kardec - sua vida e obra", de André Dumas).

(3)http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/

Wagner Maurilio Honorato Pereira
Enviado por Wagner Maurilio Honorato Pereira em 14/04/2011
Código do texto: T2907765
Classificação de conteúdo: seguro