A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL NAS EMPRESAS

Entrevistei o Sr. Manoel Cristiano Coutinho Bulcão, graduado em Contabilidade pela UEPB, especialista em Administração Financeira pela UFCG, e com trinta anos de experiência na atividade contábil, atuando também como gerente por cinco anos na ASMED, uma distribuidora de medicamentos de Campina Grande-PB, e, por doze anos, na JM PINEUS E RENOVADORA LTDA, nas cidades de Campina Grande-PB. e Caruraru-PE. Atualmente ele é contador na empresa NENÉM GÁS, distribuidora de GLP no Vale do Paraíba.

Segundo o Sr. Manoel a contabilidade é uma grande ferramenta auxiliar na gestão de empresas. Através dela é que podemos fazer uma fotografia patrimonial da organização que servirá de base para tomada de decisão. Pois somente com informações correta e idônea, diagnosticando a realidade de todas as entradas e saídas, que a empresa terá maior segurança na sua tomada de decisão e tranquilidade com relação a uma fiscalização por parte do Fisco.

O contador também discorreu que a contabilidade além de ajudar no equilíbrio financeiro da empresa, ajuda a identificar se porventura existe alguma distorção, ou fraude, em suas contas. Que um importante seguimento das ciências contábeis é a área de controladoria, pois é aí que se informa a situação real da empresa, colaborando para uma gestão de qualidade, coordenando questões orçamentárias e também administrativas. Que com uma controladoria competente, as chances de se ter prejuízo, não atingir metas e objetivos ou comprometer o bom desempenho dos negócios é muito menor devido à análise e compreensão dos resultados financeiros empresariais.

Após indagá-lo sobre o futuro da contabilidade ele me respondeu que: “para o futuro as perspectivas não são muito boas para o profissional em contabilidade, pois, estamos perdendo espaço para as máquinas. Com a criação e o desenvolvimento da Inteligência Artificial tudo indica que profissões como a de contador, advogado, entre outras, estarão ameaçadas. Pois aquele contador de anotar as coisas não vai não existir, mas a gente tem que procurar usar nossa experiência adquirida na área profissional para ser um bom gestor, principalmente no setor de controladoria que é o coração da empresa.

REFERÊNCIAS:

PASSOS, Quismara Corrêa dos. A importância da contabilidade no processo de tomada de decisão nas empresas. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/25741. Consultado em 22/03/2023.

MARTIN, Nilton Cano. Da contabilidade à controladoria: a evolução necessária. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/PKmKD9M7GJK5zKVBJGwjK3y/?lang=pt

Consultado em 23/03/2023.

SÁ, Antônio Lopes de. O futuro da contabilidade. Disponível em:

https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/536. Consultado em 23/03/2023.