ESQUIZOFRENIA

PERGUNTE AO DOUTOR!

Esta coluna visa dar esclarecimentos sobre problemas médicos-sociais sendo, entretanto impedida de fornecer consultas médicas.

Da. Roseana: Dr. Marcio tenho um filho com a doença Esquizofrenia, que me deixa maluca com suas atitudes e conversas sem sentido. Passo o dia corrigindo-o e censurando, mas não adianta nada, seu comportamento deixa agitados a todos em casa. O que fazer?

Dr. Marcio: Roseana, já faz algum tempo que a psiquiatria parou de tratar como doença a esquizofrenia e os outros quadros mentais, chamando-os de Transtornos Mentais e comportamentais. Isto aconteceu por uma percepção científica, de que estes problemas não são obtidos por problemas doentios como as infecções, ou outros problemas de lesões traumáticas, mas se devem a alterações químicas, geradas por problemas hereditários, ou advindos de situações estressantes, onde o indivíduo é submetido a regras e exigências absurdas, como por exemplo, ser tratado como mero recurso, desgastando-o, sem ser considerado como contribuinte nas empresas e tantas outras circunstâncias absurdas que a sociedade cria.
No caso do TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME a causa é por um problema hereditário e alérgico, isto é: os portadores destes transtornos recebem uma herança genética advinda dos pais, que herdaram informações de antepassados com estas alterações, que são transferidas no momento da formação do feto, gerando mais tarde, substâncias anormais que causam alergia no cérebro.
Sabendo isto, podemos imaginar que não iremos conseguir correção de pensamentos, visões ou vozes que o transtorno produz, com censuras ou comportamentos de tentar corrigir o que os portadores falam. Se isto fosse possível, a Medicina não precisaria buscar remédios, ou tratamentos novos. O que leva os familiares a agirem assim (alterados) é devido à insegurança, à vergonha de que percebam haver algum doente na família (que a incompreensão trata como doidos).
Se tentarmos agir com calma, perguntando que o cliente nos explique porque pensa assim, se conseguirmos mostrar que seu pensamento não é compreendido desta forma, isto associado à uma medicação correta, pode minorar os sintomas, pois temos uma grande esperança de que tratamentos melhores para estes transtornos (procurem ler o que já estão descobrindo para o tratamento do Parkinson e o Transtorno Bipolar).
A COMPREENSÃO LEVA À DESCOBERTA DE CAMINHOS PARA A COMUNICAÇÃO, ATÉ PARA CEGOS E SURDOS!
_______________________________________________
fale@drmarcioconsigo.com