Dalton: 50 - A luta de classes dos ricos

- Dalton, a consciência de classe ainda existe neste capitalismo atual?

- Sim, ela continua existindo, mas não na forma antagônica como Karl Marx havia previsto no seu livro "O manifesto comunista" (capitalistas versus proletários ou burguesia versus trabalhadores).

- Como assim?

- No capitalismo atual do tipo neoliberal a consciência de classes se fortaleceu, mas apenas entre as elites econômicas, ou seja, os ricos. Entre os bilionários trava-se uma guerra interna de classes em defesa de qual tipo de capitalismo deve dominar no mundo. Uma guerra ideológica sangrenta e midiática sobre qual modelo de Estado capitalista deve prevalecer na ordem mundial.

- No capitalismo neoliberal de hoje não existe mais o proletariado ou a classe de trabalhadores consciente da exploração capitalista?

- Trabalhadores individualmente consciente da exploração em que estão submetidos no capitalismo existem sim, mas não mais enquanto classe social explorada como Karl Marx havia imaginado.

- Aquela consciência de classe que ele defendia afirmando "proletários de todos os países, uni-vos" desapareceu no capitalismo neoliberal?

- Sim, tão rápida como uma carta que some da mão de um mágico. Num piscar dos olhos, num tempo curto da história, a consciência de classe do proletariado desapareceu.

- Como isso aconteceu? Como toda essa alienação de classe foi possível?

- Efeito da mágica ideológica do capitalismo neoliberal. Uma técnica ilusionista que fascinam os proletariados do mundo todo.

- Qual é?!

- O empreendedorismo identitário individualista. É a mágica mais sedutora do neoliberalismo aos trabalhadores do mundo atual.

- Como assim?

- Transformou a consciência de classe dos trabalhadores em lutas identitárias particulares para cada grupos: de gêneros, de raças e etnias, de sexualidades, de gerações e etceteras como lutas políticas necessárias para se alcançar o direito à liberdade e à prosperidade individual na sociedade neoliberal.

- A mágica neoliberal é pulverizar a consciência de classe dos trabalhadores em lutas políticas particularistas identitárias de todos as formas?

- Sim, e ainda transformando estas lutas políticas em mercadorias de consumo. Nada mais rentável.

- Como o neoliberalismo desenvolveu essa técnica nova ilusionista de sua ideologia?

- Na verdade ela não é nova. Esta técnica política ilusionista existe há muito tempo.

- Qual é?

- Dividir para governar. Nunca esse ditado foi usado com tanta eficiência política e rentabilidade econômica no mundo atual.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 07/04/2023
Reeditado em 07/04/2023
Código do texto: T7758241
Classificação de conteúdo: seguro