Entrevista: Lançamento do novo Livro do Professor Mestre João Beauclair em Portugal

PsicoEducação: O que vem a ser: INCLUIR: VERBO/AÇÃO NECESSÁRIO À INCLUSÃO: PRESSUPOSTOS PSICOPEDAGÓGICOS?
Prof. João Beauclair:
Um livro escrito por um educador psicopedagogo que acredita na possibilidade de convivermos com as diferenças, em busca da igualdade de direitos e em prol da aprendizagem que reconheça que tod@s podem aprender. Trata-se de uma obra que pretende colocar em questão o fato de que, apesar de tantas legislações nacionais e internacionais, ainda falta muito para que se possa, de fato, fazer com que o verbo incluir, seja realmente um verbo/ação.

PsicoEducação: O que lhe fez abordar a inclusão nesse novo livro?
Prof. João Beauclair:
Minha trajetória enquanto aprendente e ensinante, principalmente pelo fato de lidar com as questões da diferença nos espaços pedagógicos onde atuo. Como professor em cursos de pós-graduação, ministro aulas sobre Fundamentos da Educação Inclusiva, e ao longo do tempo, este tema sempre foi interessante para mim.

PsicoEducação: O lançamento do livro será em Portugal (que chique, risos). Lançar um livro que fala de inclusão no exterior, é uma responsabilidade maior?
Prof. João Beauclair:
Acredito ser esta uma responsabilidade maior sim, pois é como diz uma amiga querida, ter a coragem e a ousadia da autoria de pensamento e se colocar em movimento para mostrar que somos também pessoas capazes de ensinar, pesquisar, aprender e divulgar. Infelizmente, em nosso país, ainda temos imensa necessidade de buscar, somente em autores estrangeiros, suportes para nossas ações. Óbvio que é importante ler autores estrangeiros, para aprender cada vez mais, entretanto também podemos produzir, discutir, fazer nossa parte, contribuir teórica e praticamente, com os temas educacionais e psicopedagógicos.

PsicoEducação: Já estava em seus planos lançar o livro em Portugal, ou o convite veio de surpresa?
Prof. João Beauclair:
Na verdade, este novo trabalho nasceu do convite que me foi feito pelo Dr. Vicente Assencio-Ferreira, palestrante, conferencista e editor da Pulso Editorial. Conheci este meu novo amigo no III Encontro de Psicopedagogia promovido pela ULBRA, em Manaus, no início do ano passado. Por lá, além de termos feito nossas conferências e ministrados nossos cursos, lançamos juntos nossos livros: eu, o Psicopedagogia:trabalhando competências, criando habilidades, publicado pela Editora WAK (que já está na segunda edição!) e ele o seu interessante trabalho O que todo professor precisa saber sobre Neurologia, publicado pela Pulso Editorial. Em outubro passado, nos reencontramos em São Paulo, no Congresso Internacional de Psicopedagogia, promovido pela nossa ABPp- Associação Brasileira de Psicopedagogia e assim, confirmamos este livro. Lançar primeiro internacionalmente este trabalho, inicialmente em Portugal, acabou por ser uma boa oportunidade, visto que o livro ficou pronto agora em janeiro e o evento também vai acontecer neste mesmo período. O convite para participar do I Encontro Psicopedagógico Educação e Saúde, promovido pela Clínica Psicopedagógica Cuidar para Crescer, me foi feito por Sara Oliveira, minha virtual amiga em Psicopedagogia faz anos e que prefaciou o meu segundo livro, Para entender Psicopedagogia: perpsctivas atuais, desafios futuros, publicado ano passado também pela Editora WAK. Sara é uma dessas pessoas que <<vestem a camisa>>, ou como dizem os portugueses, "vestem a camisola, da Psicopedagogia e em Portugal ela tem uma ação bastante significativa para ampliar,cada vez mais, o papel da Psicopedagogia na sociedade aprendente do século XXI."

PsicoEducação: Enquanto Psicopedagogo, como é falar sobre inclusão num país como Portugal, onde a Psicopedagogia é mais recente?
Prof. João Beauclair:
Acredito, caro amigo Alex, que é falar com o intuito de compartilhar. A Psicopedagogia portuguesa, claro, possui diferenças e é muito distinta da nossa Psicopedagogia Brasileira. Só para dar uma exemplo, aqui, a nossa ABPp Associação Brasileira de Psicopedagogia, já completou 25 anos de existência. A APP Associação Portuguesa de Psicopedagogia, possui sete anos. Nossas experiências são diferenciadas e inclusive, faz tempo, participo virtualmente de uma aproximação entre Brasil e Portugal neste sentido. Sara e eu criamos um grupo de discussão pela internet denominado <<pontesbrasilportugalpsicopedagogia>>, para exatamente aproximarmos nossas ações, desejos e sonhos de colaborar para que a aprendizagem seja, de fato, um direito de todos.

PsicoEducação: Professor, você acredita que algum dia o mundo estará capacitado a receber o indivíduo portador de necessidades especiais? O que falta para isso acontecer?
Prof. João Beauclair:
Não é questão de acreditar ou não, mas sim de batalhar por isso na formação de pessoas: preconceitos, falsas visões, visões limitadas, modos de ser e estar agindo no mundo de forma competitiva e não cooperativa, sempre existiram. O que não podemos é fingir que tais questões não existem e ficarmos de braços fechados e mãos atadas. Há, realmente, muitos dilemas e desafios para serem superados no sentido de observarmos, no mundo, uma sociedade realmente inclusiva. Uma questão a ser desmistificada (e amplio isso neste novo livro) é que a escola inclusiva é somente aquela que aceito aprendentes portadores de necessidades educativas especiais. Educação inclusiva é isso, mas é também muito mais: é trabalhar com a diversidade humana.

PsicoEducação: Como você vê a abordagem do tema na mídia, como por exemplo, na novela Páginas da Vida?
Prof. João Beauclair:
Vejo com bons olhos todos os temas sociais que são inseridos em programas que atingem a grande massa da população brasileira, com a novela global citada por você. Acredito que o único cuidado necessário com tudo isso é a questão de não cair no senso comum . Cada caso é um caso, mas é preciso ir além, pois personagens da ficção não representam a vida real, nem o que vive a maioria da população. Uma menina com síndrome de Down adotada por uma médica de classe média e quem tem recursos disponibilizadas para cuidar bem dela, não e realidade de todos.

PsicoEducação: Muitos profissionais afirmam que nunca teremos plenamente a INCLUSÃO, pelo despreparo dos profissionais para trabalharem com as peculiaridades desses indivíduos. Você concorda com essa afirmativa?
Prof. João Beauclair:
Reside em sua pergunta duas dimensões, muito presentes,de um modo geral, no discursos dos profissionais de educação. A primeira dimensão é da queixa e a segunda é de um certo comodismo. Quando você inicia um processo qualquer em sua vida e logo de cara afirma;<<nunca teremos isso, nunca teremos aquilo;>>, de fato, nada acontecerá. Se estamos, enquanto profissionais, despreparados, a alternativa é buscar tal preparação, através de cursos de formação continuada, grupos de estudo nas escolas, capacitação permanente, busca de parcerias e envolvimento. Claro que para isso é preciso cobrar políticas públicas que fomentem este movimento e aprender, sempre aprender, estudar muito, ter competência de ir em frente, apesar de todos os entraves possíveis.

PsicoEducação: Como explicar a situação dos pais dessa criança, que também são despreparados e no entanto se integram?
Prof. João Beauclair: 
Com projetos pedagógicos próprios para tal, ações de gestão escolar que perceba a importância disso: só discursos, não basta! Engajamento, envolvimento, movimento: palavras essenciais a todo este processo!.

PsicoEducação: Em termos governamentais, em nosso pais, o que falta para que tenhamos de fato uma educação inclusiva? 
Prof. João Beauclair:
Um papel de maior articulação social em tudo o que diz respeito à Educação. Penso que são necessárias novas políticas públicas que sejam realmente envolvidas com a questão. Avançamos bastante - faço um breve histórico sobre isso no primeiro capítulo deste novo livro- mas ainda existe muito caminho a ser percorrido, como o da acessibilidade por exemplo..

PsicoEducação: Abordei num artigo publicado pela Revista ABC Educatio a dualidade entre Incluir ou Integrar. Para você, o que seria mais pertinente?
Prof. João Beauclair:
Também amplio esta discussão neste trabalho. A integração talvez tenha sido, a meu ver, o começo de um processo real de inclusão. É interessante conhecer mais sobre esta temática, até mesmo para termos domínios conceituais que possam facilitar nosso entendimento sobre tema tão complexo. Integrar para incluir é passo fundamental.

PsicoEducação: Quais as suas expectativas com esse livro e com o Encontro em Portugal?
Prof. João Beauclair:
Compartilhar idéias em prol de um avançar em nossas existências como aprendizes da complexa dinâmica da vida. É sempre muito bom estar com pessoas que buscam novas possibilidades de aprender, de ensinar.

PsicoEducação: Como será a sua participação no I Encontro Psicopedagógico Educação e Saúde, promovido pela Clínica Psicopedagógica Cuidar para Crescer, em Portugal?
Prof. João Beauclair:
Como diz a Sara, eu serei o único conferencista internacional, pois os outros companheiros nesta tarefa são portugueses. Uma grande responsabilidade, por estarem aguardando um outro modo de falar e um tema também diferente: além de lançar este novo livro, vou fazer uma conferência intitulada: Psicopedagogia e Aprendizagem no Século XXI: desafios Humanos nos espaços das instituições.
A meu ver, apesar de toda a imensa importância da Psicopedagogia Clínica, é necessário trazer para os espaços instituições (não somente escolas, mas também universidades, empresas, ongs, governos etc) as contribuições da Psicopedagogia para a revisão paradigmática que é cada vez mais urgente em nosso tempo.


PsicoEducação: Obrigado pela entrevista e muita sorte no lançamento e no Encontro de Psicopedagogia em Portugal.
Prof. João Beauclair:
Obrigado. Eu que te agradeço, por mais uma vez ser convidado do site Psicoeducação em mais uma entrevista. Saúde e paz para tod@s.

Alexsandro Soares
Editor Geral
Web Site PsicoEducação
24 de janeiro de 2007