Entrevista com Gildo G Oliveira

Um papo emocionante com o autor dos livros Marcas na Alma- Elos de Amor, Histórias de Vida,- e o mais recente , Espiritualidade e Poesia. Juntando com: "Quero tanto falar com tua alma", formam o total de 4 (quatro) livros. Todos com a mesma finalidade.

FB – Vou começar querendo saber sobre sua relação com a poesia e a literatura, como foi o pontapé inicial? Teve incentivo?

GO: Minha relação vem da necessidade de colocar no papel a dor que me assolava a alma pela partida de meu filho Michel, tragicamente, aos 21 anos .

FB – Acredita ter alguma aptidão maior ou preferência por algum gênero poético?

GO: A poesia moderna é rica em possibilidades, tanto na prosa, como versada, não tenho predileção.

FB – Como tomou conhecimento do “Recanto das Letras”?

GO: Através de uma amiga (já falecida) Lilu.

FB – Você tem livros e DVD “s de sua obra publicada e mantém 7 casas de esperança, você disse-me isto no facebook, mas queria saber do que se trata este seu trabalho de assistência social e se você recebe alguma ajuda de alguma empresa, instituição ou até mesmo governamental?

GO: Em uma viagem a São Paulo, conheci uma Psicóloga que faz um trabalho fantástico com pais, os quais têm a antecipação cruel da partida de seus filhos. A partir dai, iniciei o meu projeto de criar um local em que pudéssemos compartilhar dores. E assim resolvi copiar a idéia de outros espíritas, Chico Xavier, Divaldo, Raul e parti para escrever meus livros em busca de uma receita que me possibilitasse a realização do sonho. Ajuda de outros, sim! Mas do governo, quero distância.

FB- O que você acha que está faltando para que se realizem mais trabalhos como este e o que pode ser feito para que haja mais interesse de instituições publicas e até mesmo das pessoas físicas?

GO: FÉ, e o entendimento do que realmente somos, no contexto do Universo.

FB – Em 2012, você postou um comentário em meu texto “Homenagem ao Dia das Mães” (Mães que Choraram a Dor da Perda de um Filho), que me deixou profundamente comovido. Seu filho de 21 anos veio a falecer vitimado por uma instalação irregular de uma Cia Elétrica, que não foi responsabilizada pelo ocorrido e a justiça deu ganho de causa a Cia pela ação movida contra ela. Gostaria de saber se vocês recorreram e se modificou alguma coisa até a data presente?

GO: Quando a Juíza, mesmo tendo todos os comprovantes da irregularidade constatada pelo Ministério Público, fora as imagens, fotos e depoimentos, deu a sentença favorável a Cia de Energia Elétrica CEEE, alegando que meu filho não devia estar no local sem EPI, minha advogada foi muito fraca e não recorreu, por razões que não consegui entender. Tendo passado o prazo não tinha mais validade e a CEEE é forte no estado.

FB– Tem alguma esperança que os rumos políticos que estão tomando o nosso país modifiquem alguma coisa e corrija injustiças como esta?

Resposta: Sinceramente, não! Pois a inversão de valores e a corrupção tomaram conta da nossa sociedade e só com uma revolução em que passemos a ter direitos, e não apenas deveres.

FB – Voltando a falar do seu trabalho de assistência social, vocês aceitam algum tipo de doação e como devemos fazer para de alguma forma ajudar da maneira que estiver ao nosso alcance?

GO: Procuro fazer trocas, com as vendas de meus livros, meu DVD, meu próprio trabalho e a ajuda de meus clientes e amigos ,que sempre estão na escuta. Agora que estamos com um grupo já formado e a ACOMO - Associação Cristã Oficina Michel Oliveira, funcionando, ficará mais fácil, pois com CGC as doações ficam facilitadas.

FB – Há quanto tempo realiza este trabalho?

GO: Desde que iniciei as obras e logo a seguir comecei com um programa na TVC local que se chama : “Os nossos Amores Ausentes” e no mês que passou completou 8 anos .

FB- Voltando a falar de poesia, quais são seus escritores e poetas preferidos? Lembra do primeiro poema que escreveu?

GO : Não tenho um poeta especifico, mas Castro Alves , Carlos Drumond de Andrade, Kalil Gibran . Quanto a escritores, Augusto Cury, Zíbia Gasparetto ,Og Mandino.

FB – Qual foi o seu livro inesquecível e que você recomenda para leitura?

GO: O Semeador de Idéias- A Curi , “Quero tanto falar com tua alma” – G Oliveira. Considero o meu melhor livro.

FB – Tem algum filme, programa de TV ou artista de cinema e teatro que admira?

GO: Mel Gibson, Charlie Chaplin, John Waine, Tarcisio Meira, Glória Menezes, Chico Anísio , Ari Toledo e nosso inesquecível: Ronald Golias.

FB – Uma música ou poema que seja marcante para você.

GO: A musica do filme Ghost, os poemas de Khalil Gibran e os que eu escrevi: “Vivo, novamente” e “O Colo de Minha Mãe”.

FB– Tem apoio da família como poeta e em seus projetos sociais?

GO: Apenas de minha fiel companheira , razão maior de minha vida por aqui.

FB – Está afastado do “Recanto das Letras” desde agosto, tem previsão de voltar?

GO: Mantenho-me em contato, mas após a partida (morte) de alguns Recantistas queridos, não tenho mais aquele ímpeto, de inicio. Enquanto puder volto sempre. Além do que ainda tenho belos amigos lá, como: Maria Giustina, Jacó Filho, Você, Betina Marcondes, Zélia e tantos outros.

FB– Que recado gostaria de deixar aos leitores do “Recanto das Letras”?

Em primeiro lugar, perseverança, fé, e que ao escreverem, não esperem o aplauso obrigatório, mas sim a alegria de ter feito sua parte. Quem escreve o que a alma dita, sempre se expressa de forma “bem dita”. Pouco importa uma bela rima, pois as vezes não havendo sentimento, as palavras se perdem no vento. Um 2015 com muitos sorrisos. Grato pelo carinho, pois eu sou como disse o poeta: Um pequeno passarinho, esforçado... Mas passarinho!

Encerro esta entrevista com um pensamento de um dos escritores preferidos do meu entrevistado:

Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir.

Khalil Gibran

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 14/01/2015
Reeditado em 08/10/2018
Código do texto: T5101592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.