APRENDENDO A VIVER COM CONCEIÇÃO CASTRO


"Nasci para ser feliz, e assim o sou, mesmo nas tempestades de sofrimento, em que atravesso sem capa protetora ou guarda chuva, para senti-la mais de perto..." Quem me conhece e quem me lê sabe que esta frase é a minha cara, não é? Pois bem, não fui eu quem escreveu isso! Mas poderia!... E é assim QUE ME SINTO lendo esta poetisa baiana, que tem a minha idade e basicamente o mesmo tempo de Recanto das Letras. A minha entrevistada é CONCEIÇÃO CASTRO, uma poetisa encantadora, humana, alegre, que ama a vida, idealista, crédula e feliz!
Minha querida CEIÇA, eu me sinto emocionada em entrevistá-la! Já lhe escrevi isso, mas os nossos amigos não sabem, você é a poetisa que mais me identifico, na linha de escrita, neste site. Cada vez que lhe leio penso: "Caracoles! Eu poderia ter escrito isso!" , "Eu vivi isso!...""Eu penso assim!", ou "Essa sou eu em outra versão!". Já sorri com você, já chorei com você e já me encantei com o seu encantamento. Obrigada pelo carinho e pela honra em conceder-me esta que agora se inicia.

 

01- Conceição Castro, minha querida Ceiça, suas edições são tão transparentes e encantadoras como você. Foram os encantos ou os desencantos que fizeram de você uma poetisa?

Permita-me, querida Hermínia, dizer-lhe algo antes de lhe responder: a minha emoção hoje é mais forte do que qualquer palavra, e essa identificação de que você falou, é absoluta e maravilhosamente recíproca. Bom, com isso você já vai colhendo mais esse dado de mim, de como sou ansiosa ao extremo quando se trata de falar sobre coisas que me encantam... Vamos então à resposta: Sem sombra de dúvidas, minha amiga, foram os encantos que me levaram a escrever. É o brilho nos olhos que movimenta a minha pena. Mas... quando as lágrimas caem, escrevo também... para lavar a alma!

02- Você consegue poetizar a dor de uma forma divina. Na sua opinião, amar é sofrer?
Não, nunca associei o amor ao sofrimento. O amor é alegria, é vibração mágica, que engrandece a alma. Às vezes dói sim, mas a dor é tão gostosa como o próprio amor, porque traz consigo a essência dele... É uma dualidade interessante: A dor do amor é o próprio amor vivido às avessas. Pode parecer contraditório, mas quem disse que sentimento pensa?

03- Você é muito equilibrada, mas os baianos são temperamentais... Numa situação que exige um reflexo rápido, quem age mais rápido: o coração ou a razão?
Que pergunta mais dificil essa viu? Todos os dias quando acordo me questiono sobre o impulso que rege minha vida, se a razão ou a emoção. Embora ainda não tenha chegado a uma conclusão, vou passar para você os meus estudos (risos): Aprendi com as minhas experiências que fico em paz no silêncio e no equilíbrio da tranquilidade. Assim, evito abrir as portas para atitudes que me levem ao oposto disso. Nesse sentido posso dizer que racionalizo em meu próprio proveito. Bom, mas quando me vejo diante de emoções que me fazem palpitar a alma de alegria, aí minha amiga, tudo é diferente. Ressalvando as reservas da responsabilidade, eu não mando mais em mim, não sei contar nem até três, e sou capaz de atravessar os sete mares e de acreditar que seguro o mundo inteiro com a ponta do dedo mínimo. Então, sou razão ou emoção? Não sei, só sei que sou baiana! rsrs

04- Numa edição recente você mencionou a magia que a pena do poeta tem. Você já laçou ou foi laçada por essa magia, pelo simples "encantamento" da pena?
Sim minha querida Hermínia, as duas situações já aconteceram, e vou lhe confessar uma coisa: a poesia é tão poderosa que quando percebi a minha alma já estava totalmente impregnada pela alma doce de um poeta... Que lacinho difícil de desatar viu? (risos) É aí que abandono totalmente o meu racional, acredito na poesia e embarco em sonhos até, até...

05- Quais são os poetas e poetisas que você lê?
Até comecei a relacionar poetas e poetisas daqui do recanto, mas percebi que a lista dos que me extasiam com suas produções literárias é imensa e não quis incorrer em injusto esquecimento. Isso sem falar também naqueles que leio em outro site onde também escrevo, e ainda daqueles que me transportam a lugares mágicos através de seus blogs. Diante disso fiz a opção de citar os poetas e poetisas que leio fora desse círculo a que me referi. São eles: Poetas Carlos Drumond de Andrade, Mário Quintana, Pablo Neruda e Fernando Pessoa. Poetisas: Clarice Lispector e Adélia Prado.

06- A menina Ceiça amadureceu rápido demais ou a mulher Conceição ainda é uma menina sonhadora?
Essa pergunta para mim foi a mais fácil de todas. Eu não amadureci cedo demais, aliás nem sei se amadureci...(risos). Bom brincadeiras à parte, procuro deixar falar a adulta, somente nas situações onde estritamente não caiba a criança, porque a minha parte infantil, moleca, vive me pedindo um espaço. Então, respondendo, sou mesmo a menina sonhadora, e acho que o vou ser até o ponto final. Isto porque faz parte do meu DNA sonhar e acreditar, acreditar e sonhar...

07- Comparando nosso jeito de viver com alegria, você se disse meio "travada", rsrs (desconheço essa "trava" em mim! rsrs) explica pra gente essa "nossa" diferença:
(Risos, muitos risos) É minha cara Hermínia, esta é uma diferença entre nós (mas o que é uma diferença diante de infinitas semelhanças? rs). Não é fácil, mas vou tentar me explicar: Às vezes em contatos iniciais tenho posturas e falas muito formais, quando sinto que poderia fluir mais descontraída. Isso em determinadas circunstâncias constrói uma certa barreira para quem não me conhece mais profundamente, que pode ser confundida com distanciamento. Em verdade reflete apenas um hábito, certamente decorrente da minha própria formação pessoal .É como se vestisse as minhas atitudes e falas a caráter, com vestido longo preto de strass, quando em verdade elas estão dentro de mim descalças, de jeans e camiseta... Creio que tenha doses de timidez nisso tudo. Mas... como já lhe disse em uma outra oportunidade, quando a gente admira alguém termina por assimilar valores dessa pessoa, então quem sabe se com o nosso convívio no recanto, daqui há pouco tempo eu já não esteja mais descontraída.. rsrs. As travas? Talvez elas se percam por aí em uma poesia qualquer... ou... fiquem, se assim preferirem....

08- Sua definição com, no máximo três palavras:
a) Medo: Inaceitação de resultados
b) Inspiração: Alegria, êxtase, energia
c) Morte: Despedida, silêncio, mistério
d) Alegria: Paz interior
e) Saudade: Lembranças emocionadas

09- Cinco qualidades...
a) Sou absurdamente verdadeira e transparente (cuidando para não ser grosseira ou invasiva)
b) Opto sempre pela simplicidade, priorizando as coisas da alma em detrimento da matéria.
c) Sou determinada
d) Sou tolerante, procuro entender as razões alheias
e) Não gosto de agressividade e me mantenho á distancia dela, seja na forma ativa ou passiva.
...e cinco defeitos:
a) Extremamente desorganizada
b) Desligadíssima, vivo com a cabeça nas nuvens
c) Dominadora ainda que de forma indireta (Odeio ter que admitir isso)
d) Acomodada sob o ponto de vista político(ai que vexame)
e) Abaixo da crítica em relação a afazeres domésticos

10- Para finalizar deixe uma frase, pensamento ou poesia:
"Abri uma lágrima por pura curiosidade para saber o que tinha dentro, e além de sal, encontrei poesia..." (postada por mim no recanto das letras)

Querida Ceiça, muito obrigada pela colaboração, pelo tempo me concedido, pela honra e prazer de abrilhantar este espaço com seu carisma nato. É um prazer lhe apresentar aos meus amigos e conhecer os seus. Beeeeeeeeeijos!
Eu é que tenho que lhe agradecer pela oportunidade de me fazer refletir um pouco mais sobre mim, e ao mesmo tempo por repartir essas reflexões com a nossa família Recantista, que tanto nos eleva o espírito pelas asas das letras. Quero ainda parabenizá-la pela criatividade do trabalho, pela iniciativa, e pelo dom de fazer pontes humanas através de outro dom que é o da escrita. É também um prazer para mim me aproximar dos seus amigos, bem como aproximá-la dos meus, pode ter certeza. Um grande abraço a você querida Hermínia, Obrigada de coração! Beijos mil!



HERMÍNIA ROHEN e CONCEIÇÃO CASTRO
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 31/05/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3698109
Classificação de conteúdo: seguro