Um ateu no divã do Dr. Nom Santo

Buenos dias tchê, o que o traz aqui?

- Bem Dr. Eu preciso fazer uma análise...

- Claro, podes deitar ali, o divã ajuda a relaxar. Isso, agora diga, o que o está afligindo?

- Bem, eu sou ateu, e tenho dito isso abertamente; mas, minha franqueza tem gerado certos conflitos com amigos e colegas.

- Não seria uma bronca gratuita por parte deles?

- Não sei...

- Tu enviaste saudação de natal para todos?

- sim, mas, o que isso tem a ver?

- Nada, por ora, só estou tentando entender a lógica de seu ateísmo. Acreditas que as palavras transportam algo, ou são veículos vazios?

- Transportam claro, ideias, valores, informações... crenças...

- E a palavra Natal evocaria o quê?

- Ah Dr. Eu não creio nisso, só faço porque todos fazem.

- Quer dizer que as convenções coletivas têm mais força que os valores individuais?

- Claro, a maioria é mais forte que a minoria, sempre.

- Mas a maioria crê que Deus existe...

- Nesse caso fico com a minoria; pode-se crer em Deus ou não, tendo bom caráter é o que conta, eu acho.

- Quem disse que bom caráter é uma coisa necessária?

- Ora, isso está socialmente estabelecido desde sempre...

- Um valor defendido pela maioria, portanto.

- É.

- Então, ora a maioria está certa, outra, está errada...

- É o que eu acho.

- Baseado em quê?

- Ah, Dr. Os ensinamentos do presumido Deus, não combinam em nada com minha natureza, é como se ele fosse meu adversário sempre...

- Mas não é precisamente isso que a Bíblia diz; que todos sem Cristo são inimigos de Deus e só Ele reconcilia?

- Mas tem tanto salafrário usando a Bíblia para ganhar dinheiro apenas...

- Isso faria Deus ser falso, ou os tais “servos”?

- Ah Dr. Não esqueça que Freud era ateu, e foi ele que inventou seu método de análise.

- Meu diploma é fake, não sou freudiano ...

- O que é fake?

- Um lugar onde vivi e estudei a falsidade humana.

- O Sr. acha que sou falso?

- Incoerente com certeza.

- como?

- Só um louco tentaria obscurecer o óbvio.

- O Sr. acha Deus óbvio?

- Até o diabo acha, tanto que não negou ao homem a existência de Deus, apenas, sugeriu independência, que não era preciso obedecer; ao criar o ateísmo o homem superou o diabo, matou Deus, e fez deus a si mesmo. Quando você pensa poder decidir contrário às evidências, e à maioria, você absolutiza seu umbigo, o que em tese, poderiam fazer todos; assim estariam todos “certos” fazendo o que quisessem. Sendo o homem “a medida de todas as coisas” valores pétreos como fidelidade, verdade, justiça; perdem o sentido, uma vez que, na ausência de absoluto, cada qual estabelece as próprias leis.

- Nossa, as consequências são alarmantes assim?

- Não acredite se alguém disser sobre outro: Ele é um ateu, mas é um bom homem. Afinal, mesmo os crentes, a Bíblia assevera que são maus. Não somos salvos baseados em nossa bondade, mas, apesar de nossa ruindade, por causa do amor sacrifical de Jesus.

- Sabe, Dr. No fundo eu creio, mas, como não cosigo obedecer, poso de ateu, para parecer coerente aos de meu convívio.

- Você não se importa de ser incoerente consigo mesmo, desde que pareça coerente aos outros?

- É, tenho agido assim...

- Se você assumisse que é um crente fraco, talvez, eles te ajudassem ao invés de criticá-lo... o grande apóstolo Paulo disse: “Quando estou fraco, então sou forte.” Agir assim, mascarando a fraqueza é capitular ao orgulho; os “pobres de espírito” que reconhecem suas necessidades, são fortalecidos pelo Todo-Poderoso. Você, por certo já ouviu que o pior cego é o que não quer ver; mas, te digo: O pior corno é o que está sendo traído por si mesmo, dorme com o inimigo, alimento-o com autoengano, pois, quando aquele for condenado, o será juntamente...

- Caraca Dr. Eu vim fazer análise para me sentir melhor, e agora estou muito pior que antes!

- Esse é o problema da maioria; querem remover a sombra, sem tocar no obstáculo que a produz. Se alguém vai ao médico com uma dor qualquer, e analisado se diagnostica um câncer, por certo se sentirá pior que antes de saber, mas, só assim, terá chance de buscar a cura... Se eu “facilitasse” dizendo que cada qual cuida de si, nem meu trabalho faria sentido, e seria incoerente como você.

- Quanto lhe devo Dr.?

- A mim nada, você está endividado com Deus e consigo mesmo, Aquele perdoa fácil a quem se arrepende; já o orgulho é contumaz, rebelde, só crucificando...