Vaqueiro Romeu

Romeu Rodrigues Jr, Auxiliar Técnico da Supervisão de Solda, 29 anos de idade, é um dos entrevistados neste mês para o Perfil do Trabalhador. Natural de Assu/RN, filho de Romeu Rodrigues e Joana Ernestina de Oliveira, interessou-se pela vaquejada aos dez anos de idade, por influência dos avós maternos Rodolfo Rodrigues de Lima e Luiza Rodrigues Oliveira; tropeiros tradicionais na região em meados do século passado.

Envolveu-se na atividade de forma efetiva a partir dos onze anos, após comprar seu primeiro cavalo com suas próprias economias. De uma turma de onze irmãos, foi o único a dedicar-se profissionalmente ao esporte. Continuou seus estudos, como seu pai queria e orientava, mas nos finais de semana praticava nos sítios de colegas, preparando-se adequadamente para participar dos torneios que viriam posteriormente.

A intenção era dedicar-se exclusivamente ao esporte, mas a falta de condições financeiras para tal empreendimento não lhe deixou outra saída senão buscar alternativas de sobrevivência e relegar essa atividade ao segundo plano. Entretanto, na medida do possível, nunca deixou de praticar e participar de vaquejadas por todo o estado do Rio Grande do Norte ganhando, inclusive, alguns prêmios; geralmente em dinheiro.

Já foi vencedor registrado em Ipanguaçu, Lajes e Upanema. Sem registro (bolões): Campo Grande, Carnaubais, Florência, Ipanguaçu, Lajes, Paraú, Triunfo e outras cidades da região por onde percorre há dezesseis anos - quase doze deles com o mesmo cavalo Rodolfo (homenagem ao avô). Este cavalo foi criado por ele desde potrinho (nove meses) e treinado para ser seu fiel companheiro nas competições.

Romeu sente-se, com isso, realizado no seu sonho de criança e adolescente. E seu avô, falecido aos 104 anos, sempre incentivou e acompanhou sua carreira. Seu professor de vaquejada foi Mário Jeremias; vaqueiro conceituado na região!

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Publicado no Jornal TERMONOTÍCIAS; edição nº 13, referente ao mês março/2007 (informativo da obra Termoaçu, no município Alto do Rodrigues/RN; iniciativa da Construtora Camargo Corrêa)

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 11/06/2007
Reeditado em 31/08/2007
Código do texto: T522269
Classificação de conteúdo: seguro