BANANAS MADURAS E MANCHADAS DE PRETO

Dr. Márcio – Vi o Senhor no supermercado comprando banana prata e percebi, que como eu procura levar a penca amarela, com os tendões ainda esverdeados e sem nenhuma mancha preta. Alguém já me disse que esta é a melhor maneira de comprá-las, mas queria que tentasse me explicar o porquê.deste método.- Luiza F.

Luiza – Desde pequeno ouço falar que alguns produtores, colhem as bananas verdes em cachos, as jogam em caminhões, sem muito cuidado e vendem-nas quando começam a amarelar, muitos deles semeando carbureto entre elas, gerando acetileno (muito tóxico), para acelerar o amadurecimento, muitas vezes tirando o gosto da fruta.

As manchas geralmente surgem em consequencia das pancadas produzidas na armazenagem dos cachos e também quando os ensacadores dos Supermercados as machucam, ou as colocam debaixo de compras mais pesadas.

Você já deve ter percebido, que ao deixar as bananas guardadas, mesmo ao ar livre, por um tempo maior, ao amadurecerem ficam manchadas, ou pretas.

Além das manchas fruto dos fatos que já comentei, ao semearem o carbureto e ao armazenarem em local húmido, ou aspergindo vapor de água, o carbureto libera acetileno, um gás que além de tóxico, contamina as frutas e ao comê-las muitas pessoas descascam a banana, colocam-nas num prato, jogam fora as cascas e com as mãos sujas de bactérias e outras contaminações, comem-nas, se poluindo e por vezes tendo dores de barriga e até gastrenterites, como já constatei.

O melhor, que muitas pessoas deveriam fazer seria lavar por alguns segundos as bananas que vão comer naquele momento, em água com iodo (para um litro de água, colocar 8 gotas de iodo), mantendo a polpa fechada com o sustentáculo que as liga à penca e em seguida usar água comum para enxaguá-las, enxugando-as e descascá-las com a mão direita segurando o terminal da fruta na mão esquerda.

Consigo compreender algumas pessoas comentando após lerem estas recomendações, as seguintes críticas:

1- “Que médico obsessivo, ninguém vai fazer isto!...” Digo que ter higiene faz muito bem à saúde.

2- “Imagina se eu vou comer iodo, faz muito mal, pode até matar!” Alerto: se matasse, este iodo que usamos para lavar verduras cruas e frutas (com suas cascas, tipo pêra, maçã caqui e outras), nós já teríamos morrido, pois comemos sal iodado.

3- “Adoro comer bananas quando vou às feiras, fazer compras!” Pondero: Ao irmos às feiras ou outro local de compras, pegamos carteira com dinheiro, sacolas, volantes de automóveis, partes de bicicletas e em vários lugares contaminados. Comer sem pelo menos lavar as mãos é contaminar-se com micróbios perigosos.

Só para citar um exemplo significativo, lembro que temos por toda a pele, almofadas, cadeiras e poltronas, ácaros, que são percevejos microscópicos, que se alimentam de restos de nossas peles, formando, às vezes as espinhas, que habitam ácaros, que se reproduzem, muitas vezes exigindo cirurgias, para extirpá-los.

Temos que procurar manter as mãos limpas, muitas vezes usando desinfetantes, após uma saída para compras.

Não pretendo criar manias nas pessoas (atos obsessivo-compulsivos), só mostrar que a higiene precisa ser conhecida em tosos os seus detalhes, para prolongarmos nossa existência.

O governo, recentemente, através do Ministério da Saúde, tentou forçar por decreto, para que as indústrias de refrigerantes voltassem a usar garrafas de vidro, pois as de plástico, desde que colocadas na geladeira, davam origem à Oxitoxina, enorme causadora de câncer e crianças geradas com defeitos físicos, como já falei em outro artigo, pois os refrigerantes contém água clorada, que geladas, geram este péssimo produto. Infelizmente, algo que nem precisamos citar, permitiu que as empresas de refrigerantes voltassem ao engarrafamento em plástico.

Vegetais que adubados com defensivos agrícolas, que contem cloro, ao serem molhados e depois aquecidos pelo sol, ou esfriados no inverno irão também gerar oxitoxina, que não existe nos produtos, repito, mas é produzida a partir da decomposição deles.

A vida não é complicada, só exige um pouco de conhecimento e que sejamos honestos conosco, evitando escolhermos políticos propineiros.

______________________________

Dr. Marcio Funghi de Salles Barbosa

drmarcioconsigo@uol.com.br

Explicações técnicas de Cristina, de Seropédica.

"A banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno.

Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (uma pedrinha de carbureto na água, forma o gás) e acelerar o amadurecimento dos cachos. Na agricultura orgânica não pode ser usado carbureto.

A banana madura libera acetileno. Por isso embrulhar, ensacar ou fechar em uma caixa as bananas verdes junto com uma banana bem madura, acelera o amadurecimento das verdes.

Agora, quando o cacho é tirado muito verde, as bananas ficam cascudas, com pouca polpa dentro e pouco doces e saborosas.

É que não deu nem tempo de acumular os nutrientes e o açúcar da banana, nem deu para desenvolver o fruto completamente."

Observação minha: ISto só acontece na produção convencional, coisa que não é rotina em todos os produtores.

Marcio