AUDIÊNCIA COM O MINISTRO



Agradeço ao primeiro ministro do Reino de GOROBIXABA por conceder-me esta audiência, cuja entrevista há muito é esperada (pelo menos por mim!). Como sua seguidora quero deixar aqui registrado, de ante-mão, minha reverência em respeito e admiração por vossa inteligência, humor e carinho tanto em suas criações como em suas visitas comentadas. Obrigada, meeeeeesmo!

Olá, HERMÍNIA!

Que DEUS nos perdoe as blasfêmias!



01 - Sir Aleixenko Oitavo, conheço a história de Gorobixaba. Quero saber (assim como todos os outros leitores), como surgiu a ideia da criação deste reino e por que "Gorobixaba"?
Primeiro que GOROBIXABA é uma palavra de uma língua indígena (não existe mais) foi falada por um ramo dos índios KRAÔS, que viviam onde nasci, no interior do Estado de Goiás, mais precisamente ITAPURANGA; e significa tudo que é bom, é belo e faz feliz.
A história do Reino de Gorobixaba é tal qual está lá no texto. Resumindo, foi uma homenagem á minha mãe, que sempre considerei rainha, tanto é que ela foi a primeira rainha do Reino de Gorobixaba. E frisando, nunca teve, não tem e nem terá rei.
Temos uma Constituição, um povo, uma Corte, uma língua, uma moeda (gx$ = goxa = 3,33 euros) e hino.
Vejam: A HISTÓRIA / A CONSTITUIÇÃO / O POVO / A CORTE / SIGLAS / A LÍNGUA / O HINO DE GOROBIXABA = é um único texto repostado dia 01/02/2011, e tirem suas conclusões.


02- Essa "mão de ferro" que administra o reino pode-se dizer, ainda, que é atuante?
O reino de Gorobixaba é uma ficção (analogia com o antigo Império Russo, do czar Pedro o Grande). Só não existe a figura do rei; e como em todas as monarquias quem administra é um Primeiro Ministro. A atuação propriamente dita é mais um “pano quente”, onde sou o mediador das intrigas e melindres, mas nem sempre consigo meu intento. Haja vista que recentemente alguns membros se rebelaram e deixaram o Reino, mas ainda assim saíram meus amigos particulares e não ficaram inimigos do Reino.
A atual rainha (FERNANDAYEVA XEREZENKA) é quem tem mais traquejo no relacionamento com os súditos, em função de que ela cativa mais; ao passo que eu sou seco, sem molejo.


03- Com que critérios Vossa Excelência nomeia seus ministérios?
Na maioria das vezes são os interessados que vêm a mim solicitando. É quando apresento o nome a todos da corte (antes tínhamos uma Comissão de Admissão, mas esta não deu certo), e os membros referendam ou não. Para ser sincero ainda não houve uma negação de admissão, até por que “EU” quando apresento o nome à Corte já estudei o pretendente, o acompanhei como escritor e como comentarista, para saber das suas reais intenções. Qualquer membro da Corte pode apresentar um pretendente a súdito. Pois o Reino de Gorobixaba não é meu, não é de ninguém; é de todos.


04- Por que "primeiro ministro" e não "rei" já que sempre existiu e existem "rainhas"?
Como disse anteriormente o Reino foi criado para minha mãe, a primeira rainha; e jamais teve, tem ou terá rei. A razão é uma alusão a todos os reinados femininos que aconteceram na história do planeta terra. Sendo que os “reis” foram sempre tiranos. E Gorobixaba é onde tudo é bom, é belo e faz feliz.


05- Sempre que visito o reino tenho a impressão de abrir um livro de Monteiro Lobato, com seus personagens, embora Gorobixaba tenha personagens com características e vidas próprias, independente de seu criador. Esses "personagens", EM SUA OPINIÃO, estão dando continuidade à sua ideia inicial?
Sim. Pois quando da morte da primeira rainha (minha mãe), assumiram o trono rainhas fictícias, ou seja, criadas por mim como: Perpéstuma Primeira, Perpéstuma Segunda, Mikailnikova, Alenikova, Doidivânia... E os personagens que são criados ao longo da nossa trajetória trazem de certa forma a ideia original de “copiar” o Império Russo. Veja bem, até os personagens secundários têm um “quê” cômico e ao mesmo tempo sério. Os cargos no Ministério é uma brincadeira. Para ela acontecer o súdito tem que aceitar adaptar o nome, que quase sempre é uma “russilização” do nome do admitido na corte. “Russalizo” o nome em diversas formas e o pretendente escolhe, mas também aceito sugestão, desde que nas características e pretensões da brincadeira. E qualquer súdito pode criar personagens que são agregados á Corte, desde que sejam originais e cômicos.


06- Eu, Hermínia, gostaria muito que todos do planeta Terra tivessem o "espírito" gorobixabense. Sir Aleixenko Oitavo, dá para "se sentir realmente feliz" diante do caos que se encontra a humanidade?
Eu, fora do Reino de Gorobixaba, esta pessoa pequena na imensidão do universo fui, sou e serei sempre feliz; até por que não minha concepção, não existem pessoas ruins, apenas que algumas não são boas. E mais: “não existe palavra nenhuma em língua nenhuma que me ofende”. E no Reino de Gorobixaba sou ainda mais feliz, pois é onde tudo é bom, é belo e faz feliz. NÃO É FICÇÃO ESTA FELICIDADE. As desavenças, males entendidos e outros que tais que acontecem em Gorobixaba são insignificâncias dentro do contexto maior que é o próprio Reino. De mais a mais o Reino se pauta nas oitos virtudes expressa: honestidade, fraternidade, honradez, solidariedade, hilaridade, religiosidade e felicidade. Sendo que no meio onde vivo também assim acontece.

07- Vossa definição com, no máximo, três palavras:
a) - Humor: Tudo que faz sorrir.
b) - Felicidade: Ter DEUS comigo.
c) - Morte: Ausência de vida.
d) - Cidadania: Estar presente sempre!
e) - Revolta: Os desgovernos atuais.


08- Não vejo com assiduidade seus ministros "passearem" fora da corte. Na SUA OPINIÃO isso não é um paradoxo ao que se propõe o reino?
Não. Tenho comigo que cada indivíduo, na sua casa, no seu trabalho, no seu lazer, deve fazer “sempre” o que mais lhe agrada; e jamais agradar outrem. Nós, os componentes da Corte somos pessoas comuns com todos os defeitos humanos, mas também com algumas virtudes para fazerem o bem. E bem sei que a grande maioria dos componentes da Corte ainda não encamparam o espírito desta, mas ainda assim são adorados como são e estão. Mesmo dentro da Corte alguns súditos nunca postaram nenhum texto no nicho Gorobixaba.

09- Quem Sir Aleixenko Oitavo lê no recanto?
Adoro todos, sem demagogia. Explico por que: aprendi a ler lá na fazenda onde nasci, sozinho, sem professor e nem ninguém. Minha mãe era semi-analfabeta, não conhecia nem o alfabeto todo; e meu pai idem... fui juntando pedaços de papéis, com as letras que minha mãe conseguia identificar, me passava o som; eu emendava e... Estou fugindo da resposta. Portanto desde que comecei juntar as sílabas leio de tudo. Comecei com pedaços de jornais, receitas de remédios, livros infantis, páginas pornográficas, livros de bolso, a bíblia, romances... adoro de paixão ficção. Portanto não tenho nomes no recanto, quase sempre leio os que posso. Sem a obrigação de comentar, mas com a certeza de adorar cada sílaba escrita por quem quer que seja no RECANTO. No meu cotidiana leio no mínimo duas horas por dia, desde que aprendi a ler. Têm vezes que leio até o dia amanhecer. Nas férias do trabalho chego a ler até dez horas por dia. DE TUDO: jornais, revistas, HQ, romance, tratados, ficção, religiosos, bolsilivros, pornografia, e...


10 - Cinco qualidades e cinco defeitos:
Sou solidário... adoro a humanidade... sou bom ouvinte... jamais desejo mal/mau para ninguém... nada e nem ninguém me ofende.
Não gosto de barulho... detesto disse que me disse... não faço visitas programadas... execro celular... não suporto o frio...



ADENDO: Qualquer leitor que queira mais esclarecimento envie e-mail para: cortedegorobixaba@hotmail.com
que responderei com carinho.



"O silêncio é DEUS! E só se chega a ELE com silêncio"


Sir Aleixenko, se antes desta entrevista eu já tinha uma profunda admiração por sua pessoa, em inteligência e criatividade,creia-me, apartir desta data minhas reverências serão ainda mais profundas! Obrigada pelo carinho, pela consideração e respeito a este meu humilde trabalho. Grata, mesmo!



HERMÍNIA ROHEN e ALEIXENKO
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 03/05/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3648135
Classificação de conteúdo: seguro