BATE-BOLA COM MARCELO BRAGA

                           
01- Marcelo, você tem característica sutil, inteligente e despojada em suas edições. Às vezes com um certo "humor negro", atira em todas as direções seja política, sócio-econômico e/ou cultural. Suponhamos, que você resolvesse entrar na carreira política, qual seria o seu diferencial ao atual panorama?
Muito grato em me proporcionar voz em sua escrivaninha, uma honra que não mereço. Quanto ao meu humor, ele é mais um desabafo que um ataque. Sei que sou crítico, severo, irônico e sarcástico, mas sou assim no trato comigo mesmo. Esse humor negro, que eu diria ser um humor ácido, tem seu início no convívio com meus três tios maternos: tio Carlos (hoje em Brasília), tio Paulo (Botafogo) e tio Fernando (Vila Valqueire). Se desenvolveu lendo psicologia, filosofia, sociologia e observando as relações humanas. A política sempre me causou asco. Falta-me tato, paciência, pulso e diplomacia - caracteres primários para se exercer um cargo político. Mas se acontecesse a política em minha vida, minha plataforma seria o papel do estado na sociedade. O homem protegido pelo estado para desenvolver seus valores e aptidões.
02- Você é ateu. Fé e esperança são irmãs inseparáveis; aonde você busca sua sincronia nos momentos de aflição?
Respeito o direito da crença e da não crença. Além do mais que vivemos em um país laico. No entanto, está lá em meu perfil que sou agnóstico. Ou seja, nem crédulo nem ateu. Apenas desconheço a verdade absoluta. Acredito que alguém inventou essa porra toda (não sei fazer uma folha de uma árvore que seja), só não sei seu nome, nunca o vi nem nunca fui agraciado com visões e experiências extracorpóreas. Em momentos de aflição, que eu diria momentos de agonia (esses os tenho volta e meia), valho-me de duas coisas: música e sono.
03- De tudo, você já editou. Afinal, o que mais lhe realiza, no que mais se enquadra: poeta, pensador, escritor ou o quê?
Tenho Herminia, minhas concepções de humanidade. Interessam-me a natureza das linguagens, das relações humanas e dos mitos - como de igual, interessam-me a ciência biológica, evolutiva e o desenvolvimento das faculdades intelectuais no homem. Isso me leva a pensar que meu caminho será bastante filosófico.
04- Li alguma coisa SUA sobre seu atual e último casamento. Isso significa, necessariamente o quê?
Significa duas coisas. Primeiro: dá muito trabalho separar e buscar um novo casamento. Segundo: encontrei uma mulher que é meu avesso. Ela possui todas as qualidades e defeitos que me faltam.
05- Sem ofender os demais, quero 05 poetas RECANTISTAS que você MAIS GOSTA DE LER.
Não terei como responder citando apenas cinco e mesmo assim, citando os nomes que se seguem, ainda corro o risco de esquecer vários de minha predileção, mas segue, sem ordem alfabética e sem ordem de predileção: Leonel Santos, fChagass, Claudio Poeta, JFeitosa, Yamânu, Osmar Junior, Ubirajara Oliveira, Joel de Sá, Jacó Filho, Dito, Ciro Fonseca, Djalma CMF, JCoelho, Gajo Costa, Facuri, Artur Ghuma, GDantas, Wilson Pereira, Aleixenko, Aristeu Fatal, Edilson Biol (vorta Edilson!), Walter Peixoto, Herculano Sousa, Só Jajá, Evaldo da Veiga, Nasser Queiroga, Ilmar, Silvanio Alves, Mario Roberto Guimarães, Saavedra Valentim, IGS (Israel), Michel Araújo, Jajá de Guaraciaba, Abreu Martins, Vantuilo Gonçalves, Felipe F. Falcão, LordHermílioWherther, Celso Panza, Mário Feijó, entre outros que não me veio à lembrança agora. 
06- Agora, 05 poetisas RECANTISTAS.
Edna Frigato, Nativa, Herminia Rohen, Cassia da Rovare, Verita, Nina Costa, Irleide de Souza, NalvaSol, HLuna, Isis Dumont, Isis Inanna, Lucy Mara Mansanaris, Denise Matos, Demetria Britto, Nana Okida, Seravat, Margareth D S Leite, Inezteves, Ana Bailune (vorta Baluna!), Ariadne Cavalcante, Silvia Regina Costa Lima, Sandra Ribeiro, Olguinha Costa, Railda, Milarray, Simone Moreira, Rutinha, Anja Peralta, Camille Simeone, Marysoli, Amesthystte, Beth Joy, Zuleika dos Reis, Anita D. Cambuim, Mi Guerra (vorta Mi Guerra!), Teresinhasouza, Claudia Buzelli, Susibackes, Oliveira Rosa, Cristina Jordano, Ysolda Cabral, Alexandra Ferrazzilli Pires, Clarice Pantaneira, Ignez Freitas, Fernanda Xerez, Elenite Araújo, Leila Rodrigues, Adria Comparini, Eugênia, entre outras que não me veio à lembrança agora. (Marcelo, 05 não é 50! rsrs!)
07- Suponhamos que você pegasse um táxi, no banco traseiro há um malote esquecido pelo passageiro anterior, discretamente você abre e vê que se trata de dinheiro. Há uma etiqueta "1 MILHÃO" no verso, no anverso um nome e um telefone. O que você faria, COM SINCERIDADE?!
Alô? É o senhor Esquecildo? Aqui quem fala é o Marcelo. Achei sua maleta num táxi. Como faço para devolvê-la? Tem 500 mil reais nela.
08- Nesta ordem com, no máximo, três palavras:
a) Alegria: pensão alimentícia paga!
b) Revolta: meu Flamengo perdeu!
c) Inspiração: li, escutei, senti ou vi alguma coisa. (passei de três aqui)
d) Nostalgia: falta de grana.
e) Morte: comecei a morrer quando nasci.
09- Cinco qualidades e cinco defeitos:
QUALIDADES: sensível, imaginação poderosa, forte instinto paterno, solícito e tenaz.
DEFEITOS: pode ser seis? dissimulado, grandes alterações de humor, facilmente lisonjeável, desmazelado, mordaz e tirano.
10- Para finalizar, diga uma frase, a seu critério:
"Se a vida é miserável, é penoso suportá-la; se é feliz, é horrível perdê-la. Os dois sentimentos se equivalem." La Bruyère

Marcelo, obrigada por esse bate-bola!
Fica o meu respeito, o meu carinho e minha admiração crescente por você!
Taí menina querida.
Beijão cor-de-burro-quando-foge!

(o burro quando foge, acaso, muda de cor? rsrs)

                                                                                                              
HERMÍNIA ROHEN e MARCELO BRAGA
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 16/04/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3615210
Classificação de conteúdo: seguro