A Mãe De Todos Os Recantistas

A Mãe De Todos Os Recantistas

Hoje, com imenso prazer, tenho a honra de ter comigo uma pessoa conhecida como a Rainha das Trovas, Jeane Diogo, uma pessoa madura e experiente que todo dia nos traz textos e poesias maravilhosas.

Helládio: Olá Jeane, primeiro, é um grande prazer poder conhecer um pouco de você, primeiramente queria saber se você é natural de Uberaba mesmo ?

Jeane: Não Helládio. Eu nasci em um garimpo de diamantes, a beira do Rio São Francisco, mas fui registrada como se fosse de uma cidadezinha , Brumadinho, que era a mais próxima do garimpo. Minas é o estado, e Uberaba é minha terra querida, pois aqui vivo há 50 anos.

Helládio: Como é a Dona Jeane Família ?

Jeane:Jeane é uma mãe presente... uma avó um pouco extremosa, e uma bisavó que não faz diferença entre netos e bisnetos...Paparico todos igualmente.

Helládio: Como conheceu o Recanto das Letras ?

Jeane:Uma amiga que estimo muito, me deu o enderêço do site...Ela é delegada da UBT... e queria que eu escrevesse minhas trovinhas...e no dia 19 de Dezembro de 2011 eu comecei a publicar, mas foi com um acróstico, rsrs.

Helládio: Alguém lhe deu forças para escrever ou foi um dom natural ?

Jeane:Desde pequena gostava de poesia. Gostava de declamar, de ler, e também de rimar... o que irritava minha mãe, ela dizia que era mania...e era mesmo. Quem me incentivou foi minha amiga Ruthmary, que não escreve no Recanto, mas escreve trovas lindas, quase sempre sobre temas específicos, e foi com umas que lhe enviei que ela empenhou-se em me fazer escrever. E estou tentando...

Helládio: Qual a diferença entre ser mulher e mãe ?

Jeane:Acho que ser mãe é inerente ao ser mulher...instinto maternal é instinto, e muito forte, em todas as fêmeas... veja os animais, cuidam, e muito bem, de suas crias. A diferença está em que nos seres humanos, este instindo é por toda vida, e se mostra como o melhor do sentimento amor.

Helládio: E a diferença entre ser avó e bisavó ?

Jeane:Para mim, não há diferença.Mas os bisnetos ficam mais afastados, devido a distância, e também porque teem as vovós por perto...

Helládio: Você acha que ser sensível é um defeito ? Digo isso pois também sou assim.....

Jeane: Ser sensível... sensibilidade pode ser cultivada, mas é algo que nasce com a pessoa. Eu sou extremamente sensivel. Um pouco de paranormalidade, que sempre está presente quando a sensibilidade é exacerbada. Quem sabe deva encarar por esse lado, se sua sensibilidade causa problemas. Eu encontrei muito equilíbrio com os ensinamentos de uma paranormal, que após a fotografia de minha aura, me ensinou a viver com este dom... mas isso ocorreu quando eu tinha !7 anos... e lá se foram 50... muita coisa aprendi nestes anos.

Helládio: Em seu perfil você diz que Fui companheira fiel, pode nos contar um pouco sobre o termo "Fui" ?

Jeane:Sim, digo fui porque o amor, o companheiro desta vida, se foi, voltou para nossa verdadeira casa, pois no universo existem muitas terras e muitos céus... Então, digo "fui", pois cumprimos nossa missão, e talvez nos reencontremos, pois tivemos uma bela vida em comum. Ao morrer, nós apenas mudamos de dimensão...

Helládio: A solidão é um castigo ou um aprendizado ?

Jeane:Eu convivo muito bem com a solidão fisica. Creio que a solidão dolorosa é a solidão emocional, quando não se distribue nem se recebe amor, em todas as faces que este sentimento possui. Quem ama,nunca sente dor, apenas saudades...Acredito que seja um aprendizado.

Helládio: Ainda sonha em encontrar uma pessoa ideal ?

Jeane:Na minha idade, já não se sonha com pessoa ideal...ou se conhece alguém e sente amor, ou não.

Helládio: Você acredita no amor ?

Jeane:Como poderia viver sem crer no amor? O amor é sentimento Divino, Deus nos deu ao nos criar...e sem ele não existiríamos. O que acontece é que a maior parte dos seres humanos define amor sem ir até o cerne desse sentimento. Amor sente-se por tudo que no universo existe, e por todos os seres viventes. Agora, no relacionamento entre humanos, ele assume varias facetas, e uma delas é a paixão, que pode levar à muitos tormentos...

Helládio: O que lhe deixa magoada ?

Jeane:Ver criança sem lar... me magoa profundamente. Por isso das 3 filhas, 2 são adotadas, mais os outros cinco que acabei de criar, mesmo tendo os pais biológicos...

Helládio: O que pensa do sentimento ódio ?

Jeane:O ódio é o amor doente...

Helládio: Como você avalia a Doutora Jeane Dentista ? Hoje aposentada..

Jeane:Realizada. Trabalhei com amor, fiz o melhor que sabia, dei o melhor que possuia. Hoje, descanso.

Helládio: Ao se aposentar foi um sensação de alivio ou um sentimento de tristeza ?

Jeane:Nem tristeza nem alegria. Apenas havia chegado a hora de parar, e aproveitar o tempo restante em outras atividades.

Helládio: Qual o melhor e o pior paciente ?

Jeane:Ah, dificil dizer. Quando estudava, tinha comigo que nunca atenderia crianças, por não querer vê-las chorando...Formada, fiz Gerontologia na faculdade de medicina de Uberaba,( hoje Universidade Federal) pensando em me dedicar ao tratamento de idosos, que foi o que fiz em meu consultório, durante um bom tempo. Porém ao ser convidada a trabalhar para o municipio, tive mesmo que lidar com crianças, pois naquela época poucos odontólogos tinham formação em saúde pública, eu tenho, e criança é alvo principal na politica de saúde... e por incrivél que pareça me dei muito bem.Então creio que o melhor paciente é aquele que te procura, e que você oferece alivio e atenção. O cursos de psicologia aplicado à odontologia, ajudam muito a compreender o tipo de pessoa que você esta atendendo, então acho que não há pior paciente.

Helládio: Já recebeu calote ?

Jeane:E quantos!!!

Helládio: Seria capaz de dar a vida por alguém ?

Jeane: Bom, depende do sentido da pergunta, porque minha vida eu distribui entre tantos e tantas ...agora se for no sentido literal, eu não sei,pois nunca vivenciei tal necessidade.

Helládio: Se Deus é seu herói, existe alguma criptoníta que possa derrubar ?

Jeane:Não, nenhuma, nunca.

Helládio: Você condena alguma religião ?

Jeane:Todas as religiões pregam o bem. Todas transmitem bons ensinamentos. Não há porque condenar.Aprendi muito, com todas.

Helládio: O que te atraiu nas trovas ?

Jeane:Acho que as rimas, e também por achar gostoso ler uma trovinha, Rsrs...

Helládio: Homens se apaixonam pelo que vêem, as mulheres pelo que ouvem, você cita em uma trova, gostaria que me explicasse porquê pensa isso ?

Jeane:Bom, recebi de um querido amigo aquela imagem, e um texto em que ele me aconselhava a não ouvir as mentiras que os homens dizem,rsrs. Como a cada mensagem eu respondo com uma trovinha, fiz aquela e mandei... ele, agora mesmo me enviou rosas...Eu gosto muito de trabalhar com imagens.

Helládio: Você já se apaixonou de verdade ?

Jeane:Mas eu sou apaixonada! Pela vida, pela bondade, pelo carinho, por tudo de belo , de bom. Minha paixão mais forte é o desejo que tenho de evoluir, para poder me integrar ao Grande Foco Gerador , que eu chamo de DEUS.

Helládio: Sexo para você significa o quê ?

Jeane:Uma necessidade fisiológica, que a idade e a sabedoria controla, se a pessoa assim quiser.

Helládio: Dona Jeane é uma pessoa triste ?

Jeane:De modo algum! Sou bem alegre, sou bem feliz, graças a Deus.

Helládio: De onde você acha que vem seu talento ?

Jeane:E eu tenho algum?

Helládio: Quais seus planos para o futuro ?

Jeane: Viver, viver e viver...aproveitar o resto de tempo que ainda terei aqui neste globo lindo, que eu amo muito, que é essa terra linda, maravilhosa!

Helládio: Em uma poesia sua chamada "Pensamentos" você demonstra tristeza em desconexão, como vem a criação da sua poesia ?

Jeane:Foi feita pela imagem... Ao vê-la, "senti" os versos..., talvez reflexo dos sentimentos de quem enviou a imagem...

Helládio: Se você pudesse passar uma mensagem para o mundo hoje em uma frase, o que passaria ?

Jeane:Ame! Ame muito.

Helládio: O que mais ama na vida ?

Jeane: A vida.

Helládio: Quero lhe desejar toda a sorte do mundo Doutora, Dona, Mãe, Avó e bisavó Jeane Diogo. Que Deus te abencoe sempre, Obrigado e que continue nos inspirando!

Jeane:Eu é que agradeço. Muita bondade sua lembrar-se de mim. Sou pequenina, pequenina... Obrigada, menino lindo, beijo seu amável coração!

####### Agradeço imensamente a Jeane Diogo, pela atenção e você tem muita talento sim, Rainha Das Trovas, lembrando que a entrevista não teve edição, tudo que perguntei e ela respondeu está ai.#########

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 22/08/2012
Código do texto: T3843278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.