Entrevista para a Tese de Fabíola de Andrade (Parte I)

Muito obrigada por retornar meu contato. Te agradeço imensamente por ter aceitado colaborar com a minha pesquisa, muito obrigada mesmo! Posso te mandar as perguntas por aqui mesmo, sem problemas.

Para começar, gostaria de me apresentar e falar um pouco de mim. Meu nome é Fabiola de Andrade, nascida e criada na cidade de São Paulo, tenho 29 anos e sou estudante de mestrado em Midia (com foco em novas midias, Internet, etc.), na Universidade Erasmus em Roterdã, Holanda. Vim para cá, pela primeira vez, em dezembro de 2009 pra fazer um estágio na área de pesquisa dentro de uma editora de publicações científicas. Quando o estágio acabou, me inscrevi para o Mestrado, que comecei a cursar em setembro de 2010. A minha tese é sobre construção de conhecimento sobre Arte através da Internet, e eu escolhi o Orkut como material de estudo e a comunidade "Artes Plásticas Brasil", que é uma das mais ativas dentro deste assunto.

Data de nascimento: 05/01/1971 – Belém/PA (de onde saiu antes de 1 ano de idade para o Rio de janeiro, e por isso se considera carioca)

Profissão: Protético Dentário

Pequena Biografia:

André Anlub é um carioca, que desenvolve trabalhos em várias vertentes das Artes, como pintura, escultura e escrita (poesias).

Seu interesse pela pintura se iniciou através do contato com as tintas quando trabalhava com silk-screen, a partir da adolescência, e cresceu exponencialmente quando foi morar em Itaipava, após 32 anos no Rio de Janeiro.

Foi nesse distrito de Petrópolis, cercado de verde, que aflorou com mais força a vontade de se expressar por meio da pintura, assim como da escrita. Neste período produziu boa parte de suas obras, inclusive “A Indígena Gestante”. Obra que faz parte dos artistas do Acervo Permanente do MAC – Bahia.

http://museudeartecontemporaneamac.blogspot.com/2010/12/lancamento-do-acervo-permanente-do-mac.html

Em 2009 de dedicou mais à escrita, publicando um livro de poesias “Poeteideser”, em fevereiro de 2010. Atualmente continua se dedicando à escrita, organizando seu segundo livro de poesias, assim como preparando sua primeira grande escultura em madeira, entalhando um grande tronco de cajazeira, e pintando novos quadros.

- Qual a sua relação com a Arte (profissional, interesse, hobby, etc.)?

As artes plásticas são um dos meus hobbys, os outros são música, pois toco piano, bateria, gaita. O boxe também é um hobby que levo muito a sério, assim como a escrita!

- Por que você participa da comunidade "Artes Plásticas Brasil" (suas razões, motivações, etc.)?

Entrei para o orkut quando o mesmo foi criado, e na época existiam poucas comunidades boas, sendo de artes ou não, enfim, achei as “Artes Plásticas Brasil”!

Participo dela desde de o início, sendo que meu perfil já foi excluido mais de 3 vezes e volto a fazer parte da comunidade!

- Você acredita que haja diferença entre as contribuiçoes de algum participante (ou de alguns participantes) em relacao ao resto dos participantes? Voce vê alguma diferença? Por exemplo, há participantes nesta comunidade que você sente que contribuem de forma mais relevante em relação a outros que contribuem de forma menos relevante? Por quê? Como separar as boas contribuições das que não são tão boas? Cite exemplos, se possível.

A meu ver todos não devem levar redes sociais muito a sério, visto que às vezes temos amigos que podem não ser o que aparentam, até mesmo na vida real isso acontece!

Não acho que alguém deva ter um compromisso com nenhuma comunidade, é uma troca de informação somente, não uma empresa! É um lugar de mostrar seus trabalhos e/ou projetos, visando uma divulgação e, mais ainda, ter uma interação e criar novos amigos!

Essa comunidade, em particular, tem mais de 43 mil membros, sendo que, no máximo, 30 ativos! Muitos deles criaram um ego virtual, uma forma de ser mais, mesmo que erroneamente!

- O que você acha dos debates, discussões e polêmicas que acontecem na comunidade 'Artes Plásticas Brasil'? Você acha que eles ajudam ou atrapalham (são mais benéficos ou maléficos)? Por favor, explique.

Para o dono da comunidade pode até ser benéfico, pois a comunidade tem mais circulação de informações e com isso torna-se mais popular. Mas como todos sabem, não se ganha um centavo com comunidades no orkut

- Na sua opinião, você sente que o que acontece na comunidade "Artes Plásticas Brasil" pode ser um retrato do que acontece no mundo das Artes no Brasil, como um reflexo da realidade no Brasil? Até que ponto? E em quais sentidos?

Daria para ficar horas por aqui escrevendo sobre isso, mas não serei prolixo!

Na contemporaneidade, no mundo, a necessidade de “aparecer” se tornou tão forte e essencial, que até pelo meio virtual as pessoas almejam tal reconhecimento!

É uma espécie de autopromoção, que muitas vezes destoam o verdadeiro motivo de tal coisa, nesse caso a arte!

Por esse e outros motivos escolhi que a música, arte e a escrita seriam um hobby. Não procuro me profissionalizar em nenhum deles, apesar de ter já ter tocado em várias bandas desconhecidas, lançado meu livro e ter passado na faculdade de Artes Visuais, que tranquei e estou resolvendo se faço de Letras! Falta tempo!

Site: poeteideser.blogspot.com

Poeteideser® - Pena & Pincel®

andreanlub@hotmail.com