OBESIDADE

PERGUNTE AO DOUTOR!

DR. MARCIO: Ando muito preocupado com diversos familiares que se recusam a cuidar do ganho de peso que estão tendo. Gostaria de solicitar-lhe alguma forma de mostrar-lhes, que não estou sendo implicante, ou exibido, pois faço alimentação saudável e pratico ciclismo por vários períodos do dia, sempre que não estou ocupado. Pode me ajudar? - Célio
CÉLIO: Comecemos do princípio. No nascimento, onde ao passar um período de nove meses num verdadeiro paraiso, onde não é preciso comer, pensar, respirar, ficando a se divertir chupando o dedão da mão e do pé, espreguiçar-se, dando desconforto à mãe, ocorre um verdadeiro cataclismo: rompe-se a bolsa amniótica (onde fica o feto), começam as contrações uterinas, empurrando o feto maduro por um canal estreito, que o espreme, onde há a perda do líquido amniótico, sentir a diferença de temperatura ente o útero e a do meio ambiente (graus abaixo), ter o cordão umbilical cortado; ter a aspiração do líquido amniótico das vias respiratórias, onde o ar frio dilata-lhe os bronquíolos e alvéolos, com uma sensação de estar rasgando-o, finalmente o bebê é levado para o berçário, lavado e agasalhado, recebendo ainda uma mamadeira com adoçante, até que possa se amamentar.
Aí aparece o grande milagre: um seio gostoso, com um leitinho que além de aquecê-lo, alimentá-lo, é uma delícia, idéia, que ficará registrada para sempre em seu inconsciente: comer produz um imenso prazer.
Se a vida decorre com problemas solúveis, se a educação é boa, se a formação genética aponta para bons caminhos, se a realização pessoal, amorosa, paternal é gratificante, aprende-se a amar a vida, com percalços resolvidos adequadamente, surge o prazer de diversas maneiras, além de alimentar-se com alegria e cuidar de seu corpo e mente.
Se pelo contrário aparecem dificuldades desde cedo, a família não ajuda e sua atividade está sempre à esquerda do que deveria ser, o indivíduo busca obter prazer comendo, de forma a ter uma ocupação que o distraia, muitas vezes usando o ganho de peso para se mostrar frustrado, ou se for ingênuo, sem perceber o mal que está causando a si.
Complicações como a diabete, as alterações da tireóide, o aumento das gorduras que podem prejudicar o coração, o cérebro, o fígado e praticamente todo o corpo, principalmente a elegância, são comuns.
Uma análise recente mostra que os obesos logo estarão sendo maioria no mundo.
Já somos um país de estressados (repito isto todos os dias) e a depressão vem elevando-se a níveis que jamais pensávamos em atingir. Consequentemente, a obesidade terá níveis muito elevados em breve.
Ao sair para um passeio, preste a atenção em quantas pessoas estão acima do peso, mesmo que se vistam com elegância.
O índice de massa corporal (IMC) saudavel está situado entre um índice de 20 a 25 kg/m2. Seu cálculo é feito dividindo-se o peso, pelo quadrado da altura (altura multiplicada por ela mesma).
Assim, por exemplo, quem tem 65 quilos e mede um metro e setenta, tem o índice de massa corpórea ideal, se tiver 65 quilos, divididos por 2,89 (=1,7x 1,7 ), ou seja IMC = 22,5 kg/m2.
Ter peso abaixo do IMC pode mostrar que o individuo também está sujeito a ter baixa resistência e ficar doente.
A obesidade necessita tratamentos, conforme a sua causa. Procurar operar o estômago, para reduzir o peso, tornará o indivíduo necessitado de vários complexos vitamínicos.
Se a causa for genética, uma alimentação adequada, com exercícios físicos ou mesmo caminhadas, podem ajudar bastante. Por vezes necessita-se um tratamento medicamentoso simples.
Se a causa tiver algum componente psíquico, como a depressão, ou o estresse, trata-se com medicamentos corretos, que não causam dependências ou reações colaterais graves, senão o quadro pode agravar-se.
Se a causa for diabete ou o funcionamento pobre da tireóide, o tratamento deve ser medicamentoso, redutores da gordura, ou estimulante da tireóide, com uma dieta e exercícios físicos com pensadores.
Descobriu a medicina que os transtornos psíquicos podem gerar alterações no Pâncreas (diabete, por exemplo) e da Tireóide (perda ou ganho de peso, entre outros sintomas). Também os transtornos nestas duas áreas, podem ser responsáveis pelo aparecimento de problemas psíquicos, que requerem tratamento simples, ou agravam os quadros físicos descritos.
Comuns são os ganhos de peso, após problemas financeiros ou emocionais inesperados. Pensem, por exemplo, como deve estar o psiquismo de quem perdeu uma pessoa querida, no incêndio da boate Kiss.
Conheço situações graves como esta, que, por preconceito aos tratamentos, pessoas se definharam até morrer, ou engordaram até atingirem pesos imensos
Muitas vezes a pessoa pode ter inchaços por problemas renais ou circulatórios e crer que está com problemas de ganho do peso. Uma compressão na perna, pode mostrar um inchaço.
Além das causas já citadas, as outras, principais originadas no ganho de peso são:
- Aumento da pressão arterial levando a distúrbios na distribuição das gorduras e complicações em órgãos, como o coração;
- Doenças nos vasos sanguíneos causando aumento do colesterol, que pode colar-se às paredes arteriais, causando tromboses em diversas partes do corpo;
- Redução do Colesterol bom (HDL) que impede os prejuízos possíveis, causados pelo mau Colesterol (LDL, presente em pessoas que se alimentam com geradores de gorduras, como as massas, frituras, carnes gordas e doces não aconselhados), facilitando as doenças do cérebro e dos vasos. Dentre os produtores fáceis de HDL, se encontra o amendoim, que pode ser ingerido salgado (torrado ainda na fava e descascado), ou sob a forma de paçocas feitas com um pouco de mel de boa qualidade;
- A diabete, provocando uma produção aumentada de insulina, que prejudicará o funcionamento do pâncreas, seu produtor;
- O câncer em diversos órgãos, por causa da intolerância à glicose exagerada nos obesos;
- A artrite óssea, que além dos problemas causados aos ossos, como dores, e articulações defeituosas, podem gerar distúrbios menstruais e até impedir a fertilização da prole;
- A formação de cálculos no ducto colédoco, que transporta a bile, causando dores e sono irregular, pois o indivíduo só consegue dormir de costas, o que pode ser uma das causas dos roncos e da parada respiratória enquanto dorme.
A medicina aconselha nunca tomar medicamentos indicados por leigos, pois com frequência, reações de intolerância podem acontecer.
Para encerrar, continuarei repetindo: “Não queira ser, nem fingir ser Deus. Encare sua vida normalmente, mostrando que não sabe tudo, como ninguém sabe; não adianta fingir grandeza e se prejudicar, não procurando ajuda para assuntos que podem causar-lhe danos seriamente, só porque teme encará-los”.
Não tento formar inferiorizados. Pretendo que sejamos capazes de nos analisarmos, física e mentalmente.
_____________________________
Dr. Marcio Funghi de Salles Barbosa
fale@drmarcioconsigo.com