ENTREVISTA COM BANDIDO BRASILEIRO (parte 1)

BANDIDO BRASILEIRO!

Ele está em todo lugar, ao mesmo tempo, mas multiplicado em corpos diferentes (por isso não se pode dizer que ele seja onipresente, feito Deus); Está nas ruas, principalmente, ou nos guetos, nas favelas, nas escolas públicas e privadas, nos cinemas, nos teatros, nas bancas de revistas e jornais, nos centros religiosos (inclusive igrejas cristãs!)...

BANDIDO BRASILEIRO só se difere dos outros bandidos porque, em toda marginalidade que pratica, ele sempre usa aquele insidioso "jeitinho"... que para muitos é jogo de cintura, mas para outros é maldição...

Veja o que ele me respondeu diante das poucas perguntas que lhe fiz:

E.E.: QUE NECESSIDADES OU ANSEIOS TE LEVAM A PRATICAR A BANDIDAGEM?

B.B.: Antes de tudo, a necessidade de ter uma vida melhor... menos faminta... menos sedenta... menos escassa de vestimentas... Depois, tem a revolta, por causa de um sistema chato de se viver... Então ser bandido é fazer protesto.

E.E.: MAS SUAS PRÁTICAS PREJUDICAM E MATAM ATÉ GENTE INOCENTE... POR QUE TIRAR OS BENS E A LIBERDADE ALHEIOS?

B.B.: Todos fazem parte de um sistema corrupto. Alguém tem que pagar para que se valide nosso protesto; seja rico ou seja pobre, poderoso ou fraco, culpado ou inocente.

E.E.: ENTÃO, PRA VOCÊ, SERIA JUSTO A SUA PRÓPRIA FAMÍLIA PAGAR DESSA FORMA A OUTROS BANDIDOS?

B.B.: A família tem que aprender a sobreviver... tem gente má em todo lugar... eu sou mau com quem quero ser... posso ser bonzinho a quem for bonzinho comigo.

E.E.: AS PESSOAS VÊEM OS BANDIDOS COMO FILHOS DA MALDADE. O QUE É MALDADE PRA VOCÊ?

B.B.: Na verdade, eu não sei explicá-la, só sei cometê-la.

FIM DA PRIMEIRA PARTE.

por EDINY EMILIANO

EDINY EMILIANO
Enviado por EDINY EMILIANO em 20/01/2007
Reeditado em 20/01/2007
Código do texto: T353247
Classificação de conteúdo: seguro