PERGUNTE AO DOUTOR

Num mundo confuso, vale a pena drogar-se?

Dr. Márcio – Vivo uma vida muito sofrida com meu filho de 30 anos, se drogando desde os 15 anos. Não sei mais o que fazer. Já fui ameaçada de morte e meu marido quis matá-lo. Como impedi, ele mora numa casa separada da nossa e pede para que eu e minhas duas filhas o visitemos. Meu filho rouba, trafica, assalta pessoas à noite e eu já cheguei a desejar que Deus o recolhesse, mas creio que precisamos aguardar o seu despertar, para que tenhamos paz. O que o Senhor me aconselha? Maria C.P.

Maria – As pessoas que fogem à realidade usando drogas, não o fazem por necessidade de agressão e sim por fuga a realidades que não conseguem encontrar, seja por quadros depressivos intensos, seja por medo de se encarar seriamente.

Citarei as principais causas deste mal, sem querer taxar ninguém, mas baseado nos casos que atendemos

com frequência cada vez maior.

Primeiramente quero lhe falar que não nascemos sabendo o caminho certo a seguir, pois apesar dos ensinamentos, muitas vezes os pais temendo um desvio na personalidade dos filhos, agem com uma autoridade exagerada, esquecendo que o amor é a única arma válida, na educação.

Muitas vezes os problemas surgidos dentro de uma união matrimonial, faz com que os pais não façam gestos coerentes, levando a um desequilíbrio familiar, onde para parecer ser bom, tomam o partido de um, ou dos filhos em geral, fazendo com que o outro seja visto como um anormal. Conheço casos onde os irmãos mudaram de casa, para não viver com o protegido, que se droga e é agressivo até quando tenta ser alegre.

Muitos casos surgem no processo escolar, onde por déficit de compreensão do aluno, ou por professores ou a diretoria angustiada por somenos, os maltratam, exigindo um comportamento que cria a ideia de estar sendo marginalizado. Tenho visto com muita frequência estes acontecimentos, onde sou muito convocado a fazer palestras para os alunos e professores, pregando um concerto via amos, diálogo, entendimento dos problemas surgidos.

Outra causa comum é a falta de explicações sobre o desenvolvimento sexual, onde este período surgindo hoje, muito antes que há 30 anos, as crianças brincam inicialmente com os do mesmo sexo e a por volta dos 12 a 15 anos, descobrem seus pares, iniciando a vida heterossexual. Entretanto, muitos pais temendo que os filhos sejam homossexuais, os agridem verbal, ou fisicamente, esquecendo-se ou fingindo não lembrar que já passaram pela descoberta do sexo com o homossexualismo, criando a impressão nas crianças, de que sua preferência seja o homossexualismo, sofrendo com isto e buscando as drogas para fugirem desta roupagem imposta. Conheço muitos casos de pessoas que viviam bebendo ou usando outras drogas, por este motivo de má educação e que só fugiram do vício, por encontrar uma companhia sublime, que as fez compreender a classificação errada que lhe expuseram.

Estamos tendo a chance de ver uma novela linda, a Império, onde dois falsos homossexuais estão sendo redirecionados e um personagem que adora vestir-se de mulher, embora sinta ciúmes de sua funcionária, sempre que vela “paquera” alguém e quando preciso responde com voz masculina, defendendo seus pensamentos.

Os “amigos” que quase sempre são imputados como viciantes, apesar de doentes, imaturos e burladores da lei, nunca podem ser apontados como os viciadores, pois eles não conseguem fregueses, junto aos jovens normais. As causas com certeza se devem à insegurança do usuário seja adquirida ou genética. Aqui chamo a atenção para usuários que tem doenças depressivas, ou que tiveram problemas físicos, que os levaram a se sentirem incapazes, sem a fuga pelas drogas.

Preciso aproveitar a chance desta resposta para assinalar que os drogados usam fumo, bebidas e as drogas mais fortes como maconha, cocaína, crack e outras mais modernas, que prefiro não citar, todas elas viciantes.

Existem pessoas usando o fato de que estão testando derivados de algumas destas drogas, modificando os sais, para tratamento de doenças graves como o Alzheimer, por exemplo. Pode até ser que consigam, mas o uso destes medicamentos não deverá produzir vício.

Pessoalmente eu prefiro fazer meus clientes usuários, ou não de drogas a pensarem, a se descobrirem, para nunca precisarem fugir da vida, que é cheia de questões a serem resolvidas, mas que nos fazem sentirmos adultos capazes e felizes.

Maria procure ajuda especializada para o seu filho, com gente competente, mesmo que isto implique em fazer internações de desintoxicação e de fazê-lo se encontrar.

Só para motivá-la cito um caso de um escritor, que chegou a ser internado por 19 vezes e lhe foi imposto, que só sairia da internação se parasse de usar drogas. Ele parou e apesar de não ser nenhuma maravilha, tem procurado ajudar outras pessoas, que gostam de seu estilo e de descontraem.

Felizes descobertas para você e para todos que buscam seus caminhos,a partir deste ano que se inicia.

_______________________________________

“EU SÓ QUERO UM MUNDO MELHOR, QUE VIVAMOS SEM TANTO SOFRER!”

Dr. Marcio - Aprendi a trabalhar com computadores, com meu filho de 16 anos, que passa seus momentos de folga na Internet. A princípio gostei muito da diversão, mas as quantidades de vírus que dão entrada no computador e as ofertas safadas de antivírus e prêmios, que só servem para contaminar o aparelho, estão me deixando indignado, doente.

Sabendo que temos governantes cretinos, propineiros, desviadores e alugadores de cargos, como será que vamos responder a isto? O senhor pode me dar alguma ajuda? – B.M.G.

B – Propositadamente escondi o seu nome, pois sei que esta cambada de canalhas costuma entrar co processos para se defender.

Quero lhe contar uma desagradável experiência que tive ao adentrar um dos sites mais conhecidos e famosos da Internet. Eles ofereciam site grátis, e-mails e toda a assistência legal que o consumidor oferecesse.

Com a germinação de outros sites, a maioria safados, eles cancelaram meu site, sem um aviso prévio, apagando todas as páginas que construí com a ajuda de amigos, passaram a cobrar mais caro, oferecem antivírus que só atua nos e-mails enviados (assim eu percebo) e permitem que inúmeros anúncios adentrem a página inicial.

Enviei vários e-mails reivindicando meus direitos de pelo menos captar minhas páginas para outro registrador de e-mail e todos os e-mails que envio, recebo como resposta de que “seu e-mail, não foi recebido”.

As invasões de métodos corrompidores da boa prática profissional ocupam não só a política safada, em busca de dinheiro, mas creio que até boa parte da humanidade se vinga dos roubos, ligando-se à má prática.

Os órgãos corregedores de tais entidades, devem estar faturando alto, com estas cretinices, só pode ser isto.

O dinheiro, conforme vemos na canalhice da direção do país, torna tudo passível e sem correção. Concessões públicas contaminadoras da humanidade estão surgindo aos milhões. A poluição está acabando com a água, destruindo a saúde populacional, impedindo as drenagens e prometendo uma vida curta para este planeta.

Só vejo uma saída adequada: devemos ler mais, inquirir mais nossas dúvidas, perdermos o medo de nos expor, buscarmos ajudas que nos indiquem como devemos nos questionar, sem dirigir nossos pensamentos, manifestar nossas indignações, buscarmos fazer grupos de debates e mostrarmos que não estamos mortos, ou com medo de exigirmos nossos direitos, cidadania e respeito.

Sei que esta situação de uma castração popular só existe, porque nos tornamos medrosos, fugindo de como pensamos sermos julgados. Portanto, a situação que ocorre só tem como culpados, a nós mesmos, indolentes, medrosos, cabeças baixas.

Não prego uma revolução armada. Como médico, valorizo a vida, a humanidade, o respeito e o amor ao próximo. Luto, sem nenhum medo pela liberdade de expressão e permito que me questionem e me corrijam, se descobrirem algo errado que disse.

Muitos me escrevem e comentam que “eu posso falar o que penso, pois sou coberto pela imprensa, nos diversos locais onde escrevo. Respondo dizendo-lhes que esta afirmativa não é real, pois participo não só da imprensa escrita em diversos locais, como participo de diversas redes sociais, expondo minhas crenças. Uma única força me conduz: exponho aquilo que comprovei ser verdadeiro, pois este ainda é um caminho, que se adotado por todos, pode nos dar algum tempo a mais de existência sadia.

Abaixo os canalhas, propineiros, que só se agregam a tarefas que lhes renderão muito “cacau safado”.

O que estes propineiros não se apercebem, que por pior que tenha sido a sua educação e moralidade, dentro de seu cérebro, existe a verdade, que nasceu com eles e criará uma agressão orgânica, baixando a sua resistência a doenças que surgem como autopunição, como vejo acontecendo.

Creio em pessoas honestas, que sentirão terem cumprido o seu viver com alegria, paz e conhecimento do que é real. Lutemos contra estes canalhas, que enganam os inocentes e só tiram vantagens monetárias, mais contaminadas que por bactérias, mas cheias de autopunição.

E Viva nós e viva tudo, abaixo os canalhas que fundem tudo!

Trabalhemos por anos melhores, sem remorso, com alegria por não sermos como estas tralhas.

B. ¬– Quem desiste, já morreu. Deus é o nosso xodó, que só quer nosso bem viver!

_______________________________________________

TER ÉTICA, OU VENDER O BRASIL A QUALQUER PREÇO?

Dr. Márcio – Sou uma pessoa de idade avançada e isto não me assusta. O que me deixa indignado é perceber que vivemos num país onde não se preparam as pessoas, ao se lançarem políticos, muitos deles acabam cometendo gestos que nos fazem sentir vergonha como conduziu esta canalhada, a um país que sempre foi invejado pela qualidade de seu povo. Como reverter este quadro? Gilberto A.T.

Gilberto – Hoje a principal meta da maioria da população é ter uma vida com situação financeira satisfatória, mas a riqueza é a motivação de muitos seres e ao contrário de se prepararem para ter cultura e criar um ambiente de descobertas maravilhosas, que mudariam nossa vida, buscam associar-se a profissões que podem facilitar a realização de sua cobiça.

Muitos destes adquirem só um pouco de cultura, geralmente direcionada para o poder e como levar vantagens em tudo que operam. O que não conseguem perceber que como ele existem muitos outros, que são capazes de apontá-lo, para fingir-se de correto. Outros, já tem um pouco mais de cultura nos erros e arranjam servidores que fazem para ele a safadagem, se expondo como bode expiatório, que às vezes denuncia seu superior.

Creio que praticamente todos nós vivemos esta crise, que os imorais nos trazem, mas uma pergunta que você faz, nos leva a pensar: "Como reverter este quadro?"

Primeiro tem que haver uma boa formação, por professores que não se limitam a dizer a tabuada, mas se preocupam em formar paralelamente a personalidade do ser futuro.

Para que isto dê bom resultado, necessário se faz com que as escolas paguem melhor aos bons mestres, que terão que ser selecionados com profundidade, sem rigidez comportamental, mas ao contrário mostrando como a amizade, o bom humor, o carinho durante as aulas, que ao contrário de criar panacas, formará pessoas sadias, agregando novos e sadios conhecimentos, formando uma cultura de ajuizados, detectadores de coisas erradas, diferentes de como se formaram, escolhendo serem políticos, mesmo sem cargos eletivos, mas trabalhando ativamente para a conscientização populacional e de que o seu sustento virá de seu trabalho honesto, pago por pessoas como eles.

Nos dias atuais isto parece exagero, ao querer que o mundo vivesse esta verdade. Vejo com frequência pessoas de baixo nível moral, pregando verdades, para ocultar o quanto colocam a "mão na massa", como diz a gíria dos acostumados a verem estas verdades.

Toneladas de livros tentam pregar esta verdadeira criação sadia, mas o que percebemos é o aumento da safadagem.

Ao escolhermos nossos dirigentes, não deveríamos apoiar os partidários de uma política duvidosa, simplesmente por pertencerem a um partido político que apoiamos, porque mentem em suas futuras realizações, como estamos vivento há mais de uma década, isto sem levar em conta, que antes destes, votávamos sem saber quem era bom, pois apenas alguns jornais publicavam inverdades, a troco de publicidades pagas.

Hoje temos as televisões, as redes sociais, as oportunidades de manifestarmos nossas crenças e dúvidas, mas nos surpreendem a quantidade de pedidos aos céus, que resolvam estas paradas, porque se sentem incapazes de pensar, de escolher corretamente, de usar o nosso tempo para pesquisarmos melhor.

Outro dia vi numa rede social, uma oração feita pela esposa de um político safado, que elaborou uma oração pedindo: "Pai do Céu, Oh Todo Poderoso, Cumpra com Sua Graça, eliminando os corruptos, fazendo este mundo melhor". A seguir ela dizia que se os leitores apoiassem seu pedido, dissessem por escrito a palavra AMÉM, logo a seguir. Contei mais de quarenta Améns e só tive um pensamento: "Pai, perdoai os inocentes e ingênuos, por crerem ser este um papel de Sua responsabilidade, quando sei que O Senhor só espera que aceitemos a doação de uma vida para nós e que sejamos felizes, criando um mundo também feliz" Tenho certeza de que ele respondeu: "É o que espero há milênios!"

O mais triste ainda foi eu perceber, que se Deus interferisse no pedido, realizando-o, a pedinte estaria viúva, pois Deus eliminaria seu marido, que dias depois a enviou feliz para Orlando, muito provavelmente com o dinheiro roubado da população sem representante.

Concluindo, eu diria: _ ACORDA POVO! SE O MUNDO ESTÀ ASSIM, È PORQUE SOMOS BURROS, TEMOS PREGUIÇA DE PENSAR, AGIR. QUEREMOS VIDA MANSA, COMANDADA POR POLÌTICOS QUE NEM SABEMOS SUAS ORIGENS. VOTAMOS NUM SAFADO, PARA EVITAR QUE O OUTRO QUE FOI TONTO, NÃO SABENDO MENTIR TANTO SEJA ELEITO!

DO IN (em inglês), não é MEU ADORADO PAI?

____________________________________________

COMO A CRIAÇÂO GERA A PERSONALIDADE

Dr. Márcio – Apesar de ler a sua coluna todas às terças, desde que começou a escrever para o Opinião, venho lutando para tentar compreender como a criação gera a personalidade. Posso adiantar-lhe que em toda a nossa família, incluindo informações de meus pais, todos são muito preocupados e exigentes com a família, inclusive eu e minha esposa.

Tenho a certeza de que existe um temor exagerado de sermos criticados e por isto criamos os filhos com muitas regras, o que os torna nervosos, sem paciência, sendo que já tive um filho que fumava e usava álcool. Como podemos mudar isto? Arlindo G.

Arlindo – Creio firmemente que você se conhece, a sua esposa e demais parentes. O principal medo que leva a isto, você demonstrou conhecer: Medo do julgamento social, que inclui a rigidez religiosa.

As famílias se formam, como você já disse, buscando comportamentos complementares, muitas vezes rígidos e estes, como disse, são transmitidos por gerações e se forem muito rígidos, com pouco diálogo (não entenda por monólogo ditador).

Seria bem mais fácil se a humanidade procurasse compreender como os amimais adquirem conhecimento, pois como nós, nascem sem saber nada, exceto os reflexos instintivos de defesa e auto sustentação, como comer e satisfazer suas necessidades básicas. Aqui não incluo o saber fazer sexo, de forma alegre e como fruto de amor.

Um dos maiores problemas do ser humano é ter medo de se mostrar, principalmente quando não sabe olhar para dentro de si e conhecer suas virtudes (sem exageros) e falhas. Praticamente todo mundo se esconde atrás de uma vestimenta, tipo ÁS DE OURO, e sofre por saber que é um dois de copas. Melhor seria se vivessem como dois de ouro, dialogando, ouvindo o parceiro, não contestando brutalmente, mas oferecendo sua visão, mesmo sabendo que a opinião do outro poderá ajudar-lhe a se modificar com bons aprendizados e bons ensinamentos.

Para começarmos tenho que usar pensamentos que creio, já citei e já provei para mim: Sei muito pouco, preciso estar de orelhas e pensamento funcionando bem, pois o erro é o começo do acerto.

Creia-me: se pensarmos assim, não teremos medo de alguma crítica ou mesmo uma agressão verbal, pois esta última já indica que o agressor está inseguro e se nos sentirmos agredidos também o estamos.

Tenho a certeza de que muitos que me leem estão pensando: “De novo esta série de ideias?” Consegui provar a mim mesmo que este é o começo da vida útil, cheia de descobertas, formas de se falar e nos divertirmos, principalmente quando identificamos alguma “burrice” que temos cometido com frequência.

Converso o dia todo com amigos e clientes e vivo despreocupado com, o que pensam sobre mim, apesar das frases, muitas vezes agraciantes, que me dirigem e sei que não são como penso, pois só sei que pouco sei.

Tenho conseguido obter alegrias, quando meus amigos percebem que reunir a família para discutir suas visões, sem medo, sem agressões, com amor, a família se torna feliz e perceptora de que não tem que perturbar a Deus e nem aborrecer os outros com suas poucas sabedorias, ou suas percepções de necessitarem achar um ponto melhor, mais à frente, pois estaremos se atingirmos este estágio, certos de que modificações nós faremos até ao deitarmos no caixão. “Se guardarmos alguma forcinha, poderemos quem sabe, mudarmos nossos pés no caixão, de forma que ele feche melhor.” Falei isto, para que perceba, o quanto de preocupação tola nós temos e buscamos uma morte santa.

Este método é derivado de uma Psicoterapia Cognitiva-Comportamental, que eu e uma cliente semialfabetizada percebemos em nossa conversa e a partir daí, parei de fazer Psicoterapias, para mostrar como se faz uma Abordagem Cognitiva-Comportamental, sem regras, sem direcionamentos estipulados, mas fazendo uma visão interna, que se aplica a cada um e não para todos, com regras fixas.

Olhar sem medo e sem autopunições, pois se nada sabemos punir para quê?

Pessoalmente, a única coisa que me deixa triste é ver que pessoas que tiveram algum estudo, mesmo que pequeno, não gostam de ler e aprender com a vida.

Continue buscando, meu caro Arlindo. Você já sabe muito, só precisa respirar mais, deste ar lindo.

______________________________________________