Entrevista para a Tese de Fabíola de Andrade - (Parte II)

- O que você achou da polêmica envolvendo o Romero Britto na comunidade nestas últimas semanas? Por quê? Se possível, explique.

Romero Britto é um artista, não há o que contestar! Mas como muitos artistas que visam o financeiro acima de tudo, ele optou por deixar de criar e faz cópias dele mesmo, sempre com o objetivo de vender e render mais!

Penso que o artista, primeiramente, tem que agradar a ele mesmo, tem que ter tesão no trabalho, tem que criar sempre coisas novas, diversificar. Ao contrário ele se torna uma máquina, só faz o que os outros querem, e torna-se um prisioneiro do dinheiro e de sua prórpia arte.

Tenho como exemplo o baterista dos Rolling Stones, que tem uma paixão enorme por Jazz. O que ele fez? “Usa” os Stones para aumentar sua conta bancária e dedica quase que sua vida a sua outra banda de Jazz, na qual toca com prazer e o recebe como pagamento!

- O que você acha da Arte Brasileira Contemporânea, em geral? Você acha que existe uma chamada "arte contemporanea brasileira", com este rótulo que identifique a produção nacional? Se sim, qual é a "cara" da arte brasileira, na sua opinião?

(características, etc.)

Sou contra qualquer arte que use animais vivos, pessoas e/ou modelos, para “passar” alguma mensagem, isso é publicidade!

A arte é muito complexa, mas ao mesmo tempo é deveras evidente!

Se algo lhe choca, ela não necessariamente é arte, mas sem dúvida é chocante!

Se algo lhe “toca”, lhe remete a algum pensamento, bom ou ruim, mas não pela obviedade da imagem da mesma, mas pelo que está incluso nas “entrelinhas”, sem dúvida é arte!

Eu acho que existe a “arte contemporanea brasileira”, e é diferente das demais! Usa mais o “regional”, nossas crenças, nossos povos e nossa identidade! Por muitas vezes me questionei se a mesma seria mais original que outras, mas se assim fosse, o que seriam as artes rupestres?

- Você participa de outros foruns sobre Arte? Por quê? Se sim, sente que há diferenças significativas entre outros fóruns de discussão sobre arte e o "Artes Plásticas Brasil"? Quais?

Gosto de pertubar às vezes, “sentir” e/ou “ver” o desabafo dos membros. Acho de suma importância!

Na comunidade “História da Arte” as pessoas são mais técnicas, o critério de “troca de idéias” está mais voltado para o profissional, com um linguajar mais sóbrio! Mas também gosto do claro e direto, do sem censura e do se expressar instintivamente!

André, deixo aqui o meu super obrigada, pelo seu tempo e atenção! E me coloco à disposição para eventuais duvidas, comentários, feedback, etc

Fico muito feliz em poder ajudar, conte comigo para mais alguma coisa!

Tudo de bom, muita inspiração e sucesso em sua labuta!

Amplexos!

Site: poeteideser.blogspot.com

Poeteideser® - Pena & Pincel®

andreanlub@hotmail.com