Entrevista com Luiz Roberto Bodstein

FB - Lembranças que o tempo não apaga?

LRB _ Têm muitas. O nascimento de meu filho, um casamento de lindas e boas lembranças, a última dor de uma grande paixão.

FB - Uma banana daria para quem?

LRB - Para todos os corruptores e corruptos passivos que não permitem que o país se desenvolva como merece.

FB - Irresistível ao paladar?

LRB - Cuscuz paulista, ambrosia, sorvete de frutas vermelhas, beijo da pessoa amada.

FB - Zero e dez daria para quem?

LRB - Zero pro André Marques. Dez para Ana Maria Braga, em se tratando de astros globais. Em termos históricos: Zero para o Bush e 10 para Ghandi.

FB - Responsabilidade intransferível?

LRB - A de não se permitir entrar na vida de ninguém para torná-la pior do que a encontramos.

FB - O povo tem o governo que merece?

LRB - Ainda não! E tenho pouca esperança de ainda testemunhar esse dia. Nossos políticos ainda não têm consciência do papel que deveriam exercer em benefício do país ao invés de usarem o país para beneficiar a si mesmos.

FB - Brasil, que país é este?

LRB - Um país que merecia ser respeitado mais do que seu povo está preparado para fazê-lo.

FB - Existe Guerra santa?

LRB - Só as que travamos com nossos próprios vícios.

FB - Revelação surpreendente?

LRB - Não me surpreendo com nada que me rodeia. Mesmo as mais escabrosas eu entendo como decorrentes do despreparo humano frente à vida.

FB - Tem medo, fome e sede de quê?

LRB - Medo: do meu próprio medo. Fome e sede: de conhecimento.

FB - O que vale a pena quando a alma não é pequena?

LRB - Tudo o que se faça no sentido de respeitar o espaço compartilhado com outrem.

FB - Beijo é igual a ato sexual?

LRB - Depende! Há todo tipo de beijo, do fraternal ao erótico. Depende de como, da hora e com quem o compartilhamos.

FB - O poder é a pior das drogas?

LRB - Não. Tem coisas piores. O poder, quando bem utilizado, é fundamental também para produzir evolução pessoal e do planeta.

FB - Deus você vê de que forma?

LRB - Como algo interno, pessoal, que me dá diretrizes, mas que não tenho competência para definir.

FB - Sonho que ainda não realizou?

LRB - Tenho meu filho, plantei árvores magníficas, escrevi meus livros, conheci meu país de ponta a ponta, os lugares do mundo que desejei, trabalho com o que amo... Acho que não falta nada!... Sou o mais privilegiado dos mortais.

FB - Terapia perfeita para viver bem?

LRB - Estar em paz consigo mesmo e não desejar mais do que o necessário para uma vida simples e feliz.

FB - Exagero que você se permite?

LRB - Por princípio não gosto de exagero de espécie alguma. Meu exagero maior talvez seja a permanente busca de equilíbrio.

FB - Incapaz você seria de...?

LRB - De tudo o que violente meu esquema de valores e os limites do respeito ao outro.

FB - Ninguém pode tirar de você o quê?

LRB - O conhecimento que consegui reunir, que prezo muito. O amor que trago no peito. As lembranças de tudo o que me fez feliz.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 26/11/2011
Código do texto: T3357485
Classificação de conteúdo: seguro