O café de todo dia - Nutricionista

Extraído dum grão preto, o café é figura presente nos lares brasileiros, é ponto fixo nas repartições públicas e bebida unânime em reuniões. Há uma lenda que diz que um certo pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro, então para se certificar ele experimentou os frutos e sentiu também maior vivacidade. A experiência foi aos ouvidos de um monge da região, que começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.E pelo que se parece a história vem se repetindo, e quando os olhos teimam em fechar em “momento imprópio”, lá vamos nós fazer uso do líquido preto, do Dr.Café que ameniza a insônia.Todavia, não podemos nos fixar em crenças populares, e por este motivo contatei com a Nutricionista Daiane dos Santos Scheneider para que nos trouxesse informações mais palpáveis referentes ao uso do café, transcrevo a conversa:

A Nutricionista Daiane ponderou que o café é um alimento muito pobre nutricionalmente, e como nutricionista salientou a importância de outros meios mais nutritivos, entendendo como perigoso estimular o consumo do café. Ainda que, o café pode ser perigoso para alguns, enquanto para outros seu consumo é inofensivo à saúde.

Daiane esclarece que o café é uma bebida produzida a partir do grão torrado do cafeeiro, que a mesma é uma bebida estimulante por possuir cafeína, normalmente de 80 a 140mg por cada 200ml, e quanto ao valor nutricional, o café não possui praticamente nenhuma caloria, possui apenas 0,02g de gordura, 0,12g de proteína e 0,00g de carboidratos para cada 100g. Salienta ainda que quando fala em café esta considerando a bebida sem adição de açúcar, pois quando acrescentamos açúcar ao café estamos aumentando as calorias do açúcar a esta bebida, onde cada colher de chá de açúcar possuí em média 75kcal. A nutricionista diz que atualmente existem estudos sobre os benefícios do café para algumas doenças como mal de parkson, diabetes, depressão, porém temos que ter cuidado e aguardar a conclusão de tais estudos. Lembra ainda, que o café não pode ser consumido em excesso, e que especialistas indicam no máximo 3 xícaras ao dia. O consumo excessivo de café pode trazer muitos prejuízos à saúde, entre eles cita a perda de minerais e vitaminas essenciais, a redução das taxas de oxigenação dos neurônios, a provocação de uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritação da mucosa intestinal. Sendo que o café não é recomendado para pessoas com hipertensão arterial, pessoas com gastrite, úlcera e com insônia.

Finaliza nossa conversa dizendo que como profissional da saúde acredita que o consumo de café sem adição de açúcar, pode ser feito com moderação por pessoas saudáveis, já crianças e pessoas idosas devem diminuir o consumo de café.

Importantes esclarecimentos trazidos pela Nutricionista Daiane, que nos fazem melhor pensar sobre o uso do café. Agradeço a disposição desta profissional em me atender.

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 21/05/2012
Código do texto: T3680136