Sobre ser ateu

Nome: Douglas Prima

Idade: 27

Profissão: Técnico em Radiologia

1 - Quando você se tornou ateu?

Comecei a me questionar há uns 10 anos e, pra mim mesmo apenas, deixei de acreditar, mas comecei a exteriorizar essa ideia há uns 3 ou 4 anos. Foi aos poucos. Pra família e amigos religiosos, por último. Alguns ainda nem sabem.

2 - Você tinha alguma religião antes de se tornar ateu? Era a mesma de seus pais?

Sim, sempre segui a religião de meus pais.

3 - O que sua família pensa sobre você ser ateu?

Não acredita. Eles sempre acham que um dia voltarei para a igreja, pois tenho deus no coração.

4 - O que te levou a ser ateu?

Comecei a me perguntar sobre coisas menores que ocorriam dentro da igreja e que mostravam que não poderia haver algum ser superior se importando ou conduzindo. Fora o que todos sempre pensam: a fome, violência, morte, desordem, corrupção e etc.

5 - Ser ateu mudou o que na sua vida?

Não tenho mais medo da morte como antes (tinha medo de morrer desagradando a deus e não voltar), não tenho medo das pessoas (embora ainda goste menos delas, já que as responsabilizo pelas coisas que fazem, não fico culpando um deus ou um diabo), estudo muito mais e me preocupo em saber os dois lados de tudo (alguns temas têm muito mais do que dois lados apenas) antes de formar uma opinião. E, acima de tudo, não tenho problemas em mudar de opinião. Minha instabilidade social era vista como algo ruim pela igreja. Hoje me sinto normal, instável, porém normal.

6 - O que você pensa do tratamento que a grande mídia da para os ateus?

Realmente não me importo; cada um que chegue à sua conclusão por si só. Mesmo sendo diariamente bombardeado por essa mídia, consegui chegar aonde sempre almejei: sou livre para pensar.

7 - Qual sua opinião sobre as religiões em geral?

Acho que elas limitam o ser humano. Mas, não são completamente ruins, pois existem pessoas que precisar ser limitadas, por não saberem pensar.

8 - Ser ateu já te atrapalhou na obtenção de algum emprego?

Sim, deixei de dar aulas de violão em uma igreja quando descobriram que era ateu.

9 - Você tem filhos? Você deixou que eles escolhessem a própria religião ou os ensinou a não ter religião?

Não tenho filhos, mas se os tiver, não pretendo fazer o que meus pais fizeram comigo. Não quero escolher pra ele, mas quero ensiná-lo a escolher.

10- Você já sofreu preconceito por ser ateu? Poderia contar o que aconteceu?

O tempo todo as pessoas olham torto se menciono. Mas, a maioria não tem coragem de falar nada, os que falam logo se arrependem. Não sou grosseiro ou rude, mas sou muito sincero e direto. Conheço bem a bíblia e uso isso mesmo, sem dó, contra elas. Mostro as contradições e as muitas questões que levanto ficam sempre sem resposta.

Prima
Enviado por Prima em 31/07/2011
Código do texto: T3131275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.