Dalton: 53 - A nova pré-história humana

- Dalton... o que você acha dessas novas formas de violências produzidas e espetacularizadas pelo mundo virtual das redes sociais?

- Uma nova pré-história da vida humana.

- Hã?! Como assim?!

- Todas as formas de violências estavam presentes nos seres humanos já na primeira pré-história. E, nesta época, a violência era explícita e aterrorizante.

- Mas a vida em civilização não procurou conter esta violência?

- Uma pequena parte da violência humana de fato foi contida na vida civilizada. Criaram-se leis e constituições, sistemas jurídicos, vigilâncias e punições aos infratores das leis. Promoveram-se punições divinas aos malfeitores da sociedade. Prometeram vida eterna em um outro mundo para os benfeitores da vida na Terra. Investiu-se na educação e na qualidade de vida das pessoas para diminuir a violência, mas ela ainda recusa a nós abandonar.

- Nossa! A violência parece ser um destino humano?!

- Destino! Sobre isso eu não sei. É muito metafísico. Sou cético. Mas tem muito de genética. Somos primatas, não se esqueça disso. Estamos preso ainda à esta herança biológica.

- Mas, o que tudo isso tem a ver de estarmos em uma nova pré-história humana nesta época virtual da vida?

- É só você imaginar esses bilhões de primatas neste mundo virtual sem qualquer regras, leis ou sistemas de contenção do mundo analógico das civilizações.

- Nossa! Entendi! É um vale tudo exponencialmente explícito e aterrorizante.

- Proteja-se em sua caverna.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 24/04/2023
Reeditado em 24/04/2023
Código do texto: T7771595
Classificação de conteúdo: seguro