RELACÕES HUMANAS NAS EMPRESAS X recursos humanos?

PERGUNTE AO DOUTOR

Dr. Marcio,

Há alguns anos atrás, o assunto Relações Humanas nas Empresas começou a ser debatido mas conheço muitas empresas que ignoram muitos desses princípios. Tem lugares, onde o pessoal de help desk, por exemplo, não pode relaxar um minuto e se for pego trocando algum tipo de brincadeira com seu colega mais próximo, é repreendido de forma truculenta e fria. Depois os clientes reclamam de serem mal atendidos. Infelizmente, o atingido é na maioria das vezes o funcionário que é barganhado como mercadoria exposta. Sei bem o que formam nossas faculdades em relação a líderes: “Um fracasso total”. Pode comentar? - LC

Sou psiquiatra e há 32 anos fui obrigado a ouvir os problemas da direção de empresa em suas consultas e a partir daí, usando o Método Científico (que uso para fazer diagnósticos e encontrar soluções para todas as dúvidas que possam permitir achar soluções) mais o "Brainstormig" (Pensamento Criativo, que nos desvia da rigidez do medo de errar) acabei sendo com felicidade um Consultor de Relações Humanas, onde procuro mostrar que o ser humano nunca foi RECURSO. Esta pecha serve para os INSEGUROS DO ENGENHO empresarial, imporem-se, uma vez que precisam fingir ter poder.
Isto tem ensejado Sabotagens, Vandalismo e falta ao trabalho (absenteísmo).
Como tudo tem o seu lado aproveitável, fiz um trabalho, que está no Recanto, sobre Sabotagem - Identificação e Controle, que já mudou o conceito dos léxicos e é considerado modelo no mundo inteiro.
Isto me ajuda a não temer tarefas e a enfrentar os "Touros Sentados", que fingem calma ao fumar o seu pretenso cachimbo da paz.
Estamos vendo nos consultórios de todas as especialidades o crescimento de doenças que só se explicam com um entendimento sobre a depressão, muitas vezes causada pela forma como são tratados os funcionários no trabalho, onde vivem um terço de sua vida.
Muitos fazem o papel de ouvidos moucos, provando que sabem bem pouco e agem como loucos, neste mundo de roucos.
Desde pequeno aprendi a me comunicar, sem ter medo de aprender.
Nas Empresas onde exerço a Consultoria de Relações Humanas, oriento aos contratantes para que façam a contratação de colaboradores (nunca RECURSOS), que saibam mais que o contratante e o ajude com extensão em seu aprendizado e perca o medo de dizer que não tem uma determinada solução.
Paga-se para o funcionário ser participativo, colaborador de um crescimento, não de um bocó que precisa aprender, para exercer sua função.
Conheço empresas que criam estágios, cuja função não é avaliar o possível contratante, mas para enquadrá-lo, nas "regras disciplinares" dos “cabritos bons de berro”, que nem gritam ao serem sacrificados.
Uma vergonha!
__________________________
fale@drmarcioconsigo.com