SUPERAÇÃO

Noite de autógrafos marca lançamento do livro “Cadê o Sol?”

“Cadê o Sol?” foi escrito pelo deficiente visual Ivo de Souza

O autor caiçara Ivo de Souza lançou sua primeira obra literária, o livro “Cadê o Sol?”, numa noite de autógrafos na Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, prédio que já abrigou a escola onde ele próprio estudou.

Amigos novos e de longa data estiveram presentes ao momento especial que selou o trabalho surgido de uma história de superação de desafios, de uma vida transformada em consequência de uma cegueira proveniente de glaucoma hereditário já na idade adulta.

De acordo com o autor, o nome do livro tem total relação com esta vivência, acrescentada de memórias acumuladas ao longo de sua vida. Nele há poesias sobre o amor e sobre São Sebastião bem como algumas letras de música.

Ivo de Souza leu um dos poemas, `Canoa e Remo`. Ele contou emocionado como percorreu este caminho e falou sobre a emoção do momento de lançamento. “Para mim esta é uma noite muito emocionante. Poder lançar este trabalho entre pessoas tão especiais foi um privilégio”, resumiu.

A secretária de Turismo e Cultura, Marianita Bueno, falou da importância deste evento exatamente no Dia do Caiçara e ainda lembrou a comemoração celebrada em 14 de março, o Dia Nacional da Poesia, “datas que coincidem com o lançamento de um livro recheado de belas poesias escritas por um caiçara nascido na Ilhabela, mas também sebastianense de coração”.

Autor

Ivo de Souza nasceu em Ilhabela (SP) onde viveu sua infância e adolescência. Ainda jovem, mudou-se para São Sebastião e depois para São Paulo, onde graduou-se em Pedagogia, Matemática e Engenharia Civil. É pós-graduado em Gestão Ambiental.

No ano de 1980 mudou-se para Guarulhos, onde reside até hoje com a esposa e filhos. Mesmo assim, o escritor está sempre presente em São Sebastião e, quando vem, fica em sua residência, no Pontal da Cruz.

Como professor, atuou em esco¬las públicas e particulares. Na engenharia trabalhou como profissional liberal e assumiu diversos cargos na área pública. Mas teve que deixar suas atividades técnicas de lado devido a perda da visão, em 2008, causada por um glaucoma.

Superação

Refugiar-se em seus hobbys foi a saída para enfrentar a situação. “Eu adoro a literatura. Sempre gostei de escrever e, quando me deparei com esta situação, resolvi juntar tudo o que já havia escrito ao longo da minha vida e fazer este livro”, contou o autor.

Com um alto astral contagiante, Souza disse que o lançamento foi feito numa data bastante propicia, dentro das comemorações do centenário de seu pai. “Resolvi publicar este ano porque meu pai completará 100 anos em abril e pra mim é uma felicidade imensa comemorar estes dois acontecimentos tão importantes juntos”, revelou com emoção.

(VB-RF)

Poeta dos Mares e Prefeitura Municipal de São Sebastião
Enviado por Poeta dos Mares em 21/03/2013
Código do texto: T4199764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.