"MINHA TERRA, MINHA GENTE": DR. SEBASTIÃO MACHADO LANÇA SEGUNDO LIVRO EM COROMANDEL

Dr. Sebastião Machado, 91 anos de idade, filho ilustre de

Coromandel depois de ter publicado seu primeiro livro, com o título "Uma

Vida", onde retrata sobre sua meninice, mocidade e velhice, agora lança sua segunda obra. Na noite de sábado, dia 23 de Janeiro de 2010, na Casa da Cultura de Coromandel foi lançado seu segundo livro "Minha Terra, minha Gente".

Nessa obra Dr. Sebastião aborda seu casamento com Dona Iracema Machado, os antepassados, gente de nossa terra e personalidades ilustres de Coromandel, além disso, relembra também a questão do garimpo, expressões antigas e ditos populares falados em seu consultório.

"Após a publicação do meu livro ‘Uma Vida’, que chamo de alfarrábio, quer dizer, livro velho, sem valor e de leitura enfadonha, senti em muitas pessoas a frustração por não terem sido citados os nomes de muitas personagens antepassadas da história de Coromandel. Então, resolvi escrever este, que é um trabalho longo e que dependerá da ajuda da memória. Vou falar mais das pessoas com as quais convivi e de que ouvi falar nos meus noventa anos de existência, principalmente daquelas ligadas às nossas vidas", ressalta o escritor.

Dr.Sebastião com seus 91anos de idade conquistou respeito e prestígio na profissão, várias gerações já passaram pelas mãos desse brilhante "médico da roça" como ele mesmo relata, onde sempre exerceu a Medicina com grande amor e respeito pelos mais pobres e desprotegidos da sociedade.

Dr. Sebastião enfatiza que "infelizmente diante de tanta parafernalha moderna, os nossos jovens não ficam atentos à leitura. Não dão valor a essa imensidão das palavras. Desde meus tempos de criança ficava louco para ler o jornal que meu pai assinava há muito tempo atrás, inclusive eu assino o jornal até nos dias de hoje e sei da importância da mesma para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de um país."

Ao falar essas palavras, Dr.Sebastião se mostra emocionado (seus olhos lacrimejam e brilham intensamente) pela terra de Coromandel, onde valoriza e mostra nomes de pessoas que "fizeram" e "fazem" nossa cidade acontecer.

"Dr. Sebastião é uma pessoa que merece respeito e admiração pela população de Coromandel, nessa obra, será lembrado eternamente, pois é uma fonte histórica que ele deixa para nossa cidade diante de sua sabedoria, destacando pessoas que fizeram a história de nosso município. Será alvo de pesquisas escolares pela vida toda, representa um grande marco em nossa cultura", afirma a Prefeita Municipal de Coromandel, Dione Maria Peres.

Sem dúvida, Dr. Sebastião está trilhado em nossas mentes, onde fala com grande carinho da "minha terra, minha gente", uma obra que valoriza e resgata a cultura de Coromandel. Um nome de peso em nossa sociedade, digo mais ainda, um representante de nossa “cultura viva”, ele faz parte de nossa identidade cultural, de nossas vivências e experiências em sociedade. Todos de nossa saudosa terra, Coromandel, reconhece seu esforço e valoriza-o eternamente em relação ao seu carisma e dedicação ao trabalho. Quem quiser adquirir a obra, procurar Dr. Sebastião ou seus familiares em sua casa ou na Santa Casa de Misericórdia de Coromandel, no valor de R$15,00.

Wagner Maurilio Honorato Pereira
Enviado por Wagner Maurilio Honorato Pereira em 18/04/2011
Código do texto: T2915413
Classificação de conteúdo: seguro