MWÉENE-NDAKA NO PROGRAMA HORA MÁGICA

1-Quem é Mwéene-Ndaka?

R.: Mwéene-Ndaka é um cidadão angolano, natural da Província do Namibe, um professor e escritor amador, criador do estilo literário "Poema Dalangola".

 

2- Quando e como começou a se interessar pelo o universo literário, sobretudo na poesia?

R.: Comecei a me interessar pelo universo literário em 1999, ano em que lia muitos livros de autores da União dos Escritores Angolanos, por obrigação do meu professor de Língua Portuguesa da 9ª Classe. Mais tarde, em 2003 comecei a exercitar a escrita de poesias.

 

3- Como você se define como poeta?

R.: Amador. Pois, preciso aprofundar no mundo literário para conhecer muito mais.

 

4- Acha que existe uma idade certa para começar a escrever?

R.: Não. Em qualquer idade pode-se começar.

 

5- Entre os lugares de Lucira, Baía dos Tigres e a praia da Mariquita, qual desses locais mais te inspira para escrever e por quê?

R.: São, todos, locais espectaculares, casamento entre mar e deserto. Mas, a Lucira é o que mais me marca e já me inspirou, pois, nela vivi como professor, contribui com o meu saber, e fui bem recebido e mimado pela então Administração local e pela população comunal.

 

6- A sua família leem os seus escritos? E os filhos, esposa, gostam de poesia?

R.: A família começou a ler, no ano passado, quando publiquei o meu livro físico. Os filhos e esposas, me parecem que não gostam de poesia, mas acredito que um dia, pelo menos os filhos, gostarão.

 

7 -Você é um poeta que gosta de abordar em suas poesias, vários temas. Qual é o seu assunto preferido de escrever?

R.: Não tenho um assunto preferido, me inspiro no cotidiano. Para qualquer situação que vir a ocorrer na sociedade, se eu quiser reforçar com uma mensagem, posso fazer uma poesia.

 

8- Acredita que já é possível viver da arte poética em Angola?

R.: Penso que não, embora verifica-se um aumento de fazedores dessa arte, acredito que ainda não se ganha o suficiente capaz de sustentar o indivíduo ou a família.

 

9- Que mensagem você deixa para quem sonha em ser escritor/poeta?

R.: Para quem sonha ser escritor/poeta, aconselho a manterem viva o sonho, pois, escrever é um bom exercício da mente, é uma boa forma de se expressar, o escritor não precisa que lhe concedam uma oportunidade para se expressar, ele escreve livremente em qualquer momento, e qualquer pessoa pode tomar contacto com o seu pensamento. Ser escritor é ser uma referência!

 

= 07.01.2022 =

Ler também:

Parabéns, Hora Mágica!

Por que choras?

Senhora linda

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 10/01/2022
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7426485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.