ENTREVISTADA ESCRITORA RITA QUEIROZ

R=1- Quem é Rita Queiroz?

R= é uma soteropolitana, apaixonada pelo embaralhar das letras e pelo mar, que vive sonhando com bordados de poesia, pintados nos céus com cores de juventude e sabor de ambrosia.

2- Quando começou a escrever? E o que te motivou?

R= Escrevo desde que fui alfabetizada. Sempre gostei muito de ler e quando criança escrevia cartas para enviar aos parentes que viviam em São Paulo.

3- Qual gênero literário gosta mais de escrever?

R= Sou apaixonada pela poesia, sendo este gênero que mais escrevo, tanto para o público adulto quanto para o público infanto-juvenil.

4-Qual autor te inspira? E por quê?

R= Cecília Meireles desde sempre foi uma autora que me inspirou. Mas há outras que gosto muito, como Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner Andresen.

5- Conte-nos, os principais desafios que enfrenta ou já enfrentou na vida poética? R= Os desafios são aqueles que devemos vencer e que estão em nós mesmos. Não ter medo da crítica, pois haverá sempre alguém que amará ou odiará o que escrevemos. No entanto, quando começamos, sempre pairam questionamentos como: será que escrevo bem? O que escrevo faz sentido?

6-. O que o leitor pode esperar ao ler sua obra literária?

R=Sentimentos em profusão

7- Quais livros têm publicado?

R=Já publiquei 5 livros de poemas e 1 de contos para o público adulto: A eternidade das águas, Velas ao vento, Confissões de Afrodite, O Canto da borboleta, Canibalismos (Penalux, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017) e Colheitas (Darda, 2018); e 5 livros para o público infanto-juvenil: Grimalda: a lagartixa empoderada (edição trilíngue: português, inglês e espanhol – Historinhas pra contar, 2020), Bordado de sonhos (Edição da autora, 2020), As artes de Vavalô (em coautoria com Márcia Queiroz – Historinhas pra contar, 2020), Sonhos de criança (em coautoria com Aldirene Máximo – Edição da autora, 2020) e Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia? (Darda, 2019). Organizei 9 coletâneas. Tenho participações em diversas antologia/coletâneas e revistas literárias no Brasil e no exterior.

8- O que a escrita representa pra você?

R= Renascimento.

9- Deixe uma frase que inspire novos escritores.

R= Escreva, escreva, escreva. Depois você lapida o texto, tanto gramaticalmente quanto o conteúdo, pois a revisão se faz necessária.

Finalizando a nossa entrevista deixo aqui os nossos agradecimentos.

AVAL agradece a sua colaboração.

Irá Rodrigues- Presidente fundadora,

AVAL/Portugal, 009 de junho de 2021