COMO PARAR DE FUMAR?

Dr. Márcio – Em minha casa, eu minha esposa e dois filhos fumamos bastante. Nossa casa vive sob o uso de aerosóis, para escondermos o mau cheiro dos cigarros.

Aprendi a fumar para tentar encantar as meninas, quando era adolescente. Consegui uma noiva que começou a fumar comigo e não tivemos argumentos válidos, para impedirmos nossos dois filhos de caírem no vício.

Já tive uma pneumonia, mas mesmo me tratando, fumava um pouco, escondido de todos. Por que este vício maldito toma conta de nós? O que é possível fazer para acabar com esta praga? O Senhor pode me dar uma dica? Ouvi dizer que está tentando acabar com o vício de seus amigos e clientes. Abraços. Tadeu.

Tadeu – Você já tentou alguma vez fazer uma pausa no vício?

Conheço muitas pessoas que tentaram, muitas pararam uns tempos de fumar, mas apenas uma minoria o conseguiu.

Comecemos do princípio: O que leva as pessoas a este vício? A resposta é simples: É a insegurança, que faz as pessoas crerem que o uso do cigarro as tornará “mais chiques com uma distração gostosa” e mesmo tendo um processo de rejeição inicial, acabam se acostumando ao vício. Isto é o mais comum em todo início de vícios, tenham o nome que tiverem as ferramentas viciantes.

O consumo mundial do cigarro, segundo soube, daria pelo menos para construir uma linda Paris, a cada dois anos. Imagine só!

O sentir-se “adulto-chique”, é uma motivação inicial, razão esta, que faz crescer o consumo do cigarro.

As consequências variam desde amigdalites, com ou sem torre, ou raspagem do ar na garganta, com aquele barulho repetido, perturbadoras, até às pneumonias e o câncer esofágico e pulmoar, este último o principal motivo de enriquecer os canalhas semelhantes aos que a nossa imprensa noticiam várias vezes por dia, com a desvantagem que eles pagam muito para que as legislações mundiais não os proíbam de matar muitos pagadores de impostos. Não é uma burrice, canalha?

O mais triste ainda, é que muitos com um pé na cova, gastam horrores com tratamentos hospitalares, sem muita chance.

Vi estes dias uma notícia de que o Câncer está às beiras da cura, mas me intriga como será possível tratar e curar cancerosos destruídos no aparelho respiratório. Vamos enfiar-lhes tubos enchendo-os de oxigênio? E qual órgão substituirá os pulmões e as artérias que conduzem o oxigênio para todos os órgãos? Se os brônquios estiverem fulminados, existirá um meio de introduzir o ar por um orifício mais “reto”?

Gosto de fazer estas observações, com um pouco de humor, para os fumantes perceberem com são ingênuos.

Há poucos meses, eu e meu netinho de 11 anos fomos ao supermercado fazermos compras e ao passar na entrada em frente a uma farmácia, ele me pediu: “Vô, compra uns tabletes Valda para mim?” Assustado eu retruquei: “Tabletes Valda, eu só conheço as pastilhas Valda!” Ele completou: São as pastilhas transformadas em chicletes, daí o nome!”

Comprei vinte reais de pastilhas, roubei cinco delas e coloquei uma na boca, assim como ele e fomos às compras solicitadas pela minha esposa.

Ao término das aquisições, guardamos tudo no porta mala do carro e viemos para casa; ao abri-lo para guardar as compras, decidi colocar outro tablete na boca e mal dera umas cinco mascadas, uma idéia brotou: “E se os fumantes fossem, gradativamente reduzindo o uso dos cigarros por tabletes, será que teríamos algum sucesso em melhorar a vida de quem fuma”?

Sentei-me, pouco depois, frente ao computador e idealizei uma pesquisa, que torno pública e estou distribuindo aos que fumam e aos amigos que desejam como eu, ajudar estes “futuros elegantes sem câncer”.

Os dados que quero coletar, fazem parte de uma folha A4, onde se o leitor quiser fazer parte da pesquisa, para ajudar amigos fumantes a abandonar o uso do cigarro, basta nos solicitar uma via.

Os resultados iniciais apontam para uma ajuda substancial, onde pretendemos enviar para a Valda e publicar os resultados finais.

Cuide-se, pois você é o responsável pela sua saúde!