FAZENDO ARTE, COM TONY BAHIA


TONY BAHIA, meu querido Todo Bom, é quase um prazer sexual entrevistá-lo! Quase!... Porque o prazer que estou sentindo agora não é efêmero e tão pouco físico: É uma festa orgásmica espiritual, com direito ao calor e a luz do sol, ao fascínio pela lua cheia enfeitando um tapete estendido de estrelas cintilantes, neste mesmo céu que nos une! Céus!... Só de "pensar em você" já estou "poetizando"! Então, antes que esta vire uma poesia, vamos ao que REALMENTE interessa: ENTREVISTÁ-LO!


01- Tony, além de um grande poeta, você é músico e pintor. O que lhe dá mais prazer INTIMAMENTE: "escrever" na tela ou "pintar" na página em branco?

Apesar de sentir imenso prazer e satisfação ao exercer esses três dons a mim confiados pelo grande Mestre!
Quando escrevo na tela sinto a faísca das tintas em explosão de cores!... Deixo minh'alma em cada uma delas.
São palpáveis. As pessoas e a família enxergam o resultado do trabalho. Isso o torna mais gratificante.
Sou artista-plástico - abstracionista.
Escrever poesia é o alimento maior da minha alma...quantas vezes por ela fui salvo.
Não sou músico. Toco violão de ouvido, mas o cérebro é um instrumento faço uso dele, para compor...
A satisfação de ouvir uma canção bem gravado, com acertado arranjo e bem interpretada, é indescritível.
Principalmente quando incluídas em show. Posso chorar em público e aplaudir...
Perdoe, ter dividido duas perguntas em três, mas uma não vive sem a outra, são sensações diferentes, com o mesmo sentimento.

Obstinação, inspiração, transpiração, prazer, amor e dor.

02- O Tony foi um menino MAIS arteiro ou MAIS artista?
Precisei nascer adulto. Meus pais se divorciaram quando eu tinha poucos anos de vida.
Minha Mãe, hoje com 92 anos e perfeita saúde, foi uma maestra na educação.
Criou sozinha seus quatro filhos (hoje somos três), meu irmão Raimundo (o Ray), em outra dimensão...mas o sinto sempre por perto e mora em mim como se não tivesse mudado de lar.
Não tive tempo de fazer arte (nem gosto)! Lutar pela nossa sobrevivência, sempre foi a minha prioridade.


03- Essa necessidade de se isolar da grande massa humana e ir de encontro com a paz da natureza, deu-se ao encanto da alma do artista ou ao desencanto do homem com seu semelhante?
As duas coisas! Não gosto da natureza humana, a não ser que venha banhada de muita arte.
Moro em uma chácara e estar em contato com a natureza e seus habitantes tem o sabor da fonte da eterna juventude.


04- Você é um dos pouquíssimos poetas que EU leio que usa a SENSUALIDADE (com magia, diga-se de passagem!) em seus textos. Tony, mata a minha curiosidade (pelo amooooooooooor Deus!),
na hora "H" você usa a pena ou a troca pelo instrumento, alvo de fetiche, para satisfazer o ser amado?

A hora "H"... é segredo! Mas pra você não ficar empelotada. Entre quatro paredes vale tudo e sou muito atrevido e abuso disso.

05- Você é um homem culto, fascinante, envolvente e fino. O que lhe faz "chutar o pau da barraca" e perder as estribeiras?
Injustiça, falta de respeito, covardia. Não chuto o pau da barraca! Mas não merecem a minha admiração.

06- Todo poeta é sensível e exigente. Na SUA opinião, o poeta sofre mais por buscar uma perfeição inexistente no outro?
Não! O outro é o outro e cabe a cada um saber de si. Procuro a perfeição em mim... Numa busca incessante.

07- Sua definição com, no máximo, três palavras:
a) - Sensualidade:
Sensual, pra ser humano.
b) - Sexualidade: Encontro com Universo.
c) - Deus: FÉ.
d) - Morte:Renascimento.
e) - Medo: Tenho receios.

08- Tony, de uma forma resumida: "Por isso, tenho orgulho de mim!"
Conscientemente, nunca ter causado dano a ninguém.

09- Cinco qualidades...
Ser poeta, compositor, artista-plástico, amigo e bom humor.
... e cinco defeitos:
Não sou social, não gosto de sair de casa, dorminhoco, não ligo pra nada material, prefiro a companhia de bicho, que de gente.

10- Deixe uma mensagem:

TEMPLO DAS CANÇÕES

Quantas canções invadiram tuas paredes
Quantos canhões iluminaram milhões de vezes
Quanta luz e quanta estrela
Brilhou no mesmo palco
Num momento de grandeza
Ocupando o mesmo espaço.

São ilusões de magia absoluta
Corações apaixonados, trabalho e luta
Com fé e esperança
No amor que a gente faz
Nesse Templo eu rezo e canto
Seduzido pela paz.

Digno
É dignamente lindo e cristalino
Livre como um pássaro e um menino
Num momento de tantas emoções e ilusões
É o artista, no Templo das Canções.

O ofício de cantar é um ato sagrado
É igual estar amando e sentir-se amado
É a certeza no coração
De que Deus está em nós
Emprestou pra mim meu corpo
Mas me deu a minha voz.

Canção feita para a maior casa de show da América Latina - Rio de Janeiro - RJ.
Cantada por Elymar Santos -CANECÃO - 1988 - Espetáculo "Templo das Canções"
Inauguração: - 1967 - fechada: 11-5-2010


Tony, meu "amante virtual", o lado bom de se fazer uma entrevista é que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais as pessoas que admiramos e criamos laços afetivos "reais"; o lado ruim é que sempre fico com esse "gostinho de quero mais"! rsrs "Mas..." Fazer o que, não é? Resta-me agradecer-lhe pelo carinho do seu tempo me doado, pela colaboração neste trabalho que estou fazendo com tanto amor e dedicação, além de dizer do fundo do meu coração: VOCÊ É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL E QUERIDA, NÃO SÓ PARA MIM, MAS PARA TODOS AQUELES QUE TEM O PRAZER DE DESFRUTAR DA MAGIA DO PODER DA SUA PENA! Obrigaaaaada, Todo Bom meeeeeeesmo!

Agradeço a oportunidade, querida Lá Hermínia, nesse brilhante trabalho que tens feito.
Abraço todos os amigos (as) do "Recanto das Letras"!
Amo a todos de forma intensa e diferentes formas.
Felicidades...Saúde e Paz...sempre...
Carinho,
Tony Bahia.

             



HERMÍNIA ROHEN e TONY BAHIA
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 03/06/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3703663
Classificação de conteúdo: seguro