Dalton: 51 - Viver bem não é viver muito

- Dalton... viver muito tempo não deveria ser um direito de todas as pessoas?

- kkkkkk..., desculpa não consegui me conter com esta ingênua pergunta.

- Qual a ingenuidade que há em querer envelhecer?

- Viver muito tempo, envelhecer, não é algo que eu, você ou qualquer outra pessoa possa controlar ou decidir.

- Como assim?! Eu não posso planejar a minha vida para alcançar uma velhice digna? Uma sociedade não pode se organizar para proporcionar dignidade aos seus idosos?

- Sim. Tudo isso pode ser pensando e organizado para que se realize individualmente e coletivamente. Mas a pergunta principal não está sendo feita?

- Qual a pergunta que não está sendo feita?

- Viver muito é o mesmo que viver bem?

- Como assim?!

- Sêneca, um filósofo estóico, dizia que quase sempre nós nos preocupamos com aquilo que não podemos controlar ou decidir. A velhice é uma delas. Dizia ele: "o homem vive preocupado em viver muito, mas não em viver bem; mas na realidade viver muito não depende dele, mas viver bem sim".

- Então...

- Procure viver bem. Independente da idade. Até porque a sua longevidade não é algo que você possa garantir a si mesmo. Viver muito não é algo que dependa exclusivamente de você.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 09/04/2023
Reeditado em 23/04/2023
Código do texto: T7759643
Classificação de conteúdo: seguro