Arlete Piedade entrevista Varenka irmã do cantor Segeste uma voz que nos deixa

Uma homenagem a Segestes Tocantins

Uma voz portentosa do Nordeste Brasileiro que nos deixa

Entrevista a sua irmã, Varenka de Fátima Araújo.

Segestes Tocantins, nasceu em Quixada - Ceará (Brasil), em 2 de Dezembro de 1961. Aos 10 anos chegou a Salvador - Bahia. Nos anos 80 tocou em vários barzinhos os seus vários ritmos: MPB, REGGAE, FREVO, AFOXE E OUTROS.

Em 1983, tocou na banda de rock PARADOXO. Em 1986 foi a Juazeiro do Norte-Ceará, e tocou na banda de rock FATOR RH, deu um tempo na música e funda o bar TOCANTINS.

Open in new window

BANDA FATOR RH- Final dos anos 80, Baile Rock à Fantasia, Bar Banho de Bica, em Crato. Da esquerda para a direita: Sergestes Tocantins, Lupeu , João Eymard (na bateria), Calazans Callou e Marcos Leonel.

No ano de 2000, volta para Salvador e funda o BAR DOS ARTISTAS. Em 2011 finalmente lança o CD NA PASSAGEM, um sonho de 35 anos, com a força de Luiz Gutierrez, Gil Gomes, Geraldo Vianna e sua irmã Varenka Araújo.

Segestes Tocantins tinha um pulmão já afectado e uma cirurgia de transplante pulmonar marcada, mas que foi adiada, para que ele pudesse gravar o seu CD «Na Passagem». Depois das gravações foi hospitalizado e ficou internado no hospital se recuperando. Sua irmã Varenka assumiu a produção e divulgação. Mas a 14 de Maio, a doença complicada também com diabetes, foi mais forte e o grande artista faz a passagem para o além.

Estes acontecimentos foram-me narrados por email e correio normal, enviados do Brasil, por sua irmã. Por isso decidi convidá-la para numa entrevista falar da sua carreira e de seu irmão.

Arlete Piedade Entrevista Varenka de Fátima Araújo, professora de teatro, artista e poeta, para o programa da Rádio Raizonline «Arlete Con:)vida» e o Jornal Raizonline.

Open in new window

Poeta, professora de teatro, encenadora, maquilhadora e figurinista, membro recente da Academia de Cultura da Bahia, Varenka de Fátima Araújo, reside na capital, Salvador, e aceitou falar-nos da sua obra, declamar alguns dos seus poemas e também prestar uma homenagem especial a seu irmão Segestes Tocantins, recentemente falecido, depois de uma cirurgia de transplante pulmonar.

Segestes Tocantins, lutou e esperou 35 anos para realizar o sonho de gravar um CD mas a morte levou-o, em pleno processo de gravação, não sem antes nos deixar o registo da sua voz portentosa em belas canções.

Open in new window

Coincidência ou não, o CD NA PASSAGEM, é o seu testamento e o seu testemunho de amor á vida e á música, o presente que deixou a sua irmã e que ela continua a divulgar religiosamente, na certeza que os espectáculos agora serão todos emitidos lá do alto, da estrela que passou a ser o seu lar.

Letra da canção «Viajante»

Eu sou um viajante

Viajo no tempo e no espaço

Essa viagem é um sonho

É um sonho que é realidade

Vejo florestas devastadas

Vejo fábricas complicando

E os homens se matando.

Vejo protestos e manifestos

Vejo promessas sem valor

Vejo a realidade se desvalorizando

Vejo um mundo sem dor

Tudo isso fica opaco

Tudo isso fica sem esplendor

Tudo isso fica sem vida

Quando volto da viagem

Queria que fosse um sonho

Mas é uma realidade.

Segestes Tocantins

Meu lamento:Foi uma breve passagem.Segeste era fumante,tinha uma voz incomparável,deixando uma saudade imensa,um vazio,era meu único irmão.

Varenka de Fátima Araújo

Arlete Piedade
Enviado por Varenka de Fátima em 30/10/2011
Reeditado em 29/11/2012
Código do texto: T3306386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.