FORRÓ EM DESTAQUE - GLÓRYA RYOS

Lailton Araújo

O Brasil é um país de dimensões continentais. É o óbvio escrito e comentado em qualquer meio teleguiado pelas leis da física. E sendo assim, as surpresas aparecem, como poeiras deixadas pelas revoluções culturais passadas e perdidas, naqueles caminhos retos e tortos da antiglobalização. Não é uma história sem pé e sem cabeça! É uma introdução aleatória para trazer ao público um talento da música brasileira, natural do Estado do Piauí, e de nome Glórya Ryos.

Esta menina, de meia idade, é uma das legítimas sucessoras da Rainha do Forró, Marinês. Sua voz tem um timbre agradável e afinação perfeita. Poderia ser, com toda certeza, uma cantora de MPB - Música Popular Brasileira, e constar no seleto grupo das divas da voz.

Sem qualquer dor de consciência, Glórya Ryos escolheu o forró como bandeira política e alimento espiritual. O forró ainda é um estilo musical diferenciado pelos intelectuais? A brasileira, mulher, radialista, comunicadora, compositora, cantora, Bacharela em Direito e amiga pessoal, Glórya Ryos, responde sem qualquer censura às provocações culturais...

1. Perguntas e Respostas

Lailton Araújo - Quem é Glórya Ryos?

Glórya Ryos - Sou mulher, nordestina e artista. Só por isso eu já poderia estar reclamando de todos os tipos de preconceitos. Acho que nunca fui de perder tempo pensando no lado difícil da vida. Meu tempo foi bem aproveitado na produção de coisas boas. Como geminiana sempre quis desenvolver várias habilidades. Fui secretária! Formei-me em Direito e trabalhei na Bolsa de Valores de São Paulo durante 12 anos. Gravei 10 discos (LPs e CDs). Fui ainda comunicadora e produtora artística no programa de rádio Mulher Atual (Rádio Atual - 1370 AM) - durante 13 anos - participando ativamente de todas as campanhas sociais. Estive ainda envolvida na área política (como assessora) de uma cidade na Grande São Paulo. Na literatura: escrevi um livro de primeiros socorros (em parceria com minha irmã - Nélia Maria), e que está em fase de divulgação. No momento, apresento um programa musical na TV SPL - Zona Leste da capital paulista.

Lailton Araújo - No mar cultural do Brasil, as sardinhas e outros pequenos peixes conseguem sobreviver nas mesmas águas de tubarões e lulas?

Glórya Ryos - De jeito nenhum! As sardinhas que se virem! Trabalhando duro! Inventando alternativas... E o cardume ou indivíduo sempre morre na praia!

Lailton Araújo - O que é forró?

Glórya Ryos - Forró é a maior manifestação cultural do Brasil. O forró é a música do Sertão nordestino - região castigada pela seca e abandonada por governantes durante anos. Mesmo assim - teimosamente como o mandacaru (planta da flora local - nome científico: Cereus jamacaru) - muitos e muitos talentos nascem, crescem ou tentam crescer, e terminam morrendo sem oportunidades profissionais. Esses citados talentos estão por aí...

Lailton Araújo - Sem acordeom (sanfona), zabumba e triângulo, o forró não pode tornar-se um funk nordestino?

Glórya Ryos - Rindo muito (risos)... Não! Mesmo sem estes tradicionais instrumentos musicais, o forró tem sua própria autenticidade e espaço. E continuará sendo o bom e quente forró.

Lailton Araújo - Será que o forró universitário tem razão em discriminar o forró primário?

Glórya Ryos - Isto é uma prova, ou argumento, de que só a universidade não dá sustentação e sensibilidade para as pessoas respeitarem a sua história cultural. Forró não é universitário nem Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Forró é música nordestina, boa e bem feita. Nada impede que existam estes movimentos inovadores tocando forró e colocando o estilo em evidência. Mas, a autenticidade fica mesmo com Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo e muitos e muitos outros.

Lailton Araújo - Quem ficará na história do forró: Luiz Gonzaga e sua voz grossa, adulta, política e nordestina, ou o grupo Falamansa com a fala maneira, jovem e paulista?

Glórya Ryos - Com o devido respeito aos meninos do Falamansa (aprendi a respeitar todos os artistas, pois a luta é árdua e desleal), o mestre Luiz Gonzaga é o papa da música nordestina.

Lailton Araújo - Rindo à Toa, no Xote dos Milagres e com um Xote da Alegria, o comentado grupo musical Falamansa vendeu quase três milhões de CDs. Luiz Gonzaga (o Velho Lua) nunca chegou perto de tal marca fonográfica. Na batalha musical Luiz Gonzaga (x) Falamansa, quem venceu?

Glórya Ryos - Este resultado de venda foi novidade de um momento e muita divulgação (não invalidando evidentemente o valor do Falamansa, que ajudou a evidenciar o forró novamente). As mídias pedem jovens bonitos! Com um considerável investimento, a coisa acontece. O artista Luiz Gonzaga foi uma construção bem feita. Tijolo por tijolo, na raça, no suor, no gogó, contando a nossa história, construindo verdadeiras pérolas da nossa música nordestina. Quando você ouve a música, Apologia ao Jumento (O Jumento é Nosso Irmão), você se transporta para a região Nordeste do Brasil, construindo uma paisagem em seu pensamento.

Lailton Araújo - Os cachês musicais brasileiros caminham nos passos das formigas, jacarés, avestruzes ou mamíferos?

Glórya Ryos - Não só os cachês... Como qualquer remuneração, em qualquer profissão... Para uns em passos de formigas! Para outros em passos de avestruzes!

Lailton Araújo - Uma mulher pode ser a matriz ou filial? É justo?

Glórya Ryos - A mulher pode tudo! Ela é quem define o que lhe convém. O importante é ser feliz na postura escolhida. Se ela não prejudica outra pessoa... É válida tal postura! Respondendo ao segundo argumento: a mulher e o homem têm que caminhar lado a lado.

Lailton Araújo - A independência financeira é uma peça fundamental no jogo de xadrez da relação homem (x) mulher?

Glórya Ryos - Embora muitos digam que não, beijinhos e abraços não pagam contas nem eternizam amor algum. Se os dois trabalharem, a possibilidade de dá certo é bem maior. A receita para tudo é trabalho. E acho que não importa quem ganha mais. No conjunto, o casal é quem vence.

Lailton Araújo - A intolerância sexual e racial é uma realidade ou mito na época do Orkut?

Glórya Ryos - É uma realidade... Muitas vezes velada! Outras vezes: camuflada!

Lailton Araújo - A migração foi algo necessário no Brasil. Qual é a atual estrada dos novos migrantes?

Glórya Ryos - Acho que cada um deve lutar pelos seus sonhos. Voltar para a cidade ou região de origem, às vezes, é o caminho necessário. Muitos migrantes - sem quaisquer experiências profissionais - não têm condições de concorrer no seletivo mercado de trabalho.

Lailton Araújo - O Estado do Piauí vai receber o funk dos morros cariocas?

Glórya Ryos - Está tudo tão louco que é bem capaz de um empresário artístico, desconhecido e sem currículo, levar tal idéia. O nordestino é receptivo! Ele sempre esquece dos preconceitos que sofreu, sofre ou sofrerá fora de sua terra natal.

Lailton Araújo - E a manga da Mangueira? A Tropa de Elite vai combater com o Urso de Ouro ou Oscar?

Glórya Ryos - Rindo muito (risos)... O brasileiro sempre procura o melhor caminho...

Lailton Araújo - Uma escolha ao acaso: jornal impresso, rádio, cinema, televisão ou Internet?

Glórya Ryos - Eu gosto de televisão. Minha comunicação é visual. O rádio foi e será sempre a grande força determinante para o sucesso de uma tendência. Principalmente em AM, onde o ouvinte interage com o locutor.

Lailton Araújo - Sabe-se que o rádio foi responsável pela existência e sobrevivência de vários artistas. O cinema é a sétima arte. Talvez a primeira! A televisão trava uma briga de audiência com a Internet. O que está acontecendo com a mídia?

Glórya Ryos - É uma briga boa... Quem sabe se desta forma a televisão não melhora o padrão de qualidade!

Lailton Araújo - O que foi a Rádio Atual na vida da artista Glórya Ryos?

Glórya Ryos - Foi uma fase boa e de aprendizado. Valeu enquanto durou! Agora é tempo de mudanças, de novos projetos e novas experiências. Estou feliz!

Lailton Araújo - O CTN - Centro de Tradições Nordestinas, foi responsável pela divulgação da atual música do Nordeste do Brasil. Alguns frutos musicais estão por aí. Como você define os estilos forró-pop, axé e outras fusões bregas, românticas e regionais?

Glórya Ryos - Esta nova fase do forró aconteceu com o advento da Rádio Atual e do CTN. Nem sempre o que está "rolando" agrada a todos. Existe o lado positivo: o forró está em evidência. É um novo momento, com tendências agregando-se ao estilo forró. Tudo é válido!

Lailton Araújo - No sonho religioso do povo humilde aparecem três personalidades: Padre Cícero do Juazeiro, Frei Damião e Padre Marcelo Rossi. Tente decifrar o enigma de tal sonho!

Glórya Ryos - Você mesmo diz que é um enigma de um sonho. Cada personalidade religiosa - no seu tempo - encantou e continuará encantando pessoas com suas mensagens. Toda mensagem de fé e de esperança fala alto no coração de quem está preparado para ouvir.

Lailton Araújo - Na escolha das ordens: OAB - Ordem dos Advogados do Brasil e OMB - Ordem dos Músicos do Brasil, como se posiciona a Bacharela em Direito e artista Glórya Ryos?

Glórya Ryos - Eu escolhi o apelo do meu coração: a OMB (músicos). A OAB (advogados) é necessária para a sobrevivência de um grupo muito especial de profissionais.

Lailton Araújo - A moeda “jabá” existe? Você conhece alguém que viu? Se existe: ela é cunhada em ferro, prata ou ouro? Qual é o brasão da tal moeda? A mídia recebe o tal “jabá”? O “jabá” não está ficando mais caro que o “bacalhau”?

Glórya Ryos - Rindo muito (risos)... Sou alternativa! Sempre fui! Quando gravei meu primeiro LP (Long Play) pela gravadora Continental, aconteceu algo inesperado: a diretoria artística e todos os artistas foram dispensados da “casa”. Eu havia largado meu emprego na Bolsa de Valores de São Paulo para cantar! Estava eu com um LP (lindíssimo) na mão e sem saber o que fazer. Não conhecia nada dos mecanismos do meio artístico. Não desisti! Fui à luta e busquei espaços musicais para meus shows nos teatros e praças públicas. Valeu à pena! Continuo batalhando e só faço o que me dá prazer e alegria. Gravo o que eu quero e não aceito palpites de quem não vem somar. Sobre o “jabá”: é uma delícia (risos)! Qual é o nordestino que não gosta de um "jabá" bem temperado e com todo o sabor dos condimentos de uma das culinárias mais especiais do Brasil?

Lailton Araújo - Um vôo musical para 2008...

Glórya Ryos - Voar nas asas da emoção sempre! Cantar e encantar no ritmo de um Brasil cheio de esperança, e que acredita que tudo vai dá certo. Os brasileiros merecem!

2. Outras Informações

Sites / Blogs: Glórya Ryos

http://www.gloryaryoscantora.blogspot.com.br/

http://www.youtube.com/user/gloryaryosforro

http://gloryaryos.vilabol.uol.com.br/

http://www.dicionariompb.com.br/glorya-ryos

http://palcomp3.com/cantoragloryaryos/

http://www.myspace.com/gloryaryos