Conversando comigo mesmo

Felicidade...

- Bem, sou casado e me acho normal. Se pensas que sou feliz então eu agradeço. Onde estará o segredo dessa felicidade? É ter juízo, responsabilidade, etc. o amor virá por acréscimo. Outro segredo passa pelo namoro. É importante que no namoro as pessoas sejam o que realmente são: tímida, extrovertida, carinhosa, envergonhada, pobre, ou rica, … etc. para não enganar o parceiro e a si mesma. O que me parece, é que muitos fingem ser o que não são e amanhã, no casamento, voltam ao seu normal, o que assusta o parceiro. Graças a Deus eu durante o meu namoro mostrei-me mesmo como um homem pobre, que não podia sair com ela para jantar fora, que não podia ofertar prendas caras, etc. Assim, ela conheceu-me muito bem que não hesitou em casar-se comigo. E hoje estamos, felizes, como dizes (risos). Obrigado.

 

Salário...

- Tenho dois salários de facto, e ambos são justos, afinal de conta também presto serviço em duas empresas, são dois esforços que tinham que ser recompensados. Mas isto não é factor de tanta felicidade, até porque penso, qualquer dia, deixar um para estar mais tempo com a família, só preciso alcançar algumas necessidades básicas e fundamentais. Num busco o pão e noutro busco o leite (risos).

 

Tempo livre...

- Praticamente não tenho tempo livre, pois trabalho dia e noite, tem graça que não tenho trabalho nas noites de sexta-feira, mas mesmo assim não fico livre porque normalmente estou viajando num percurso, de aproximadamente 160km (70km dos quais nas piores condições devido a falta de asfalto), para ver a família, em casa. E quando chega Domingo à tarde a preocupação é conseguir outra boleia para o local de serviço.

 

Transporte...

- Já tinha conseguido uma viatura mas infelizmente na 6ª viagem, de regresso a casa, numa 6ª feira, em companhia de mais dois colegas, cambalhotamos na terra batida do percurso. Foi uma grande perda, visto que o carro ainda estava novo e comprado com um valor emprestado. Mas, tinha que me conformar muito rapidamente, admitir que havia perdido, pois a semana seguinte seria a semana do meu casamento. Graças a Deus, casei-me e até hoje estou feliz.

 

Fim-de-semana...

- Nos “tempos livres” concentro-me nos problemas sociais que enfrentamos para ganhar inspiração e poder escrever, desabafar com um lápis de carvão. Gosto de ouvir música, manusear o computador, ler, etc.

 

Estudos...

- Depois de terminar o ensino médio, não pude continuar com os estudos, pois já conclui a rasca, com muita dificuldade financeira sobretudo, graças ao apoio de alguns familiares eu consegui. Por isso, continuar com o ensino superior naquela altura era muito complicado para mim, embora tinha muita vontade. Assim, tive mesmo de começar a trabalhar, começando assim uma nova vida e, numa terra desconhecida (210km de casa), com um humilde salário conseguia satisfazer algumas necessidades mínimas.

 

Borla aos alunos...

- Borla, borla! Mas vocês pensam que borla é o quê? Come-se? Se não querem aula, ficam em casa. Então vocês, vieram para escola, com certeza tiveram pressa para não atrasarem e agora estão a pedir-me borla. Isso é brincadeira!

 

SIDA...

Não sou pela abstinência nem pela camisinha, sou pela fidelidade.

Abstinência leva ao aborrecimento;

Camisinha leva ao acaso;

Fidelidade leva à Felicidade.

---------------------------

Ler também:

Mwéene-Ndaka em ALIPE Entrevistas

Mwéene-Ndaka no Programa Hora Mágica

Estra'da (in)felicidade

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 22/08/2011
Reeditado em 27/09/2023
Código do texto: T3174984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.