REVERENCIANDO O MESTRE JACÓ FILHO


Estou aqui diante desse GIGANTE pernambucano, adotivo paulistano, dono de quase 2.000 (dois MIL!) textos, caminhando (falta pouco!) para 160.000 (cento e sessenta MIL) leituras. Dono de 07 livros publicados, 01 coletânea e 01 e-livro. Não é a toa que me sinto, "no mínimo", emocionada e extasiada! Vou entrevistar agora o MAIOR sonetista do recanto das letras, o grande MESTRE LITERÁRIO, JACÓ FILHO! E que Deus me abençoe e me ilumine... Agora!...

01-Mestre Jacó, antes de falarmos dos seus cinco anos de brilhante trajetória nesse site, gostaria de saber sua opinião, como especialista aposentado na área de telecomunicações, sobre a privatização e o caos que se encontram as telefonias e a internet móveis brasileiras.
As privatizações das empresas que compunha a TELEBRAS tiveram como primeiro objetivo, tirar a mão de políticos de seus caixas, após a ditadura, e desobrigar o tesouro nacional de investir num buraco sem fundo, e livrar os usuários de pagarem cerca de vinte mil reais adiantados, após ficarem madrugadas em filas, por uma linha que demorava cerca de dois a três anos pra ser instalada, dependendo da localidade, e receberem em ações do montante investido, cerca de UM POR CENTO.
O segundo objetivo, foi trazer a iniciativa privada pra fazer o milagre que vivemos hoje, ou seja, o estado não investe um centavo, arrecada cerca de dez vezes o valor que apurou com a venda em impostos por ano, e propiciar ao usuário a liberdade de escolha tanto do tipo de serviço quanto a operadora e por um preço irrisório ou gratuito na instalação, e uma tarifa competitiva de mercado, para os serviços, certamente muito mais baixas do que no modelo estatal.
O terceiro objetivo que é conseqüência dos dois primeiros, foi fazer das telecomunicações uma ferramenta de desenvolvimento, que só poderia ser eficiente, dando condições de toda população ter acesso ao serviço, o que já foi atingido em mais de 98%.
Quanto ao CAOS, fica por conta do modelo organizador, que apesar de eficiente e atuante, continua estatal e patinando como antes. Até o dia que me aposentei, a TELEBRAS ainda não tinha o quadro de pessoal técnico especializado, no tanto e na gestão que lhe desse a eficiência necessária, e não tive notícias que algo tenha mudado... Apesar disso, o Estado se livrou duma conta negativa, tornando super positiva, e nós já temos escolhas...


02- Quem chegou primeiro na sua vida: a poesia ou o amor?
Eu já nasci poeta e comecei criar poemas antes de aprender escrever, o que me tornou um repentista, muito comum no Nordeste, e o amor tem sido meu guia desde que me entendo por gente, mas a paixão carnal chegou depois, a primeira vez aos quatorze anos.

03- Quase cento e sessenta mil leituras lhe assusta ou lhe enaltece?
Se olharmos com cuidado, vamos perceber que dá uma média de 90 leituras por texto, o que considero muito bom, mas ainda distante do potencial que o site nos oferece e facilita. Tenho esperança que esse índice melhore, não só para meus textos, mas pra todos, pois tenho notado que nossos leitores são basicamente escritores associados ao site, o que é muito bom em termos de troca de opiniões e aprendizado, mas ainda restringe a população em geral. Neste aspecto, temos que trabalhar um mecanismo de exposição que traga os leitores até este paraíso literário, que continua desconhecido pra maioria.

04- Mais de 90% das suas edições são sonetos, os outros 10% divididos em outras modalidades literárias. Bem sei que fazer um soneto requer metrificações e criar uma mensagem, "se dizer", em quatorze versos requer sapiência. Como surgiu sua "paixão" pelos sonetos?
Eu não me lembro quando comecei gostar de soneto, deduzo que já nasci gostando. Aos dez anos já tinha um caderno repleto deles e outros estilos, mas o único que recitei na época, foi escrito aos 14 anos, no dia das mães, às cinco da manhã e recitado as sete horas do mesmo dia, pra minha mãe, que naquele ano não pode ir à cidade assistir as comemorações de costume. O título “SER MÃE” está editado no recanto.

05- Quando O MESTRE SONETISTA lê um soneto bem feito e mal feito, em ambos os casos, no que pensa?
Para o cidadão comum, não existe nada mais feio que um filhote de arara azul, e nada mais bonito que um adulto da espécie, mas são araras, e pra quem ama estas aves, não existe uma fase onde elas são feias. É assim que vejo a poesia em geral, aos meus olhos todos os poemas são belíssimos. Mesmo assim, muitas vezes lendo um poema construído com pouca sofisticação, olho o autor e tem vinte anos, então fico imaginando o mesmo poema escrito pelo mesmo autor aos trinta, quarenta, ou percebo que o autor tem mais de sessenta, mas se declara um principiante que ama a poesia, então o vislumbro na próxima encarnação...

06- Seus temas são diversificados, às vezes, até polêmicos. O que surge primeiro: o tema ou a inspiração do contexto?
Mais de 50% deles o tema é obrigatório, seja por uma data específica, um agradecimento, aniversário, etc. Os demais, eu escolho o título, pois não gosto de repeti-los e então vem o assunto, que vai ganhando destino e forma no desenrolar das estrofes...

07- Sua definição, de forma objetiva, para as seguintes palavras:
a) - Sabedoria: Usar bem e para o bem o que sabemos.
b) - Cidadania: Cumprir as obrigações com o estado, tendo deste os direitos e garantias individuais.
c) - Revolta: Transferir pra terceiros, nossa obrigação.
d) - Fé: Consciência de ser capaz, pelo Deus que é.
e) - Morte: Voltar pra casa, somos seres espirituais.

08- Sempre tive (estou falando de mim!) a impressão, a seu respeito, de um homem muito, MUITO sério. Li uma interação sua mega-hiper-super SENSUAL. Fiquei maravilhada! Li e reli várias vezes! Não que isso tenha mudado taaaaaanto a minha opinião; porém acrescentou SOBRE O MEU PONTO DE VISTA uma visão mais (como dizer???) "romântica" (céus!) sobre sua pessoa. Mestre, o amor ainda lhe encanta?
Em todos os aspectos. A primeira lei do universo é a preservação da vida, que nem existiria sem o amor incondicional, e ainda é através do sexo que procriamos, sem mencionar que de tudo que fazemos, é no ato sexual que mais nos aproximamos do Criador.

09- Quais são os poetas e poetisas que fazem parte da sua lista de favoritos?
Fora do recanto, meu predileto é Gregório de Matos, seguido de J.G de Araujo Jorge, Zé Limeira e outros. No recanto tem uma infinidade, basicamente todos que leio habitualmente, e tenho certeza que existem muitos que ainda não li, que são ótimos.
Não vou relacionar, pois seria uma relação muito grande e sujeita a esquecimento.


10- Conta pra gente quais são seus cinco maiores defeitos e qualidades:
Meus defeitos mais graves são:
Arrogância, ela emperrou minha vida e ainda me causa muitos problemas, incluindo depressão.
Impaciência, tenho mania de querer resolver tudo rápido;
Falo demais e interrompo as pessoas que estão falando;
Escuto muito mal, a ânsia por falar me torna surdo;
Preguiça de sair de casa...


Minhas qualidades são:
Honestidade, se roubar qualquer coisa será por engano ou extrema necessidade;
Autenticidade, procuro fazer o que prego e evito fazer o que não gosto.
Adoro aprender, e para tanto, luto pela humildade, nosso melhor facilitador;
Lealdade, acho que vem de muitas encarnações, pois servi em muitas delas.
E fidelidade, não sou de pular a cerca, seja em relacionamento ou em qualquer tipo de contrato.


Ai, Mestre! Eu queria muuuuuuuito fazer um montão de outras perguntas! (Que oportunidade de OURO a minha!) "Mas..." Para finalizar, deixe uma mensagem, ao seu critério para nós, seus humildes seguidores e aprendizes:

Quero agradecer pela honrosa oportunidade e pela condução que você deu a entrevista, e ressaltar a importância desse trabalho para nosso relacionamento como escritores e cidadãos.
“ Ninguém respeita o que não conhece, tão pouco ama o que não respeita..."


Mestre JACÓ FILHO, sinto-me honrada, maravilhada e prestigiada (tô toda boba!) com sua delicadeza em conceder-me essa entrevista! Aceite o agradecimento, de todo o meu coração, pela sua colaboração nesta, que tem o único intuito de homenagear aqueles que admiro, leio e respeito seja como profissionais ou entusiastas. Saúde, Fé e Paz.

(*) Mestre, estou aqui "meditando" sobre a sua resposta de nº 8... E pedindo ao Criador que tenha piedade da minha distância! (Amigos, me desculpem! Mas se eu não fizesse esse comentário eu me empolaria todinha! rsrs) 




HERMÍNIA ROHEN e JACÓ FILHO
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 23/05/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3683708
Classificação de conteúdo: seguro